Sistema ERP para Indústria


A sua empresa já utiliza um sistema integrado de gestão empresarial? Saiba que essa solução tornou-se essencial para as companhias que desejam otimizar processos, recursos e reunir as informações em um único ambiente, facilitando as rotinas operacionais. 

Além disso, esse sistema também elimina redundâncias e simplifica fluxos de trabalho, promovendo economia de recursos e redução de falhas humanas. 

Quer melhorar a gestão da sua empresa? Então, continue lendo o nosso artigo e entenda o que é sistema integrado de gestão empresarial, como ele funciona, quais os benefícios para o seu negócio e como aproveitar ao máximo os seus recursos. 

Confira!

O Que É Sistema Integrado De Gestão Empresarial?

Um sistema integrado de gestão empresarial é um software com diversos recursos que possibilitam que companhias de diferentes segmentos e portes possam gerenciar de forma efetiva suas operações e processos em uma única plataforma. 

De maneira geral, essa solução incorpora vários departamentos de uma empresa, como estoque, financeiro, vendas, compras, produção, recursos humanos, etc, em um sistema centralizado e integrado. 

Como Surgiu O Sistema ERP?

Os primeiros registros de um sistema semelhante ao ERP datam da década de 1950. Naquela época, foi utilizado um sistema que fazia a automatização de estoque. 

Anos depois, na década de 1970, esse sistema evolui com o desenvolvimento do MRP (Material Requirement Planning) na empresa Black and Decker.

Com a evolução dos computadores, esse sistema incorporou outras tecnologias por conta da utilização de servidores e softwares que facilitam a comunicação entre diversos setores de empresas.

A partir disso, o ERP ganhou novas tecnologias até chegar no formato que temos hoje em dia, com um nível gerencial elevadíssimo e personalizado, permitindo que empresas de vários setores possam controlar suas atividades a partir de um sistema inovador. 

Quais Os Objetivos Do Sistema Integrado De Gestão Empresarial?

Um dos principais objetivos do sistema integrado de gestão empresarial é melhorar a gestão operacional de uma companhia, promovendo um controle efetivo das atividades, garantindo maior eficiência em suas operações. 

Mas, além disso, um sistema ERP também é uma solução capaz de facilitar e otimizar a coleta, armazenamento e análise de dados em tempo real, promovendo uma visão mais abrangente sobre as atividades de um negócio. Esse acompanhamento mais efetivo auxilia em tomadas de decisões mais precisas e embasadas em dados. 

Como Funciona Sistema Integrado De Gestão Empresarial?

Um sistema integrado de gestão empresarial opera a partir de uma plataforma integrada, que centraliza dados de todos os processos e operações de uma empresa em um único software.

Para seu funcionamento, os dados dos departamentos são coletados, processados e armazenados em um banco de dados central. Com isso, todas as informações disponíveis no sistema podem ser acessadas em tempo real. 

Com as informações consolidadas, esse sistema pode automatizar processos, gerar relatório, analisar situações e padrões de atividades, gerenciar recursos, rastrear estoque, etc. Tudo isso permite uma gestão unificada de toda a operação de uma empresa. 

Quais São Os Tipos De Sistema Integrado De Gestão?

Hoje, as empresas podem contar com diferentes tipos de sistema integrado de gestão empresarial, que trazem diversas funcionalidades e recursos para negócios com perfis variados.

Confira os três principais modelos de sistema de gestão:

ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP que, em português, quer dizer Planejamento de Recursos Empresariais, tem uma abordagem mais ampla, com recursos que possibilitam uma melhor gestão para diferentes áreas, como finanças, recursos humanos, marketing, vendas, etc. Ele faz a integração e automatização de diversas áreas, reunindo dados em um único sistema. 

CRM (Client Relationship Management)

Já o CRM (Customer Relationship Management) é também um sistema integrado de gestão empresarial, porém, seus recursos são voltados para o cliente.

Sendo assim, ele reúne dados e interações dos compradores de uma empresa, possibilitando a implementação de estratégias de marketing e vendas para melhorar as conversões de clientes. 

BI (Business Intelligence)

A verdade é que o BI (Business Intelligence) não é um sistema integrado de gestão empresarial. Porém, seus recursos podem ser integrados com outros sistemas, centralizando e organizando dados, possibilitando, assim, análises mais precisas e avançadas sobre as operações da empresa para tomada de decisões mais informadas. 

Quais Os Benefícios Do Uso De Um Sistema Integrado De Gestão Empresarial?

A adoção de um sistema integrado de gestão empresarial pode transformar as operações e atividades de uma companhia. Isso porque, um dos grandes benefícios, sem dúvida, é a promoção da eficiência operacional, eliminando os erros e redundâncias por conta da automatização de processos.

Com isso, sua empresa economiza tempo em atividades manuais, minimizando falhas humanas e melhorando, inclusive, a precisão de dados. 

Sem contar que a centralização de informações em um único ambiente facilita o acesso e o compartilhamento de dados entre os departamentos, possibilitando uma visão mais abrangente de tudo que se passa em um negócio.

Qual A Diferença Entre ERP E Hub De Integração?

ERP e Hub de Integração têm o mesmo objetivo, que é garantir maior eficiência e a integração de processos em uma empresa, porém, eles não são a mesma coisa. 

O ERP é um software com vários recursos, que possibilita a integração de diversos setores em um único sistema. Por outro lado, um Hub de Integração é uma plataforma desenvolvida para otimizar a conexão e a troca de informações entre aplicados e sistemas, que pode ser dentro de uma empresa ou entre parceiros de negócios. 

Como Um Sistema Integrado Contribui Com A Segurança Da Informação?

sistema de gestão empresarial

Um sistema integrado de gestão empresarial contribui para a segurança das informações, principalmente, porque ele centraliza dados em um único ambiente, facilitando, assim, o controle eficaz de acesso, evitando que pessoas não autorizadas ingressem no sistema. 

Dessa forma, a sua empresa garante maior proteção de dados, evitando, inclusive, ataques de hackers, invasões, roubos de dados, etc. Além disso, há muitos sistemas que utilizam soluções de segurança avançadas para proteger os dados, como criptografia, autenticação de dois fatores, entre outros. 

Quais Empresas Podem Usar Um Sistema ERP?

O sistema integrado de gestão empresarial é uma tecnologia versátil, o que possibilita a implantação em empresas de diferentes tamanhos e setores, desde negócios de pequeno porte, empresas de médio porte até grandes companhias com uma grande operação. 

Ou seja, essa solução é viável para qualquer negócio que deseja melhorar sua eficiência operacional. 

Qual O Melhor ERP Para A Sua Empresa?

O melhor ERP para a sua empresa será aquele que atende as necessidades do negócio e ofereça uma solução completa e personalizada, além de garantir um ótimo custo-benefício por conta do seu baixo investimento e um ótimo retorno financeiro.

O ERP da ADV Tecnologia é uma das melhores opções do mercado, por oferecer soluções, como Business Intelligence, CNAB, dashboard para celular, controle de atividades, controle de expedição e muito mais.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é sistema integrado de gestão empresarial, como funciona, vantagens e qual a melhor opção do mercado, não perca mais tempo: garanta uma gestão eficiente para o seu negócio.

Solicite a sua Demonstração preenchendo o formulário abaixo ou acesse o site da ADV Tecnologia e conheça mais sobre as nossas soluções!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis