Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Você conhece os diferentes tipos de sistema de controle de estoque disponibilizados pelo mercado, atualmente? Saiba que essa tecnologia possui uma abordagem sistemática para gerenciar os níveis de estoque, oferecendo uma visão abrangente dos fluxos de entrada e saída de produtos, otimizando processos e contribuindo para a eficiência operacional.

Por isso, compreender as diferentes características desses sistemas permite que escolha o sistema de estoque mais adequado ao perfil da sua companhia. Leia o nosso artigo e saiba quais são os sistemas de controle de estoque mais usados. Vem com a gente!

O Que É Controle De Estoque?

O controle de estoque é um conjunto de práticas e processos para gerenciar e monitorar os níveis de estoque, a quantidade de tipos de produtos disponíveis, a localização dos itens e outras informações importantes, como prazo de validade, por exemplo.

Essa prática tem como objetivo otimizar a gestão de estoques, garantindo que a empresa tenha as mercadorias certas, na quantidade adequada e no momento certo para atender as demandas do mercado e as necessidades dos clientes. 

O Que É Sistema De Controle De Estoque?

sistema de controle de estoque

O sistema de controle de estoque é, basicamente, um software que integra processos e tecnologias para gerenciar, de maneira eficiente e otimizada, o inventário de uma empresa. Dessa forma, esse sistema integra diferentes áreas, como compras, produção, vendas, logística e, claro, o estoque. 

A proposta é centralizar e monitorar as atividades relacionadas aos produtos armazenados, desde a compra até a distribuição ou entrega de produtos ao consumidor. 

O sistema de controle de estoque possui funcionalidades, como registro preciso de entradas e saídas, categorização de produtos, uso de códigos de barras, etc.

Quais As Vantagens Do Sistema De Controle De Estoque?

O sistema de controle de estoque possui uma abordagem multifacetada, auxiliando nos processos das mais diversas áreas, o que possibilita uma maior eficiência operacional e, consequentemente, uma gestão de armazéns mais precisa, integrada e otimizada. 

Ao adotar essa solução, as empresas conseguem ter uma visão mais ampla e em tempo real do inventário, permitindo um acompanhamento eficaz dos níveis de estoque.

Tudo isso resulta também na redução de custos, já esse monitoramento preciso diminui a possibilidade de escassez de produtos ou mesmo o excesso de mercadoriasEsse controle preciso também auxilia na otimização do espaço de armazenamento e na prevenção de perdas por obsolescência.

O sistema de controle de estoque promove ainda uma melhoria na eficiência dos processos logísticos, resultando em uma melhora na satisfação do cliente ao garantir a disponibilidade de produtos desejados.

Quais São Os Tipos De Sistema De Controle De Estoque?

As empresas podem contar com diferentes tipos de sistema de controle de estoque, porém, os mais usados, atualmente, são as planilhas e os ERP (Enterprise Resource Planning). Entenda a usabilidade de cada uma dessas soluções na gestão do seu estoque:

Planilhas

Embora ainda seja usada nas empresas, as planilhas nem sempre conseguem atender às necessidades operacionais de uma companhia. 

As planilhas, como o Microsoft Excel permitem o registro manual de dados relacionados ao estoque, porém, podem se tornar limitadas em caso de gerenciamento de grandes volumes de informações ou de integrar-se de forma eficaz com outros sistemas empresariais.

ERP

Já os sistemas ERP representam uma solução mais abrangente e integrada, pois esses sistemas não gerenciam apenas o controle de estoque, mas também integram os mais diversos setores, como produção, logística, vendas, compras, etc.

Esse sistema é capaz de consolidar dados de diferentes departamentos, proporcionando uma visão abrangente das operações da empresa, resultando em maior precisão, automação de processos, redução de redundâncias e melhoria na tomada de decisões

Qual É A Média De Preço Desses Sistemas?

A média de preço dos sistemas de controle de estoque pode partir dos mais diversos aspectos, como a complexidade do software, a escala e as necessidades específicas da empresa. 

Sendo assim, sistemas com funções mais básicas podem ter custos mais baixos; já soluções mais robustas e avançadas podem ter valores mais altos, por conta da disponibilidade dos recursos. 

Por isso, nem sempre é possível fornecer a média de preços desses sistemas. O ideal é avaliar as necessidades da sua empresa e fazer uma pesquisa minuciosa das opções disponíveis no mercado. 

Quais Os Melhores Sistemas De Controle De Estoque?

sistema de controle de estoque

Hoje em dia, o mercado oferece os mais diversos sistemas de controle de estoqueContudo, as soluções da ADV Tecnologia estão entre as mais eficientes, já que ela oferece recursos que atendem companhias de diversos setores, como indústria, distribuidora e varejista.

O sistema de estoque da ADV Tecnologia conta com recursos avançados, como alertas automáticos de reabastecimento, análises de tendências e relatórios detalhados. 

Ao fazer a integração dos sistemas, sua empresa tem maior precisão na entrada de dados, proporcionando um controle mais preciso e uma visão estratégica do inventário.

Como Escolher O Melhor Sistema De Controle De Estoque?

Para escolher o melhor sistema de controle de estoque, você precisa fazer uma avaliação minuciosa das necessidades operacionais da sua empresa.

Por isso, antes de mais nada, compreenda o escopo e a complexidade das operações de estoque, identificando os recursos necessários para uma operação eficiente.

Considere também o nível de integração do sistema com outros softwares e processos empresariais para assegurar uma operação eficiente. Não deixe de observar o nível da escalabilidade do sistema, pois esse fator é essencial para atender uma possível expansão da companhia.

Avalie ainda a usabilidade do software, o tipo de treinamento oferecido e o suporte oferecido para garantir uma utilização eficiente. O custo total da solução também deve ser considerado, incluindo taxas recorrentes, atualizações e possíveis custos adicionais.

Ao conhecer esses aspectos, é possível encontrar o sistema de controle de estoque mais adequado às suas necessidades operacionais e estratégicas da sua empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe quais os tipos de sistema de controle de estoque e melhores opções do mercado, conheça o software de controle de estoque da ADV Tecnologia, que auxilia na gestão de seu estoque, de produtos para revenda, mercadorias acabadas e matérias-primas, etc.

O sistema de controle de estoque possibilita checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, para minimizar erros de inversão de produtos, ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues e muito mais. Acesse o nosso site e encontre a melhor solução para a gestão do seu estoque.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis