Você já ouviu falar sobre o termo força de vendas? Saiba que esse conceito está relacionado com a adoção de estratégias para melhorar as técnicas do setor comercial, garantindo maior satisfação do cliente.
Esse conceito é muito confundido com outros termos, como equipe de vendas, por exemplo. Por isso, é importante que você entenda o que significa força de vendas, principais características e como essa estratégia pode ser usada para melhorar a experiência do cliente.
Continue lendo o nosso artigo e entenda o que é forças de vendas e como usar a favor do seu negócio. Confira!
Indice
O Que É A Automação Da Força De Vendas?
A automação da força de vendas é uma aplicação utilizada por um vendedor externo. Este vendedor trabalha para uma distribuidora, na qual é possível tirar pedidos para o cliente, diretamente do celular ou do computador.
Um grande diferencial para transformar o negócio do cliente e potencializar o lucro é utilizar ferramentas junto com as forças de vendas.
Uma delas é o sistema ERP, que permite com que o vendedor consulte o estoque pelo aplicativo no celular, em tempo real, elevando a qualidade do serviço, podendo tirar o pedido de modo remoto.
Quais São As Suas Principais Características Da Força De Vendas?
A força de vendas é uma estratégia que possui características específicas. Confira quais são elas abaixo:
Alinhamento Da Equipe
Uma das principais características da força de vendas é o alinhamento da equipe, já que a satisfação do cliente e a efetivação da venda depende da colaboração de profissionais de diversos setores, como o próprio vendedor, gerente, marketing e suporte ao cliente, etc.
Quando todos os profissionais envolvidos estão alinhados, certamente, a compreensão dos objetivos de vendas é muito maior, o que resulta em aumento das vendas e, consequentemente, da receita da empresa.
Equipe Qualificada
Outra característica da força de vendas é a qualificação da equipe, já que a capacidade dos profissionais de vendas é determinante para a atração, conversão e retenção de clientes.
Profissionais qualificados entendem todo o processo de vendas, têm conhecimento profundo sobre os produtos ou serviços e entendem detalhadamente as dores e necessidades do cliente, o que aumenta a possibilidade da efetivação de vendas.
Além disso, essa qualificação melhora o relacionamento com o cliente e, consequentemente, a reputação da empresa junto ao público e ao mercado.
Foco No Cliente
O foco no cliente também é uma característica da força de vendas, principalmente, porque as dores do consumidor estão no centro de toda a estratégia.
Ao manter as atenções voltadas para o cliente, todos os profissionais envolvidos no processo de vendas conseguem compreender e atender de maneira muito mais eficaz às demandas do mercado e do público-alvo.
Maior Entendimento Dos Produtos E Serviços Disponíveis
Conhecimento completo dos produtos e serviços é outro pilar essencial para a força de vendas, pois os profissionais envolvidos em toda a jornada de compras precisam conhecer os detalhes do produto ou serviço para, assim, apresentá-los de maneira mais atrativa.
Quanto mais a equipe conhecer os detalhes técnicos, as características e os diferenciais, mais chances ela tem de contornar objeções, esclarecer dúvidas e efetivar a vendas.
Quais São Os Tipos De Força De Vendas?
Existem dois tipos de forças de vendas, que é a estratégia pessoal, que conta com profissionais especializados em vendas, com grandes habilidades técnicas e experiência sólida na área.
Outro tipo de força de vendas é o método material, que adota sistemas de vendas, como CRM e outras soluções para atrair leads, aprimorar o relacionamento com os clientes e garantir a melhor experiência para o cliente.
Qual É A Estrutura Da Força De Vendas?
A estrutura de gestão da força de vendas pode ter duas abordagens: internamente e externamente.
No primeiro caso, a equipe de vendas pertence ao quadro de colaboradores da empresa. Já na estrutura externa, a equipe de vendas é composta por profissionais ou empresas terceirizadas.
Em caso da estrutura de força de vendas interna, ela é dividida em quatro metodologias, que são as seguintes:
- Por Cliente: quando a empresa permite que os vencedores negociem com determinados grupos de clientes. Normalmente, neste caso, o ticket médio é mais elevado e os vendedores têm alto conhecimento das demandas dos consumidores.
- Por Território: quando há atuação de vendedores em uma determinada área geográfica, sendo usado por companhias que possuem filiais e clientes em várias regiões.
- Por Produto: usado por negócios que possuem produtos com características técnicas complexas, exigindo profissionais bem treinados e altamente especializados.
- Combinação: quando a empresa tem um portfólio de produtos amplo, possui um quadro com muitos colaboradores e uma base de clientes espalhados por várias regiões, necessitando de estratégias flexíveis.
Como Usar A Força De Vendas Para Se Diferenciar No Negócio?
Para usar a força de vendas para diferenciar o seu negócio, é preciso levar em consideração alguns importantes aspectos, confira:
Tecnologias E Inovações
O uso de tecnologias é essencial na diferenciação de um negócio ao adotar a força de vendas, pois, as inovações possibilitam maior eficiência, a precisão e a customização da jornada de compras do cliente.
Ao usar ferramentas como CRM, ERP, por exemplo, a empresa melhora a coleta de dados e consegue identificar as tendências de produtos, oferecendo, assim, produtos ou serviços ainda mais personalizados, garantindo uma experiência satisfatória e promovendo a fidelização do cliente.
O resultado, sem dúvida, é um aumento de vendas e da receita da companhia.
Gestão E Acompanhamento Detalhado
Para uma força de vendas eficiente, é preciso ter uma gestão e acompanhamento da estratégia de maneira eficiente, pois, assim, é possível entender o desempenho das ações, as necessidades do cliente e, claro, as oportunidades de melhoria.
Feedback Contínuo
Ao adotar uma rotina de feedback contínuo, você consegue aprimorar o desempenho da equipe de vendas. Isso porque, ao compreender a visão do cliente e dos colaboradores, é possível identificar as necessidades de melhoria nas estratégias de força de vendas.
Com isso, sua empresa demonstra um compromisso com a satisfação do cliente e a busca constante pela excelência na oferta de produtos ou serviços.
Postura Diferenciada
O uso de uma postura diferenciada na estratégia de força de vendas é essencial, já que seu negócio se posiciona no mercado e se comunica com os clientes de maneira eficiente e adequada.
Essa imagem diferenciada envolve o desenvolvimento de uma identidade única, valores claros e uma abordagem que se destaca da concorrência em toda a jornada do cliente, desde a atração até o pós-venda. Essa estratégia resulta em uma maior satisfação do cliente e, consequentemente, aumento nas vendas.
Invista Em Um Software Para Automação Da Força De Vendas
O investimento em um software de automação da força de vendas contribui para uma diferenciação da sua empresa diante dos concorrentes, já que essa solução aumenta a eficiência, melhora a precisão e proporciona uma experiência mais personalizada aos clientes.
Dicas Para Melhorar A Gestão Da Sua Força De Vendas
Quer melhorar a gestão da força de vendas da sua empresa? Então, confira as nossas dicas:
Ofereça Treinamentos
Treinar a sua equipe é o primeiro passo para uma força de vendas eficiente, pois, assim, seus vendedores conseguem utilizar as melhores estratégias para atrair clientes, contornar objeções de vendas e manter um relacionamento sólido com os compradores.
Sendo assim, ofereça treinamentos constantes sobre o desempenho do mercado, novas tecnologias, necessidades do cliente e os produtos e serviços da sua empresa.
Faça Uma Boa Gestão Das Equipes
Se você deseja potencializar a força de vendas da sua empresa, acompanhar o desempenho da equipe é crucial, pois, você consegue entender a performance de cada um, o que precisa ser melhorado e aquela habilidade que merece maior investimento. Assim, você melhora a eficiência das equipes e tira o melhor de cada profissional envolvido no processo de vendas da sua empresa.
Use Ferramentas Para Auxiliar
Como mencionamos, as ferramentas são essenciais para melhorar a suas estratégias de força de vendas, já que elas podem automatizar processos, auxiliar na atração e nutrição de leads.
Ferramentas como ERP e CRM também são importantes para tornar a automação ainda mais precisa e eficiente para o vendedor em todo o processo de vendas.
ERP E As Vendas
E nesse sentido, há tecnologias, como a ADV, que fornece um aplicativo para que essa automação de vendas seja integrada com um ERP. Assim, você tem acesso na palma das mãos de todos os dados do setor de vendas.
Dessa maneira, o estoque fica disponível para que o vendedor veja tudo o que precisar, antes de fazer a venda, agilizando tanto para o cliente, quanto para a distribuidora.
Quando se usa um sistema de ERP para a automação da força de vendas, tudo é agilizado, fornecendo as melhores informações sobre a empresa.
Assim, é possível ao gestor obter os pedidos de todos os vendedores. Estes, feitos por meio do sistema de gestão empresarial.
Esse recurso pode transformar a empresa, já que essa tecnologia permite, por exemplo, cadastrar um cliente e consultar suas restrições. Assim, é possível tomar a decisão de vender ou não para aquele cliente.
Sem essas informações, a empresa corre o risco de vender e não receber. Além disso, pode ser que faça a venda e não entregue. Sendo assim, o sistema traz diversas melhorias para a empresa, com o fortalecimento da gestão e das vendas.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é força de vendas e como tornar esse processo ainda mais eficiente, conheça as soluções em ERP da ADV Tecnologia, um sistema de gestão para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços.
Saiba mais solicitando a sua Demonstração Gratuita através do formulário abaixo.
Atuando há 28 anos no segmento de software, a ADV Tecnologia é especialista em Sistema ERP. Considerada a melhor plataforma do mercado, a empresa disponibiliza diversas soluções de gestão para facilitar os processos de indústrias e distribuidoras. Conheça todas as funcionalidades:
Sistema ERP para industria
Sistema ERP para Distribuidora
Sistema de Controle de Estoque
Sistema de Emissão de nota fiscal
Sistema de Controle Financeiro
Sistema de Planejamento e Controle de Produção
Sistema de Automação de Força de Vendas
Sistema para emissão de boletos
Integração com marketplace e e-commerce
Integração Mercos
Sistema de Controle de Estoque e Vendas
Sistema de Controle de Compras