Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


A logística é um dos setores mais importantes de uma empresa, pois é nele em que se conectam as atividades da empresa com o cliente final. Neste processo é que extraímos a satisfação ou insatisfação do cliente. Ou seja, a logística de distribuição tem um papel fundamental para a empresa e possui uma importância estratégica também.

Se os processos de logística de distribuição não são executados corretamente, os negócios do cliente podem ser prejudicados, assim como da sua própria empresa, resultando em uma queda considerável nas vendas. É nessa proximidade que a logística tem com o consumidor, que vai ajudá-lo a formar uma opinião sobre a empresa, seus serviços e futuramente indicá-la para outros consumidores.

Com isso, já conseguimos observar a importância de acompanhar e otimizar todos os processos de logística e distribuição para que todas as ações da empresa estejam alinhadas. Isso possibilita a criação e execução de estratégias inteligentes e prósperas.

Continue lendo para entender mais sobre esse assunto, quais são suas etapas, sua importância e como utilizá-la.

O que é logística de distribuição?

De modo pragmático, podemos definir a logística de distribuição como um conjunto de atividades que visa a gestão de todo o processo de produção, expedição até a entrega ao consumidor, tornando todas as transações internas mais lucrativas. Dentro da logística, estão envolvidas todas as atividades referentes à:

A logística de distribuição vai definir a posição da sua empresa no mercado em relação aos seus concorrentes. Sua função é essencialmente otimizar toda forma de distribuição de mercadorias, tornando esse processo mais rápido, seguro e barato. Cumprindo com o seu objetivo de criar um fluxo produtivo e saudável para a empresa, fortalecendo todo o negócio.

O controle de todos esses processos resulta em um fluxo de mercadorias mais dinâmico. Isso evita o acúmulo de mercadoria, que por sua vez aumenta o custo de estocagem. O contrário também pode acontecer, a falta de mercadoria, que se transformaria em uma potencial vantagem para a concorrência conquistar os seus clientes.

O fato de a logística de distribuição executar um papel muito importante na empresa, compreende muito mais do que apenas estocar, embalar e entregar mercadoria. Este processo faz parte da etapa final de venda e é incontestável que todos os colaboradores estejam envolvidos com este processo.

Conscientizar toda a equipe de que suas atividades são fundamentais para que o processo funcione como um todo, e executá-las com primor contribuirá para o sucesso da empresa, fará diferença.

Quais são as etapas da logística de distribuição?

1. Gestão de transporte

Esta é a primeira etapa da logística de distribuição. Ela consiste em definir quais serão os modos de realizar a locomoção da mercadoria e quais tipos de transporte serão utilizados, para que todo o processo seja mais célere e dinâmico. A logística de distribuição visa não desperdiçar o tempo, tanto da empresa como do cliente, e economizar recursos como insumos e mão de obra.

A gestão de transporte define qual será a forma de transporte utilizada. Será com veículos próprios, terceirizados? O transporte será aéreo, naval, ferroviário ou rodoviário? Qual será a frequência e quantidade de transporte? Além de avaliar os critérios exigidos pela empresa.

A escolha da modalidade vai além de preferências. É necessário atender as necessidades do produto, mercado, empresa e cliente. Deve ser considerado o tempo desse transporte, valor final do frete, condições em que a mercadoria será transportada e assim por diante. Esses fatores interferem no custo final do cliente e é um fator decisivo na hora de decidir se irá comprar com a sua empresa ou não.

2. Checagem e expedição de mercadorias

Esta é a próxima fase da logística de distribuição, aqui as mercadorias são conferidas. Desde a quantidade de itens, sua categoria, como será embalada e para onde e quando serão enviadas.

A checagem e expedição de mercadorias está diretamente relacionado com a satisfação do cliente. Entregar produtos com falhas ou fora do prazo pode gerar um impacto negativo da sua empresa para o cliente e influenciar diretamente na sua relação com ele.

Esse processo é tão essencial quanto a própria venda de um produto, será um fator decisivo em como o consumidor vai avaliar a sua empresa, evitando reclamações e devoluções posteriormente.

Existem ferramentas que auxiliam a conferência e checagem de mercadorias, como alguns tipos de leitores de código de barras e sistemas de cadastro de mercadorias e clientes, que podem ser utilizados a favor da empresa.

3. Gerenciamento e Controle de frete

Além de seguir todos os cuidados para que a logística e distribuição ocorram de forma ordenada, é preciso analisar o que está indo bem e o que precisa ser melhorado. Através das análises de gerenciamento e controle de frete é possível identificar vários aspectos como o índice de atrasos, devoluções, motivos que levaram a tais ocorrências e assim por diante.

Ao fazer o gerenciamento e controle de frete é necessário que a empresa tenha certo equilíbrio na prática de preços. A escolha de preços não deve ser muito acima do praticado mas também não muito abaixo. Assim, segue com uma saúde financeira positiva e evita prejuízos.

Outra ação que faz parte do controle de frete é ter um meio de rastreio que permita o cliente acompanhar a entrega do seu produto do início ao fim. Isso garante segurança para o cliente e credibilidade para a empresa.

4. Análise de indicadores de desempenho

Todos os processos dentro de uma empresa geram resultados e muitas vezes podem ser melhorados, mesmo que seja apenas em um setor específico. Fazer uma análise do desempenho da logística de distribuição faz com que tenhamos registro dos pontos fortes e pontos fracos para que assim se possa otimizar os processos.

Não basta apenas fazer os processos da empresa corretamente, deve-se acompanhar todos os indicadores para ser possível melhorar em todos os aspectos e melhorar a produtividade de todos os setores.

Para ser possível corrigir falhas, existem indicadores que devem ser acompanhados em todo o processo de logística de distribuição. São eles:

  • números de devoluções;
  • tempo de entrega;
  • índices de atrasos;
  • avarias em mercadorias;

5. Roteirização

Além de definir os canais de distribuição, acompanhar e gerar relatórios sobre desempenho, é pertinente que a empresa tenha roteiros pré-definidos. Dessa forma é possível obter todos os custos de transporte e distribuição levantados. Ter definido também o tempo em que a mercadoria leva para chegar ao cliente.

Traçar uma rota é extremamente necessário, tanto para a empresa como para o cliente. Isso incide em custos financeiros e tempo para ambos, principalmente em relação ao cliente. Dessa forma ele tem mais segurança em relação a sua compra, prazo e custo de entrega.

Em outros aspectos, é importante que a empresa defina suas rotas e aproveite de tecnologias de rastreio, GPS, e planejamento de rotas mais rápidas para que tudo ocorra nos prazos e custos estipulados na estratégia inicial da empresa.

Qual a importância da logística de distribuição?

Como já vimos, a logística de distribuição influi em muitos processos dentro de uma empresa, mas ela tem um papel fundamental e com importância direta no faturamento da empresa. Ela que vai influenciar na reincidência e na conquista de novos clientes, no conceito que o público terá da empresa e até mesmo na otimização de tempo e processos da empresa.

Se bem ajustada, a logística de distribuição permite que sejam traçadas estratégias para aprimorar processos da empresa tanto na fábrica como em processos comerciais. Além disso, um processo de logística de distribuição permite que a empresa reúna novos ativos para investir em outros setores para uma melhora geral na empresa.

Observando de outra perspectiva, se o consumidor, ao final do processo de compra, não se sente satisfeito, pode deixar de comprar e prejudica toda a cadeia financeira da empresa. Atualmente com a grande concorrência que existe no mercado, os clientes estão cada vez mais exigentes, buscando estreitar o relacionamento de compra com empresas que atendem suas necessidades e solucionem seus problemas.

Existem muitos softwares e tecnologias no mercado que podem contribuir a sua empresa a otimizar todos os seus processos de distribuição e logística. O investimento em soluções tecnológicas podem proporcionar eficiência em todos os seus processos. A ADV Tecnologia possui um sistema para melhorar seus processos de distribuição e garantir as melhores soluções para o seu negócio!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis