Toda empresa deveria ter um Plano de Negócios bem estruturado, pois essa prática permite criar diretrizes para uma boa gestão, buscando rentabilidade e lucratividade dos negócios. Muito se fala de modelagem de negócios. Uns acreditam ser uma perda de tempo, mas, na verdade, isso representa um bom planejamento, contendo objetivos e metas bem definidas com um cronograma de atividades ao qual permite fazermos um real controle do desenvolvimento dos negócios. E nosso interesse nesse post é demonstrar que um plano de negócios bem estruturado pode trazer muitos benefícios ao seu negócio. Acompanhe a seguir e descubra mais.
O que é um Plano de Negócios?
Segundo a Endeavor, um Plano de Negócios (Business Plan) é uma poderosa ferramenta gerencial para qualquer estágio de uma empresa. Aprendemos com experiências passadas, mas devemos olhar para frente; reestruturando a área de recursos humanos, planejando inovações, procurando aperfeiçoar as tecnologias da informação e comunicação e, acima de tudo, tendo um programa avançado na área de marketing e estudo de mercado.
A estrutura de um Plano de Negócios pode ser definida pela Endeavor como:
- Sumário executivo;
- Descrição da empresa;
- Estrutura da organização;
- Estrutura de recursos humanos;
- Produtos e serviços;
- O mercado;
- A concorrência;
- Planos de marketing;
- Plano operacional;
- Estrutura e capitalização.
O start da estruturação do Plano de Negócios
Para um negócio em desenvolvimento, uma das principais ferramentas é um sistema de gestão, O famoso ERP. O Advanced Business ERP é uma boa dica desse tipo de software, porque ele tem uma interface inteligente e os principais módulos como finanças, compras, estoque, vendas, produção, serviços e faturamento. Ele conta também com vários benefícios e vale a pena dar uma olhada, pois é uma empresa sólida que existe há duas décadas.
Qualquer empresa que tenha seus processos de negócios necessita ter uma automatização eficiente de suas rotinas administrativas. A administração deve ter condições de gerir as principais funções: organização, planejamento, direção e controle. Sem informação confiável, a tomada de decisão se torna incerta e muito dependente da percepção do gestor.
Do histórico para o futuro
Das informações armazenadas em banco de dados, pode-se extrair informações e conhecimentos valiosos para intensificar o futuro das organizações e seus negócios. Essa afirmação é por convicção de que sem conhecimento prévio, não há como executar um bom Plano de Negócios.
Obviamente, nem tudo prevemos com o futuro. Em tempos de crise, podemos optar entre estar na crise ou adotar mecanismos para não sucumbir com ela. A diferença entre esses dois caminhos está em utilizar as informações históricas para traçar estratégias, metas e ações com efetividade. A busca da lucratividade e produtividade passa por esse processo.
Alguns desafios de gestão
Proprietários e gestores de pequenas empresas atacadistas, distribuidores, varejistas, empresas de importação, serviços de manutenção de máquinas e equipamentos, autocenters e acessórios automotivos são áreas de negócios que o Advanced Business ERP pode atender com maestria. Afinal, não existe um empresário que não precise ter em mãos relatórios gerenciais concisos e com dados bem exatos.
A informatização de uma empresa é fundamental na atualidade, porque o próprio governo, através do e-governo, (portal eletrônico do governo) instituiu a informatização com o SPED (escrituração contábil online) e a nota fiscal eletrônica. Por outro lado, o nível informacional no século XXI exige uma maneira de se gerenciar tantos dados e informações. Depois disso, vem a necessidade de planejar os negócios, e aí entra o Plano de Negócios.
Reflita sobre o post, faça seus comentários e interaja com nossa empresa. Teremos imensa satisfação em ter sua opinião ou até mesmo questionamentos sobre o tema.