Você sabe o que é PCP? Hoje em dia, existem algumas ferramentas que auxiliam os processos de trabalho e produção de empresas, trazendo mais qualidade e praticidade na realização de tarefas. Se você trabalha com indústria ou com qualquer processo de produção de produtos, a ferramenta PCP é fundamental para sua logística, controle, planejamento e muito mais!

Se você nunca recebeu uma explicação compreensível sobre essa ferramenta, aqui neste post, nós vamos te apresentar tudo o que precisar saber sobre o que é PCP, suas funções, benefícios e muito mais como você nunca viu antes. Queremos que você entenda tudo sobre esse recurso para usufruir de todas as suas vantagens, confira!

Afinal, você sabe o que é o PCP?

Em poucas palavras, o Planejamento e Controle de Produção é uma ferramenta com a finalidade de gerenciar recursos operacionais fazendo uma análise completa de dados de todos os setores operacionais e, assim, consolidando informações. Esse recurso é voltado para os processos produtivos de qualquer negócio.

Mais do que isso, ele tem como função planejar quando, quanto, onde e em que ordem você deverá produzir e, também, garante a verificação contínua do funcionamento, para que tudo aconteça conforme o previsto.

Faça uma demonstração gratuita

Como o PCP funciona no cotidiano empresarial?

O controle da produção tem como objetivo de planejar, dirigir e controlar o suprimento de materiais e as atividades de processo de uma empresa, de modo que produtos sejam produzidos por um processo completo e padronizado.

A ferramenta foca em três vertentes vitais: planejamento, produção e controle.

  • planejamento: esse item é responsável por determinar a quantidade e o tipo de produto a ser produzido;
  • programação: A programação controla os recursos que devem ser utilizados no processo, mantendo a cadeia produtiva eficiente com os recursos e as matérias-primas necessárias;
  • controle: este, por sua vez, é responsável por fazer análise e monitoramento desses processos, identificando possíveis falhas e desvios e traçando planos para corrigi-los.

Além de usar esses três pilates, o PCP acaba usando outros tipos de informações, que podem ou não serem relevantes para executar sua tarefa, como:

  1. quantidade de produtos a serem produzidos;
  2. se irá utilizar mão de obra mecânica ou humana;
  3. o layout da fábrica para que se tenha melhor movimentação de insumos;
  4. definição das etapas que compõem o processo de manufatura.

Qual a função do PCP em uma indústria?

Os setores de produção e logística são fundamentais em uma empresa, se tornam caminhos críticos para que ela possa conseguir mais qualidade, agilidade e economia dentro do seu processo de produção. Mas afinal, como conseguir esses itens? Bom, é aí que entra o PCP.

Cada operação da produção fornece dados que são analisados, e para se obter bons resultados, o PCP utiliza essas informações para elaborar um planejamento, controle e, principamente, uma programação dos processos produtivos. Fazendo isso, a empresa consegue garantir um controle maior da qualidade de seus produtos, melhor produtividade, economia e com isso reduzir os custos operacionais.

Onde essa ferramenta se aplica?

O PCP deve estar integrado em diferentes setores, por exemplo, na área de vendas, ele tem a função de permitir que o planejamento de produção seja desenvolvido conforme as projeções de vendas das mercadorias. Na produção, essa ferramenta auxilia no monitoramento dos níveis de fabricação, permitindo que a demanda seja entregue no prazo esperado.

Ele age de forma específica em cada área da indústria, coletando dados constantemente para trazer os melhores resultados possíveis, preservando a qualidade dos produtos. Todos os setores da sua empresa estarão alinhados com o mesmo foco, o que é muito importante.

Entenda na prática com um exemplo

Imagine a seguinte situação:

Você tem uma produção de brinquedos e está se preparando para a temporada do natal, você sabe que nessa época do ano existe um aumento no consumo de presentes para crianças, utilizando o PCP, você deverá aumentar a sua produção de brinquedos para atender às necessidades dos seu clientes.

Sabendo que sua empresa ou indústria irá vender uma boa quantidade do seu produto, consequentemente aumentará o consumo de matéria-prima básica para fazer os brinquedos, então, após a fabricação, você deverá levar em conta o controle dos processos de estoque e, também, da logística para distribuir o seu produto.

Outros benefícios da ferramenta

Como citamos anteriormente, o PCP possui funções maravilhosas e, com elas, muitos benefícios são agregados à sua empresa. Utilizando essa ferramenta, você conseguirá melhorar a tomada de decisões com base nos dados coletados em cada setor, melhorar os resultados finais, compatibilizar as compras com o estoque, sistematizar o processo produtivo e, principalmente, reduzir os custos.

Os custos são reduzidos porque quanto mais controle do processo produtivo, menos perdas acontecerão, além de menos retrabalho e menos desperdícios. Isso quer dizer que o PCP vai te ajudar a gerar mais lucro para a sua empresa de maneira inteligente e organizada. Nada mal, não é?!

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que ele te ajude a entender de vez tudo sobre o PCP. Aqui, no nosso blog, temos um post sobre como melhorar os resultados da empresa que você também pode se interessar em aprender sobre. Até mais!

como escolher a melhor ferramenta de gestão para sua empresa

Demonstração Grátis