A busca por novas formas de otimização de um negócio está entre as principais atribuições de gestores que conseguem compreender a importância de um aprimoramento constante de processos, pautado na construção e identificação de ideias de melhorias para a empresa.
Afinal, como manter-se em relevância e construir uma autoridade cada vez mais sólida em um mercado tão competitivo? A solução se encontra em construir estratégias que possibilitem uma inovação constante, envolvendo colaboradores, líderes e gestão junto ao acompanhamento das principais tecnologias da área.
Se você deseja conhecer mais sobre os tipos de ações que podem ser adotadas, continue nosso post e confira 11 ideias de melhorias para empresa que podem ser aplicadas no seu negócio.
1. Fortalecimento de uma cultura organizacional
Engana-se quem pensa que uma organização tem como pilares apenas as questões técnicas e práticas. O estabelecimento de uma cultura organizacional sólida se ancora no conjunto de valores, crenças e moral adotada enquanto direcionamento de uma empresa. Por isso, ela é fundamental para ocorrer o alinhamento de expectativas e ações por parte dos colaboradores.
Afinal, o capital humano é um dos principais elementos que permite que os objetivos traçados por um empreendimento sejam de fato alcançados, reconhecendo e respeitando as particularidades de singularidades de cada um, ao passo que promovem um maior engajamento e o estabelecimento de metas possíveis de serem alcançadas.
Tendo, enquanto resultado, um espaço positivo, seguro e propício para o surgimento de ideias, sugestões e inovações.
2. Realização de um recrutamento alinhado às expectativas e valores
A metodologia de recrutamento e seleção nunca teve um impacto tão direto na entrega de resultados e melhoria constante por parte de uma organização. Isso porque com um mercado em constante inovação e aprimoramento, candidatos ainda mais qualificados entendem o seu papel e valor para uma boa gestão.
Dessa forma, a identificação de talentos e profissionais com o potencial de agregar significativamente na performance dos processos é ainda mais urgente.
Então, a partir de um clima organizacional bem estruturado, essa é uma etapa que passa a considerar competências e qualificações técnicas e também comportamentais, de modo a garantir um alinhamento ainda mais positivo e assertivo nas vagas disponibilizadas.
Essa ação tem ainda como benefícios a redução do índice de rotatividade de funcionários e uma consequente diminuição de gastos com esses procedimentos e menor interferência nos ciclos de produção.
3. Treinamento constante
Ainda enquanto possíveis investimentos em termos de capital humano para o direcionamento de um aprimoramento constante de entregas, o treinamento contínuo figura entre algumas das principais ações.
A promoção da educação e da aquisição de novos conhecimentos enquanto valor estruturante de uma organização é uma inclinação que interfere diretamente no desenvolvimento e evolução constantes do seu negócio.
Ao adotar novas tecnologias, conceitos e formas de organização, é necessário que todos os colaboradores estejam a par das melhores tendências do mercado, de modo a performar de forma mais qualificada e assertiva. Tendo ainda enquanto benefícios:
- Ampliação da comunicação interna;
- Atenuação do número de acidentes ou falhas no sistema de produção;
- Aumento do índice de produtividade e do engajamento ativo.
4. Identificação dos principais gargalos de produção
Uma empresa de destaque no mercado não é apenas aquela onde não ocorrem possíveis erros em sua fabricação, mas, acima de tudo, é a organização que sabe identificar e prever principais barreiras e limitações em seus sistemas de produção.
Escassez de materiais, equipamentos defeituosos, controle de estoque empobrecido e ausência do controle sobre a capacidade e produtividade são alguns dos principais entraves internos, conhecidos como gargalos de produção.
E quando não manejados de maneira otimizada e direta, geram um declínio da eficiência, promovendo conflitos internos e gerando a entrega de produtos ou serviços com uma qualidade abaixo do estabelecido enquanto ideal, dificultando a jornada de evolução da sua empresa.
5. Aplicação de um sistema de gestão integral
Você pode estar se perguntando como conseguir realizar o acompanhamento e gerenciamento preciso de todos esses dados e informações internas. Hoje, contamos com soluções tecnológicas que buscam viabilizar essa administração — e um desses exemplos é o ERP.
O sistema ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, também conhecido como Sistema de Gestão Integrado, tem como finalidade a centralização de todas as informações, indicadores e dados da sua organização em um único software.
Dessa forma, ao acessar essa plataforma, você enquanto gestor passa a ter uma perspectiva ampla e completa desse funcionamento e performance.
Com essa ferramenta você passa a fortalecer o seu processo de tomada de decisões, conseguir identificar possíveis entraves e realizar o aperfeiçoamento de ações dos mais diversos departamentos e também de sua cadeia de suprimentos. Sendo indicada para empreendimentos de diferentes nichos, portes e mercados de atuação.
6. Adoção de um sistema de controle financeiro
A capacidade de investimentos e da adoção de novas estratégias e tecnologias a serviço do aprimoramento da sua organização passa, necessariamente, por uma boa gestão de controle financeiro.
