Programa de controle de estoque

Home 9 Controle de Estoque

Adotar um programa ou sistema de gestão pode ajudar muito a sua empresa a ter um controle de estoque eficiente. Essa solução trará precisão, agilidade e praticidade para o seu negócio. Com o ERP é possível integrar os planejamentos e metas de estoque com as demais áreas da companhia. Isso faz com que todos os departamentos se comuniquem e andem na mesma direção, trazendo assertividade em dados e grandes insights.

Para você aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis, entenda mais sobre cada uma delas:

Como fazer controle de estoque?

Ter um gerenciamento de estoque é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu porte. O Advanced Business ERP permite que você tenha o controle de seu estoque, de produtos para revenda, produtos acabados e matérias-primas, de forma rápida e precisa. O módulo de controle de estoque permite isso a partir das seguintes funcionalidades:

Conferências e expedição

Essa ferramenta permite checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, para minimizar erros de inversão de produtos, ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues. Esta conferência pode ser feita utilizando um leitor de código de barras, ou manualmente inserindo as quantidades separadas e confrontando com as quantidades vendidas.

Facilidade para efetuar balanços de estoque

 

Através de um coletor de dados sem fio, este módulo inventário inteligente, possibilita mais agilidade e mobilidade no processo de contagem do seu estoque. As informações coletadas são confrontadas com as informações do sistema, que pode automaticamente solicitar até duas recontagens adicionais com base em divergências nas quantidades encontradas.

 

Simplicidade na consulta de saldos de estoque

O usuário consegue visualizar o estoque e histórico de movimentação do item, com todas as entradas e saídas de um determinado período. Nessa mesma tela, é possível identificar com facilidade os fornecedores de quem ele comprou e os clientes para quem ele vendeu cada item. Essa consulta também traz informações sobre devoluções e transferências entre unidades de estoque.

Na tela de consulta de produtos, o usuário pode visualizar se há pedidos de compras lançados para o item, com a previsão de entrega e a quantidades pedidas. Com isso, o vendedor pode informar ao cliente qual a previsão de recebimento da compra efetuada.

No caso do item montado ou fabricado pela própria empresa, o sistema verifica quantas unidades poderão ser produzidas deste produto, tendo como base a estocagem de matérias-primas disponíveis.

Recursos de códigos equivalentes

Para alguns segmentos é interessante poder consultar um mesmo item através de diversos códigos diferentes. O sistema da ADV Tecnologia possui o recurso de códigos equivalentes, que permite associar a um item ilimitados códigos, que permitirão ampliar a consulta deste item, durante uma venda ou compra.

Controle de vendas e estoque

O estoque está totalmente ligado ao controle de vendas de uma empresa. Por exemplo, se tiver um estoque muito grande e parado, sem ser vendido, ele representa falta de vendas. Portanto, estoque parado é dinheiro da empresa parado.

Em muitos casos, pode até representar desperdícios. Isso acontece quando algum produto ou matéria-prima é perecível, com data de validade. Por outro lado, caso a empresa não tenha um estoque suficiente, ou seja, falte algum item, ela pode deixar de realizar vendas, também ocasionando prejuízos financeiros.

Por isso é importante encontrar um equilíbrio entre a disponibilidade e a demanda, e para isto o Advanced Business ERP trabalha com o conceito de ponto de pedido. A partir das movimentações, o sistema permite visualizar um relatório de provisão de compras com cálculos automáticos de estoque mínimo e ponto de pedido.

O software também disponibiliza um recurso para analisar a quantidade vendida de cada item em um determinado período. Com base no tempo de reposição do item, o sistema sugere qual é o ponto de pedido, ou seja, o momento e a quantidade correta para comprar este item, antes que falte no estoque e gere perdas de vendas.

Controle de estoque em tempo real para equipes de vendas

Contamos com a solução de automação da força de vendas externas, nela os vendedores podem consultar o estoque em tempo real antes de realizar a venda, a fim de garantir que o produto chegue no prazo solicitado pelo cliente. Saiba mais sobre a automação da força de vendas externas.

Benefícios do gerenciamento de estoque

Um bom gerenciamento de estoque traz inúmeros benefícios para o negócio. Entre eles, podemos destacar:

  • Conseguir melhores negociações com fornecedores, já que existirão informações concretas e prazos coerentes;
  • Evita desperdícios ou perdas, o que significa investir o dinheiro da sua empresa da maneira correta; ou seja, otimiza a gestão financeira, permitindo gastar somente o necessário e ganhar um maior lucro;
  • Clientes mais satisfeitos, sua empresa conseguirá entregar produtos de qualidade em um tempo adequado.

Após entender as principais funcionalidades do sistema ERP para controle de estoque, confira também as dúvidas frequentes:

O que é controle de estoque?

O conceito se resume em saber exatamente a quantidade de itens armazenados e assim controlar toda a movimentação de produtos e matérias-primas do seu negócio.

Por que não usar uma planilha de controle de estoque?

O controle de estoque manual realizado através de anotações e planilhas, leva mais tempo a ser feito, não permite o cruzamento de estoque com os demais setores da empresa e está totalmente suscetível a erros de preenchimento. Quando falamos de controle de estoque, erros são inadmissíveis. Essas falhas podem resultar em um gerenciamento incompleto e com grandes prejuízos financeiros.

Posso consultar o estoque de filiais no sistema?

Sim, as empresas que possuem mais de uma unidade de estoque podem consultar o estoque disponível em cada unidade no momento da venda, ou em um pedido de compra. Além disso, o usuário pode solicitar ao responsável a transferência de um item para o estoque da sua unidade.

O sistema permite controle de estoque por lote?

Sim, o Advanced Business ERP permite associar o número de lotes dos produtos nas operações de compras e vendas. A partir disso, é possível rastrear entradas, saídas e o estoque disponível para o determinado lote.

Consigo fazer o controle de estoque por grade?

Sim, no sistema você pode fazer o controle de estoque considerando as características do produto. O usuário pode determinar quais são as variáveis, por exemplo: cor, tamanho, material e outras características do produto que ele deseja consultar.

Demonstração Grátis