Cadeia de suprimentos – O que você precisa saber sobre o assunto

Um dos maiores objetivos de todo empreendedor é tornar o seu negócio ainda mais competitivo no mercado. Em oportunidades que o gerenciamento da cadeia de suprimentos é bem realizado, os resultados da empresa são aprimorados e passam a competir com grupos sólidos, fator que potencializa as vantagens desta estratégia.

Entretanto, muitas ações podem comprometer o processo que aqui no Brasil, também é conhecido como supply chain. Em alguns casos, a gestão dos recursos e logística colocam em risco os lucros empresariais, além da saúde financeira de organizações.

No post de hoje, a ADV Tecnologia oferece dicas essenciais que contribuem com a otimização da cadeia de suprimentos, garantindo, desta forma, os melhores resultados. Deseja saber mais sobre o tema? Então, veja a seguir.

Saiba também: dicas essenciais de como melhorar os resultados de uma empresa.

Afinal, o que é cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos, também denominada supply chain, é um grupo de iniciativas logísticas relacionadas a produção, ao armazenamento, bem como, ao transporte em uma empresa ou indústria. Ações como aquisição de matéria-prima, gerenciamento de estoque e a forma como a mercadoria é transportada ao consumidor final, fazem parte da cadeia de suprimentos.

De toda forma, o conceito de supply chain management não deve existir apenas em teoria. Para ele ser aplicado nas rotinas empresariais, o cuidado com a integração de diferentes setores deve existir, incluindo um planejamento minucioso de rotinas.

Qual é o foco da cadeia de suprimentos?

Existem diversos benefícios que a cadeia de suprimentos oferece para as empresas que adotam esta estratégia. Sobretudo, especialistas em gestão empresarial destacam o aumento das vendas, ocasionado pela satisfação do público final. Afinal de contas, quando planejada de forma eficiente e bem aplicada, a supply chain é responsável por fatores como:

  • redução de valores e custos;
  • investimentos em qualidade de mercadorias;
  • agilidade nas entregas, entre outros pontos positivos.

Outro benefício destacado na utilização e gestão da cadeia de suprimentos, é o controle eficaz do relacionamento com fornecedores. Para otimizar a gestão da supply chain, o simples monitoramento de preços e prazos de entrega não é o suficiente, sendo necessária a adoção de programas de desenvolvimento empresariais mais complexos, com ferramentas personalizadas.

Neste sentido, estabelecer processos e uma política de desenvolvimento de fornecedores, envolve a adoção de certificações de qualidade, constante atualização e práticas sustentáveis. Além disso, deve existir o monitoramento frequente das atividades.

Quais são as características da supply chain?

As cadeias de suprimentos são reconhecidas, em muitos momentos, pelos principais benefícios que uma empresa alcança ao adotá-las. Entretanto, antes de colher ótimos resultados, uma supply chain eficiente apresenta as seguintes características:

  • a cadeia de suprimentos divulga as métricas analisadas: controle de estoque, crescimento, ROI e margem operacional;
  • fluxo de produtos: com o controle das mercadorias, desde a produção até a entrega, a cadeia de suprimentos é mantida;
  • fluxo de dados: a gestão da informação é essencial para a supply chain, afinal, existem ali dados empresariais, de fornecedores e clientes;
  • fluxo financeiro: por último, mas não menos importante, a cadeia de suprimentos caminha lado a lado do setor financeiro empresarial.

Entenda também: como o uso da informação pode ajudar sua cadeia de suprimentos

Aprimorar processos internos da gestão da cadeia de suprimentos

É de essencial importância o aumento no nível de exigência de fornecedores e parceiros, quando o objetivo da cadeia de suprimentos é conquistar melhores resultados. De todo modo, as mudanças que uma boa gestão de supply chain oferece só são eficazes caso os processos internos da empresa sejam analisados, controlados e, de fato, aprimorados no dia a dia.

Para isso, os gestores devem buscar soluções que auxiliem no crescimento da produtividade, contribuir com a redução de custos e desperdícios, além do corte e eliminação de etapas desnecessárias, incluindo melhores práticas de mercado às empresas.

Otimizar a previsão de demandas

Uma das melhores maneiras para garantir bons resultados em vendas, incluindo a redução de custos com estoque de matéria-prima e mercadorias, é por análises assertivas em relação à previsão de demandas.

Desta forma, é preciso analisar o histórico das vendas, melhorar a comunicação com outros setores, como a área comercial — o que pode contribuir também com informações mais precisas relacionada a busca dos clientes — e ainda, destacar a sazonalidade dos produtos.

Promover a integração entre os elos da cadeia

Para otimizar uma cadeia de suprimentos, é primordial o compartilhamento de informações com métodos seguros. Para isso, a empresa deve manter a comunicação fluida entre os diferentes setores, e precisa também se certificar de que seus parceiros e fornecedores estão atualizados quanto o planejamento, o que contribui com a troca de dados em tempo real.

Como exemplo, nós da ADV Tecnologia destacamos o momento em que a previsão de demanda é realizada. Nesta fase da produção, os fornecedores de matérias-primas e produtos precisam ser acionados, garantindo assim, necessidades supridas.

Enquanto isso, os fornecedores de embalagem devem estar cientes da quantidade requirida para a produção necessária, além dos prazos limites para entrega. Já a equipe de estoque, deve ser comunicada quanto ao volume de recebimentos.

Saiba mais sobre o que é estoque mínimo e qual é sua importância

O setor de vendas, por sua vez, com a programação já em mãos, deve estar pronto para acionar a logística, que possui as rotas de entrega e a necessidade dos veículos para distribuição. Percebeu a importância dos elos em uma cadeia de suprimentos?

Como a cadeia de suprimentos envolve parceiros e fornecedores de uma empresa, além de definir medidas que contribuam com os resultados internos, é preciso também planejar e monitorar as ações que envolvem outros elos integrantes dessa rede.

Desta forma, é possível encontrar resultados que impactam positivamente todo o processo da produção – desde a busca inicial de matéria-prima, até mesmo a entrega do produto final para o consumidor.

Gestão da cadeia de suprimentos com Sistema ERP

A tecnologia é uma grande aliada para a gestão da cadeia de suprimentos, tornando-a ao mesmo tempo, ainda mais eficiente e com custos reduzidos. Você conhece um Sistema de alto nível no mercado, que analisa as informações da supply chain de maneira automática e dispara alertas aos gestores, parceiros, fornecedores e demais segmentos envolvidos neste processo?

O Advanced Business ERP, como é conhecido o Sistema ERP para Indústrias, por exemplo, é especialmente desenvolvido para empresas que visam uma solução completa, sem complicações no controle da ferramenta.

Gostou de conhecer a fundo a cadeia de suprimentos e as ferramentas necessárias para alcançar ótimos resultados empresarias? Siga de olho nos conteúdos completos que publicamos semanalmente aqui no blog e até a próxima!

Demonstração Grátis