O sistema de gestão para indústria é fundamental para empresas do segmento que precisam de um controle eficaz de todo o processo, desde a etapa de produção até o pós-venda do produto.

Com a pandemia da Covid-19, este software se tornou indispensável para auxiliar os modelos de negócio da nova era industrial. Mas para isso é necessário contar com um sistema completo em funcionalidades e integrações. Neste artigo vamos abordar cinco recursos essenciais que um ERP deve ter para facilitar a gestão das indústrias.

 

Fazer controle de estoque com sistema de gestão para indústria

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o mercado funciona com o método de oferta e procura. E quando o assunto é sistema de gestão para indústria, é indispensável ter funcionalidades para gerenciar e preservar o estoque, assim como a matéria-prima.

O ideal é que se compre apenas o que será produzido. Portanto, um software deve utilizar o método Just in Time, ou seja, produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de grandes estoques, fazendo com que o produto chegue ao seu destino no tempo certo.

Dessa forma, o controle eficaz dos materiais pode evitar prejuízos financeiros, preservando o capital de investimento e mantendo o preço de venda de um produto.

 

Organizar o processo de produção com o PCP

Ter controle sobre todo o processo de produção, desde o momento da compra do insumo até a entrega final também é necessário para uma gestão industrial eficaz. Afinal, acompanhar cada etapa é essencial para garantir que o comprador receba um produto de qualidade.

Um dos métodos mais práticos de gerir esses processos é utilizando um sistema de gestão para indústria com o módulo de PCP: Planejamento e Controle de Produção. Com a solução é possível ter uma visão geral de começo, meio e fim da cadeia produtiva como um todo.

O ERP também fornece relatórios para os gestores, com sugestões de melhorias dos processos. Dessa maneira, cria-se um fluxo de trabalho estruturado, para diminuir os gargalos de produção e aumentar a eficiência da cadência produtiva.

 

Fidelizar a carteira de clientes

A carteira de clientes é um dos bens mais importantes de uma empresa, principalmente de indústrias, que estão sempre vendendo para os mesmos clientes ou recebendo indicações de novos clientes.

Manter a gestão dessa área é importante para evitar custos desnecessários e também para saber se o produto final está atingindo as expectativas dos compradores. Com um sistema de gestão, é possível ter conhecimento sobre cada ação dos clientes, desde a data da última compra como até o último contato realizado.

Fazer a gestão da carteira de compradores também colabora com os resultados de outras áreas, como em marketing, com o fortalecimento da imagem da marca no mercado e em vendas, gerando vantagem competitiva ao oferecer um produto de valor.

 

Otimizar o controle dos fornecedores

Ter um controle eficiente dos seus fornecedores e do processo de cotação da indústria também é necessário para a execução do planejamento de produção.

Um sistema de gestão precisa otimizar o relacionamento da organização com os fornecedores. Disponibilizar informações para saber como, quando e por quanto eles irão entregar o que é cotado, além de garantir que a empresa está pagando o melhor custo benefício para ela no momento.

 

Transformar dados em informações

Atualmente, é muito importante que as indústrias consigam transformar dados em informações através do controle gerencial. Com o sistema ERP é possível ter muitos números sobre diversas áreas da organização, mas eles não podem ser desconexos, sem investigação e compreensão.

Para isso, são utilizados recursos como BI e Dashboard, que reúnem histórico de dados, repetições e formas de soluções competentes. Eles são responsáveis por apontar os indicadores do negócio, oferecendo uma visão completa dos processos gerenciais e métricas importantes.

Com o sistema de gestão para indústria é possível tomar decisões inteligentes, com fundamento em indicadores reais.

 

Faça a gestão completa da sua indústria

Há 26 anos no mercado de software, a ADV Tecnologia é especialista em sistema de gestão para indústria. Com tecnologias inteligentes, oferecemos diversas soluções para transformar o seu negócio, tais como: automação para força de vendas, cubo analítico, chão de fábrica, dashboard para celular, antecipação de recebíveis e mais! Também disponibilizamos a possibilidade de customização do sistema, de acordo com os processos operacionais de cada empresa. Quer ter um ERP completo, personalizado e fácil de usar? Assista uma demonstração agora e surpreenda-se!

Demonstração Grátis