Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Em um mercado tão dinâmico e competitivo, encontrar o equilíbrio do nível de estoque em uma companhia é essencial; afinal, esse indicador desempenha um papel crucial na capacidade da empresa de atender à demanda do mercado. 

Um nível de estoque alto pode resultar em custos de armazenamento elevados, perda de produtos e comprometimento do capital.Por outro lado, um nível insuficiente pode acarretar em atrasos nas entregas, perda de vendas e insatisfação do cliente.

Por isso, compreender o que é nível de estoque e como equilibrá-lo é determinante para a eficiência das operações e para a saúde financeira da empresa. Leia o nosso artigo e entenda mais!

O Que São Os Níveis De Estoque?

níveis de estoque

Os níveis de estoque são uma métrica relacionada ao volume de produtos, mercadorias ou matérias-primas que uma empresa possui armazenada em um determinado período.

Esse indicador é fundamental para que as operações comerciais de uma companhia funcionem de maneira eficiente, já que os níveis de estoque impactam diretamente na capacidade da organização de atender à demanda do mercado, cumprir prazos de entrega e gerenciar custos operacionais.

O Que É Estoque Máximo?

O estoque máximo, conhecido também como estoque de segurança, refere-se ao volume máximo de mercadorias que uma empresa pode manter em seus armazéns em um determinado período. 

Esse limite de estoque é determinado para garantir que a empresa tenha capacidade suficiente para atender às demandas do mercado e dos clientes, mesmo diante imprevistos, como problemas na entrega, oscilação da economia, entre outros.

Como Calcular O Estoque Máximo?

Para fazer o cálculo do estoque máximo é preciso seguir a seguinte fórmula:

Estoque Máximo = Demanda Diária Média x Tempo de Reposição

A demanda diária está relacionada à média do volume de produtos vendidos por dia, enquanto o tempo de reposição é o tempo médio que um negócio leva para receber um novo pedido de compra após ele ser feito.

O Que É Estoque Mínimo?

O estoque mínimo é, basicamente, a quantidade mínima de itens que uma empresa precisa armazenar para atender aos pedidos dos clientes ou manter suas operações, evitando a interrupção na produção. 

Ele é importante para que a companhia consiga lidar com as oscilações na demanda do mercado, variações na oferta, etc., que possam afetar sua cadeia de suprimentos

Como Calcular O Estoque Mínimo?

Para calcular o estoque mínimo, é preciso atualizar o seu inventário de estoque para entender como são as entradas e saídas de produtos. 

Agora, calcule a média de produtos que dão saída do seu estoque todo dia com a seguinte fórmula:

Consumo médio diário = total consumido em um período específico / número de dias no período

Ao ter essa média de consumo diário, use a fórmula:

Estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição

Para assegurar que o estoque mínimo é suficiente para atender às demandas, faça um cálculo que determina o momento ideal para fazer novos pedidos:

Ponto de Pedido = média diária de consumo de produtos x tempo de reposição + estoque mínimo

Lembre-se que para fazer esse cálculo, é necessário saber qual o tempo que cada fornecedor leva para entregar os produtos, considerando o tempo de processamento do pedido, preparação e transporte. 

Qual É O Nível De Estoque Mais Econômico Possível?

níveis de estoque

Entre os diferentes níveis de estoque, sem dúvida, o mais econômico é o estoque mínimo. Entenda os principais motivos. 

Estoque Mínimo

Ele é considerado o nível mais econômico por conta da sua função na otimização dos custos associados à gestão de estoquesIsso porque, ao manter um estoque mínimo, você consegue reduzir os custos de armazenamento, pois a empresa não precisa ter grandes espaços físicos e investimentos em segurança e manuseio de mercadorias. 

Somado a isso, esse tipo de estoque garante maior eficiência do capital de giro, já que ele não exige que os recursos financeiros fiquem imobilizados em mercadorias, possibilitando que empresas direcionem mais recursos para áreas mais estratégicas. 

O estoque mínimo também é capaz de mitigar riscos associados a variações na demanda e atrasos na produção, pois ao ter uma reserva de segurança, é possível garantir que a empresa esteja preparada para atender eventuais problemas do mercado, diminuindo o risco de perda de vendas devido à falta de produtos.

Como Calcular O Nível De Estoque Ideal Para Sua Empresa?

Para encontrar o nível de estoque ideal para a sua empresa, é preciso fazer o cálculo correto e considerar alguns aspectos importantes.

Confira quais são eles:

Entenda A Demanda E O Lead Time

O primeiro passo é compreender a demanda do mercado e o lead time, que é o tempo de reposição. Para isso, faça uma análise de padrões de vendas, sazonalidades e variações na demanda para definir o volume de mercados necessários para atender os pedidos em diferentes períodos. 

Saiba Qual O Custo De Manter O Estoque

Para conhecer o nível de estoque ideal, é preciso calcular o custo que a sua empresa tem para manter o estoque em um patamar equilibrado.

Portanto, leve em consideração despesas variadas, como armazenamento, seguro, obsolescência e o custo de não investir esse capital em oportunidades mais rentáveis. 

Conheça Os Indicadores De Desempenho

Para calcular o nível de estoque mais recomendado para a sua empresa, é preciso usar os indicadores de desempenho certos, que incluem, o giro de estoque, o índice de cobertura de estoque e a taxa de ruptura, para analisar o desempenho atual e fazer melhorias, conforme necessário. 

Invista Em Tecnologia De Gestão De Estoque

Para fazer o cálculo de forma ágil e ainda mais eficiente, é recomendado a adoção de sistemas de gestão de estoque, que automatizam processos e facilitam análises mais precisas. 

Essas ferramentas oferecem recursos, como sistemas de rastreamento de inventário em tempo real, gestão de cadeia de suprimentos, etc., tornando a sua operação muito mais eficiente e precisa e, claro, determinando o nível de estoque ideal para cada momento. 

Conclusão

Agora que você já sabe como equilibrar o nível de estoque da sua empresa, saiba que a tecnologia pode ser um grande aliado na sua gestão de estoque.

Invista em softwares de gestão de estoque, como o ADV ERP, que ajuda a sua empresa a otimizar a administração do estoque. Entre em contato conosco e faça uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis