Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Veja 7 mitos desvendados dos sistemas ERP

Sistemas ERP

Veja 7 mitos desvendados dos sistemas ERP

Quando o assunto √© sistema ERP, normalmente existem dois tipos b√°sicos de rea√ß√£o: uns pensam ser a solu√ß√£o para todos os seus problemas e outros fazem cara feia, desdenhando de qualquer benef√≠cio que essa ferramenta se prop√Ķe a trazer. E essa diverg√™ncia est√° diretamente relacionada √†s experi√™ncias que cada pessoa teve (ou deixou de ter) com um sistema ERP e, mais do que nunca, aos mitos propagados por a√≠ sobre esse sistema.

De fato, para venderem mais, alguns fornecedores t√™m o costume de supervalorizar suas solu√ß√Ķes, o que gera expectativas muitas vezes n√£o atendidas. E para piorar um pouco mais a situa√ß√£o, os poucos que tiveram¬†uma m√° experi√™ncia acabam¬†divulgando ainda mais inverdades, o que compromete o entendimento das pessoas sobre a real utiliza√ß√£o dos sistemas ERP nas organiza√ß√Ķes. Pois para acabar de vez com esses ru√≠dos, resolvemos listar alguns desses mitos no post de hoje, explicando por que eles devem ser abandonados de vez. Curioso? Ent√£o acompanhe:

Sistemas ERP s√£o exclusivos da TI

Se √© um sistema de informa√ß√£o, obviamente o ERP deve ser coisa da TI, de modo que o restante da empresa n√£o tem que se meter, certo? Nada disso! Por mais que esse seja o pensamento de muitas empresas, a verdade √© que o ERP √© um sistema de informa√ß√Ķes de toda a organiza√ß√£o, devendo, portanto, ser conhecido e operado por quem quer que lide com essas informa√ß√Ķes diariamente. O papel da TI √© o de dar suporte aos demais usu√°rios, ensinando a usar corretamente o sistema ou resolvendo qualquer tipo de eventualidade.

Sistema ERP é muito caro

Existem, sim, sistemas ERP muito caros, mas voc√™ n√£o precisa optar por um deles! Guarde desde j√°: voc√™ s√≥ precisa investir naquele que atenda √†s necessidades da sua empresa de uma forma funcional! Por isso, estabelecer os requisitos e fazer uma boa pesquisa entre os fornecedores facilita a identifica√ß√£o de um sistema de ERP confi√°vel e que caiba no seu or√ßamento. Outra quest√£o a ser levada em conta nesse momento √© que o ERP √© um investimento para a vida toda, que acompanha o crescimento da empresa e gera resultados a longo prazo, contribuindo inclusive para reduzir custos. Pense nos benef√≠cios de n√£o precisar trabalhar com uma planilha eletr√īnica com anos e anos de informa√ß√Ķes financeiras armazenadas manualmente ou na redu√ß√£o dos desperd√≠cios causados pelo retrabalho da sua equipe. O investimento certamente valer√° a pena.

ERP demora a ser implementado

Se você tiver todos os seus processos de negócio alinhados e souber com certeza quais funcionalidades um sistema ERP precisa ter para atender a suas necessidades, o tempo de implementação da ferramenta não durará mais que algumas semanas, incluindo a instalação da ferramenta e a parametrização do sistema. Vale lembrar que a equipe deve estar envolvida desde o primeiro momento, sabendo da implementação, como a ferramenta funciona e o que será preciso adequar na rotina dos trabalhos para inserir o ERP no dia a dia.

ERP é garantia de padronização

Aqui est√° um dos mitos sobre sistemas ERP mais propagados pela ind√ļstria: se voc√™ tiver um ERP, todos os seus processos entrar√£o nos eixos. O que normalmente n√£o contam √© que a padroniza√ß√£o de processos come√ßa com a equipe. Assim, se ela n√£o estiver engajada, nada acontece. N√£o √© dif√≠cil encontrar empresas que t√™m sistemas ERP e que ainda mant√™m controles paralelos em planilhas. Isso se deve √† falta de treinamento, √† resist√™ncia dos funcion√°rios em adotar o novo sistema ou at√© mesmo √† ado√ß√£o de uma ferramenta t√£o complexa que n√£o ajuda em nada a tornar a empresa mais eficiente. Na pr√°tica, o sistema ERP tem como objetivo eliminar retrabalho, otimizar o tempo da equipe e reduzir falhas, consequentemente aumentando a efici√™ncia da empresa. Ele n√£o √©, portanto, destinado a amarrar o modo como as pessoas trabalham, mas sim fornecer subs√≠dios para que as pessoas trabalhem mais e melhor.

Sistemas ERP s√£o para os grandes

Pequenas empresas sempre dão essa desculpa: sistemas ERP são pensados para grandes empresas. Mal sabem elas que o ERP é um grande aliado no crescimento de absolutamente qualquer negócio, especialmente porque fornecem relatórios analíticos que permitem visualizar a empresa sob diversas óticas. Já pensou que uma pequena empresa que vive de controles em planilhas corre sérios riscos de perder todo o seu histórico de negócio, ver seu financeiro arruinado por uma má decisão ou ainda perder clientes pela falta de um controle adequado? Nesse contexto, uma pequena empresa que pretende se destacar no mercado precisa contar com um suporte adequado para dar agilidade ao negócio, tornando-se eficiente e produtiva para conseguir competir com os demais players. E o ERP fornece exatamente esse suporte.

ERP traz benefícios imediatos

Outro equ√≠voco que as pessoas divulgam bastante por a√≠ √© o mito dos benef√≠cios imediatos. Dizem que, no momento em que voc√™ adquirir um sistema de ERP, tudo vai mudar na sua empresa. N√£o √© bem assim. Sistemas ERP implementam melhorias cont√≠nuas, que simplificam processos e integram atividades para melhorar o desempenho geral da empresa. √Č claro que, logo no in√≠cio, as mudan√ßas provocadas pela implementa√ß√£o de um ERP s√£o mais notadas, mas √© o resultado a m√©dio e longo prazos que realmente faz a diferen√ßa. H√° ainda a quest√£o do comprometimento da equipe com a manuten√ß√£o do ERP, j√° que, se as pessoas desistem de us√°-lo, todo e qualquer benef√≠cio percebido deixa de existir.

ERP é a solução para todos os problemas

De fato, n√£o √©. Sistemas ERP servem para dinamizar o trabalho da empresa em diversos pontos, mas sozinhos n√£o fazem milagre algum. Para levar seu empreendimento adiante, voc√™ precisa garantir que os¬†processos da empresa estejam bem definidos,¬†que os recursos implantados¬†estejam sendo utilizados, assim como certificar-se que as¬†informa√ß√Ķes geradas pelo software est√£o sendo utilizadas nas tomadas¬†de decis√£o.

Mitos desvendados, agora é hora de você saber o que sistemas de ERP podem fazer por sua empresa! Para isso, confira o artigo sistema ERP para pequenas empresas: o que você precisa saber. Nele você descobrirá o que é um ERP, como funciona, quais são as fases de implementação e as vantagens de adotar um sistema ERP no seu negócio!

CTA - e-book Como escolher a melhor ferramenta de gestaŐÉo para sua empresa
Compartilhe