No dia a dia, esse gerenciamento é o responsável pelo monitoramento e acesso direto à saúde financeira do seu empreendimento, viabilizando uma visualização precisa do fluxo de entrada e saída. Felizmente, essa é mais uma das atividades que contam com a possibilidade de auxílio da tecnologia e sistemas de gestão.
Ao ter todos esses dados atualizados de maneira automática, a chance de ocorrência de falhas é ainda menor, já que essas informações passam a ser analisadas com maior clareza e precisão. E, principalmente, para negócios que estabeleçam como meta um crescimento constante, à medida que os resultados vão ficando cada vez maiores, é preciso poder contar com essas soluções.
7. Escolha de indicadores de desempenho
Indicadores de desempenho, também denominados KPIs, Key Performance Indicators, visam possibilitar a análise, a partir das métricas geradas, do desempenho, produtividade e entrega dos serviços e produtos ofertados pela sua organização.
Dessa maneira, viabilizam ainda que, enquanto gestor, você consiga compreender se as atividades adotadas estão condizentes com o objetivo e estratégias previamente elaborados. Portanto, esses indicadores geram um diagnóstico que o permite atuar de forma mais acertada e capacitada.
8. Utilização de metodologias de aprimoramento constante
Não é somente o mercado que tem se transformado diariamente. A tecnologia, as tendências de consumo e até mesmo as dinâmicas e relações têm mudado. Com isso, para se manter atualizado, um negócio precisa conseguir estar a par dessas oscilações.
Caso esse progresso não ocorra, você fica sob o risco de experienciar desperdícios, custos elevados e até mesmo a insatisfação dos seus consumidores.
Portanto, a adoção de metodologias de aprimoramento contínuo disponíveis como Ciclo Kaizen (de ações voltadas ao aperfeiçoamento diário) e Ciclo PDCA (busca a celeridade dos processos), são exemplos de algumas dessas possibilidades.
Portanto, é a determinação desse desenvolvimento e evolução enquanto metas fundamentais de uma organização que a levarão para um caminho de constante transição.
9. Recorra ao marketing digital
Adotar o uso do marketing digital para uma ampla divulgação dos seus produtos ou serviços é uma ação obrigatória para qualquer negócio que deseja aumentar o seu número de vendas e fortalecer sua cartela de clientes.
Isso porque essa técnica permite uma maior visibilidade, fazendo com que a sua empresa passe a ter uma presença ainda mais relevante no mercado e seja percebida enquanto principal solução para a demanda ou necessidade do cliente.
Essa estratégia permite ainda que seja fortalecido e fidelizado o relacionamento com esse consumidor, aumentando seu engajamento, ampliando a autoridade do nome da sua organização e construindo um cenário que lhe permita competir diretamente com organizações ainda maiores.
10. Aplicação de técnicas de benchmarking
A técnica de benchmarking é uma metodologia que permite que, por meio do estudo e monitoramento do desempenho de concorrentes no mercado, compreender quais são as principais práticas adotadas e quais podem ser incorporadas ao seu negócio.
E se engana quem acha que esse tipo de análise só pode ser realizado por negócios de grande porte. Afinal, essa inteligência de mercado é essencial para qualquer organização, independentemente do seu nicho ou tamanho.
Com ela, é possível coletar qualificadas avaliações sobre tendências e comportamentos, alinhando seus processos internos e realizando um melhor direcionamento das ideias de melhoria para a empresa.
11. Coleta de feedbacks
A coleta de feedbacks, tanto internos quanto externos, é mais uma ação fundamental para uma organização.
Entre os consumidores, torna-se uma metodologia que permite identificar o nível de contentamento e satisfação frente ao que tem sido entregue, oportunizando um melhor posicionamento da comunicação e das perspectivas do empreendimento com base nessas devolutivas.
Já o feedback com os colaboradores também permite o alinhamento de expectativas, a reparação de possíveis falhas e a construção de metas ainda mais condizentes com a realidade de produção, impactando e fortalecendo o engajamento desses profissionais.
Felizmente, o que não faltam são ideias de melhorias para a sua empresa conseguir conquistar ainda mais destaque e evolução constantes frente ao mercado, parceiros e clientes. Busque compreender, a partir da realidade de sua organização, de que forma essas práticas poderão ser adotadas.
O que você achou dessas ideias de melhoria? Não deixe de continuar acompanhando o nosso blog para continuar a ter acesso às principais informações da área. E que tal conferir ainda nosso post sobre planos de negócio e sua importância?
Até a próxima!
Atuando há 28 anos no segmento de software, a ADV Tecnologia é especialista em Sistema ERP. Considerada a melhor plataforma do mercado, a empresa disponibiliza diversas soluções de gestão para facilitar os processos de indústrias e distribuidoras. Conheça todas as funcionalidades:
Sistema ERP para industria
Sistema ERP para Distribuidora
Sistema de Controle de Estoque
Sistema de Emissão de nota fiscal
Sistema de Controle Financeiro
Sistema de Planejamento e Controle de Produção
Sistema de Automação de Força de Vendas
Sistema para emissão de boletos
Integração com marketplace e e-commerce
Integração Mercos
Sistema de Controle de Estoque e Vendas
Sistema de Controle de Compras