Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Adotar uma gestão empresarial é essencial nos ambientes de negócios, principalmente, porque ela atua como um guia que norteia as ações de uma companhia.

Dessa forma, ela estabelece uma estrutura organizacional da empresa, fornecendo as estratégias e processos necessários para gerir a companhia de forma eficaz, garantindo crescimento a longo prazo e a sustentabilidade do negócio. Continue lendo o nosso artigo e entenda o que é gestão empresarial, como funciona, vantagens e como adotá-la na sua empresa. Confira!

O Que É Gestão Empresarial?

gestão empresarial

Gestão empresarial é o conjunto de estratégias e procedimentos usados em uma empresa para garantir um gerenciamento seguro e eficiente.

Nesse sentido, ela engloba as mais diferentes áreas de um negócio, que incluem setor financeiro, comercial, marketing, recursos humanos, produção, etc. 

O objetivos dessas ações é otimizar os recursos da empresa, melhorar a produtividade, reduzir riscos operacionais e garantir que a companhia atenda as conformidades regulatórias, o que possibilita um crescimento sustentável de uma companhia. 

Em síntese, a gestão empresarial tem o papel de planejar, organizar, gerenciar e controlar os processos e atividades da organização de forma integrada. 

Qual A Importância Da Gestão Empresarial?

A gestão empresarial desempenha um papel crucial na eficiência, sustentabilidade e prosperidade de um negócio. Isso porque, ela cria um planejamento estratégico que direciona as tomadas de decisões, gerando impactos positivos e melhorando o desempenho da companhia.  

Ao criar um alinhamento em todas as áreas, você torna os processos mais eficientes e traz resultados sólidos, reduzindo desperdícios em diversas áreas e melhorando a competitividade da empresa junto ao mercado de atuação. 

Adotar uma gestão empresarial na sua empresa permite ainda que a diminuição de riscos garantindo sua sobrevivência saudável na companhia a longo prazo. 

Quais Os Benefícios Da Gestão Empresarial?

A gestão empresarial também traz outros benefícios para um negócio, confira quais são eles:

  • Melhora a eficiência operacional, reduzindo custos e diminuindo erros;
  • Otimiza a alocação de recursos, financeiros e humanos;
  • Garante a tomada de decisões embasadas em dados;
  • Possibilita maior competitividade no mercado;
  • Proporciona conformidade regulatória;
  • Estabelece metas claras, alcançáveis e consistentes;
  • Cria uma cultura organizacional alinhada com a visão da empresa;
  • Promove o crescimento sustentável a longo prazo.

Quer melhorar a eficiência operacional da sua empresa, diminuir erros e ganhar mais competitividade no mercado? Conheça o sistema de gestão empresarial da ADV Tecnologia e aproveite os recursos do melhor ERP do mercado

Veja uma demonstração gratuita!

 

Quais Os Tipos De Gestão Empresarial?

Hoje, as organizações podem adotar diferentes tipos de gestão empresarial, como cadeia de valor, ciclo de inovação, excelência de gestão e resultados como meta. Entenda a seguir cada um desses conceitos:

Cadeia De Valor

A cadeia de valor é um conceito criado em 1985, pelo escritor Michael Porter. Esse modelo prioriza uma análise completa das atividades de uma companhia para estabelecer seu valor diante dos seus consumidores e das empresas concorrentes. A finalidade deste conceito é melhorar a rentabilidade do negócio, diminuir custos e tornar a empresa mais competitiva. 

Ciclo De Inovação

Já o ciclo de inovação é um tipo de gestão empresarial que prioriza os processos ligados à inovação e a criatividade. Dessa forma, os trabalhos são direcionados para esses objetivos para potencializar a competitividade da organização no mercado. 

Excelência De Gestão

Excelência de Gestão não é um tipo de gestão empresarial, mas sim um objetivo de muitas companhias em busca do sucesso. 

Essa abordagem está relacionada com um alto nível de desempenho e eficiência na gestão de uma organização em várias áreas. Normalmente, esse modelo de gestão estabelece critérios e diretrizes para melhorar seu desempenho.

Resultados Como Meta

Os resultados como meta também não é um tipo de gestão empresarial, mas uma abordagem relacionada à definição de metas específicas relacionadas aos resultados desejados e orienta a organização para alcançar esses resultados.

Nesse sentido, as organizações concentram seus esforços em estabelecer objetivos mensuráveis, como metas de vendas, lucratividade, eficiência operacional, etc.

