Controle Financeiro Empresarial: entenda a importância!

Grande parte dos empresários de sucesso entendem a relação entre controle financeiro empresarial e a conquista de resultados positivos a longo prazo. Afinal, é o trabalho cuidadoso destas premissas que abre caminhos para conquistas empresariais.

Frente a esta importância, alguns gestores ainda descuidam no uso de ferramentas gerenciais ou na administração das informações necessárias para o sucesso de uma empresa, colocando em risco ainda, as finanças destes empreendimentos.

Deseja entender melhor o assunto, além de ficar por dentro de todos os aspectos importantes da gestão empresarial? Então, confira o conteúdo completo que a ADV Tecnologia oferece na sequência. Veja a opinião de especialistas no assunto!

Não deixe de conferir também nosso conteúdo sobre Como melhorar os resultados da empresa: conheça dicas essenciais.

O que é o controle financeiro de uma empresa?

Antes mesmo de aplicar as melhores ferramentas para o controle financeiro empresarial, vale destacar de qual controle estamos falando. Desta forma, as previsões de resultados são mais seguras, planejadas para médio e longo prazo.

De maneira geral, o controle financeiro saudável em uma empresa, possui relações com o planejamento, a execução e o acompanhamento analítico de processos como:

  • análise de relatórios financeiros;
  • estudo dos dados patrimoniais;
  • movimento do fluxo de caixa;
  • verificação de entradas e saídas;
  • emissão de saldos bancários.

Para a conquista de um controle financeiro empresarial sólido e positivo, é essencial manter a organização dos bens e ações da empresa, além do foco nos objetivos estabelecidos. Deseja conquistar metas a curto, médio e longo prazo? Então, entenda por que gerenciar as finanças da empresa é importante, logo na sequência.

Veja também: 6 pilares para um bom planejamento financeiro empresarial.

Por que gerir as finanças da empresa?

Controlar de maneira eficiente as finanças empresariais é fundamental em qualquer negócio. Afinal, nenhum foguete chega até a Lua, sem existir um planejamento sustentável da rota, ou ainda, a administração inteligente dos meios que possibilitam esta conquista no espaço. Desta forma, considere fatores como:

  • o orçamento empresarial disponível;
  • objetivos traçados para pequenos, médios e longos prazos;
  • as despesas essenciais para o negócio;
  • análise constante entre economia vs qualidade dos produtos ou serviços adquiridos.

Agora que você conhece os motivos que tornam o controle financeiro essencial para empresas – e como vimos anteriormente, eles não são poucos – entenda como realizá-lo e, principalmente, qual a principal ferramenta que será utilizada. Veja!

O que minha empresa perde se não usar um sistema de ERP? Entenda a eficiência desta ferramenta.

Passo a passo: como fazer o controle financeiro de uma empresa?

A resposta é simples, para a conquista de um controle financeiro efetivo, existem 6 passos que auxiliam os empresários no caminho até o sucesso. Mas lembre-se, a gestão nunca abandona a administração eficiente destes objetivos listados abaixo:

  1. controlar o fluxo de caixa diariamente;
  2. obter um bom sistema ERP;
  3. ter um fundo de reserva;
  4. estabelecer orçamento e teto para gastos;
  5. implementar gestão de risco;
  6. separar gastos pessoais e os da empresa.

Agora veja mais detalhes presentes em cada um dos tópicos de controle financeiro empresarial.

1. Tenha o registro de entradas e saídas

Mantenha o controle do fluxo de caixa em dia, e para isso, é importante ter o registro rigoroso das entradas e saídas no seu negócio. Desde os pequenos gastos, até mesmo depósitos em grandes montantes. Em todos os casos, é essencial controlar os registros em sua empresa de maneira eficiente.

2. Disponha de um sistema de controle financeiro

Com softwares que auxiliam o controle financeiro empresarial, como o sistema ERP para indústrias, distribuidoras e para varejo, as empresas conseguem assegurar trabalhos de excelência, com pontualidade e preços competitivos. Estas soluções garantem, ainda, produtividade e uma melhor gestão de relacionamento com os clientes.

3. Possua um fundo de reserva

O fundo de reserva, conhecido como montante capital utilizado apenas em emergências, é uma prática de destaque entre empresários de sucesso. Com ele, as ações da empresa ficam protegidas frente às decisões de risco mais elevado.

4. Estabeleça orçamento e teto para gastos

Estabelecer limites para compras é uma ferramenta fundamental no controle financeiro empresarial. Tão importante quanto assegurar ótimos preços, estipular o teto de gastos permite que empresários trabalhem margens de lucro mais interessantes.

5. Conte com uma boa gestão de risco

Muito é discutido em relação à gestão de risco no meio corporativo, mas poucos empresários consideram o estudo da margem de risco ao tomar decisões. Acredite, os dados conversam com o seu negócio e auxiliam no controle financeiro. Para além de um devido gerenciamento, é necessário que ele seja bom e eficiente.

6. Faça a relação de gastos pessoais e gastos da empresa

É imperativo, cases de sucesso do universo empresarial relatam não envolver os gastos pessoais com os registros de gastos da empresa. Logo, leve em consideração a organização destes registros e separe as despesas particulares das empresariais.

Qual o melhor sistema de controle financeiro?

O Sistema ERP é essencial para o controle financeiro do seu negócio. Com ele, de qualquer lugar e através do seu dispositivo, você consegue fortalecer a gestão da sua empresa com transparência e cuidado com dados. Para tanto, nós podemos te ajudar. Confira um pouco sobre nossas ferramentas de controle para seu negócio:

  • Sistema ERP para Indústrias;
  • Sistema ERP para Distribuidoras;
  • Sistema ERP para Varejo.

Conheça também a opção de Sistema ERP para Serviços, o Advanced Business ERP que permite a entrega de trabalhos com excelência, no prazo acordado e com valores competitivos. Saiba mais sobre produtividade, flexibilidade e ótima gestão de relacionamento com clientes.

Gostou de conhecer esta ferramenta que torna o controle financeiro empresarial mais acessível? Então, siga atento aos conteúdos publicados pela ADV Tecnologia aqui no Blog. Semanalmente, preparamos artigos completos sobre o tema, compartilhe-os com amigos e sócios interessados em bons resultados.

Demonstração Grátis