Quais As Principais Ferramentas Para Gestão Empresarial?

gestão empresarial

As empresas podem contar com as mais diferentes ferramentas para gestão empresarial. Uma delas é a análise SWOT, um instrumento que permite a identificação das forças que fazem a companhia ser mais competitiva e também as fraquezas, que geram prejuízo para um negócio.

Essa ferramenta permite ainda analisar ainda as ameaças externas e as oportunidades que podem melhorar a competitividade da companhia. 

Outra ferramenta muito usada é a matriz BCG, que classifica produtos ou unidades de negócios a partir da sua participação no mercado e da taxa de crescimento. Ela permite que as empresas aloquem recursos de maneira estratégica para cada produto ou serviço. 

As 5 Forças de Porter também é um instrumento eficiente para a gestão empresarial. Trata-se de um modelo de análise competitiva  que avalia o ambiente empresarial a partir de aspectos, como poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos compradores, ameaça de produtos substitutos, etc.

Dessa forma, essa ferramenta oferece um entendimento detalhado sobre a competitividade da sua empresa para, assim, desenvolver as melhores estratégias para vencer desafios e aproveitar oportunidades.

Como É A Gestão Empresarial Para PMEs?

A gestão empresarial em pequenas e médias empresas ainda não tem grande adesão, principalmente, porque é um modelo de negócio menos complexo. Contudo, essa não é a melhor alternativa para quem deseja ter um crescimento sustentável

Isso porque, negócios de pequeno e médio porte apresentam um índice elevado de falência, já que nem sempre a gestão da empresa é eficiente. 

Sendo assim, adotar uma gestão empresarial eficiente, mesmo que seja simplificada, é essencial para a definição das estratégias certas e a alocação de recursos correta.  

Como É A Gestão Empresarial Para Grande Empresas?

Empresas maiores enfrentam situações ainda mais complexas em sua gestão, pois, há muitos aspectos e agentes envolvidos em toda a cadeia operacional. 

Sendo assim, esse gerenciamento depende de dados de diferentes setores, de uma hierarquia que deve ser respeitada, além de toda a burocracia que envolve uma grande companhia.

Por isso, a gestão empresarial em grandes empresas demanda muito mais cuidado, controle e atenção e a participação de muitos profissionais, o que pode ser um desafio para muitas organizações. 

Para quem deseja ter uma gestão eficaz, é preciso manter um equilíbrio para garantir agilidade em processos, conformidade e responsabilidade.

O Que Faz Um Gestor Empresarial?

Um gestor empresarial faz a coordenação e a supervisão das operações e processos de uma empresa. Seu objetivo é garantir que as ações trarão os objetivos traçados no plano de negócios.  

Dessa forma, cabe ao gestor empresarial planejar, organizar e direcionar os recursos humanos e financeiros para garantir a eficiência operacional de uma companhia. Além disso, é ele quem toma decisões, analisa dados e avalia todo o ambiente empresarial. Esse profissional também lidera equipes e é responsável por promover a cultura organizacional da empresa. 

Como Aplicar A Gestão Empresarial?

Para aplicar a gestão empresarial no seu negócio, você precisará definir metas, ou seja, onde a sua empresa pretende chegar. Dessa forma, tenha um plano de negócios para definir os passos rumo ao alcance desses objetivos. 

Defina também indicadores de desempenho, que são aquelas métricas que permitirão avaliar diferentes aspectos, como produtividade, eficiência, lucratividade e outros fatores importantes para um negócio. 

Adote tecnologias para automatizar tarefas e tornar os processos mais ágeis e eficientes como, por exemplo, um sistema de gestão, que centraliza dados e oferece relatórios sobre diferentes cenários. 

Não esqueça que garantir a qualificação das equipes é crucial para o sucesso das suas ações. Sendo assim, ofereça treinamentos, cursos e palestras para aprimorar ou desenvolver habilidades dos profissionais contratados. 

Quer melhorar a gestão empresarial do seu negócio? Então, invista no sistema de gestão da ADV, uma solução completa, simples e eficiente

Veja uma demonstração gratuita!

 

Conclusão

Adotar uma gestão empresarial é essencial para promover a eficiência, sustentabilidade e prosperidade de um negócio. Se você quer melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da ADV Tecnologia.

O sistema de gestão da ADV é completo, fácil de instalar e simples de usar, voltado para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços. Para saber mais, solicite a sua Demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis