Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


O ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management) estão entre os principais sistemas de gestão empresarial. O ERP integra os diferentes setores da empresa e auxilia nos processos de controle de estoque, vendas, financeiro, entre outras questões operacionais. Já o CRM é uma ferramenta que trata as informações específicas de cada cliente e sua jornada de compra.

Ambas soluções são vitais para uma gestão de sucesso, mas será que vale a pena combinar o sistema ERP e CRM?

A resposta é sim, e nesse post vamos explicar por quê. Você vai entender melhor as funcionalidades de cada um e conhecer as vantagens que a integração entre ERP e CRM pode trazer para o seu negócio.

O que é ERP e como funciona?

ERP é um sistema de planejamento que engloba todos recursos de uma organização. É um software desenvolvido para unificar todas as áreas da empresa e controlar suas informações.

Através do sistema ERP, é possível gerenciar vários aspectos operacionais e estratégicos, como boletos, controle de entradas e saídas de mercadorias, contas a pagar, níveis de estoque, gestão do time de vendas, gestão financeira e fiscal, geração de relatórios gerenciais, entre outras utilidades.

Uma das principais vantagens dessa solução é que os profissionais de qualquer área do negócio conseguem ter acesso a diversos dados em um único lugar e a qualquer momento.

Esse sistema de gestão empresarial, além de auxiliar na otimização de processos, também facilita e sistematiza o fluxo de informações. Assim, o ERP é capaz de fornecer indicadores de desempenho para a tomada de decisões mais assertivas de seus proprietários, diretores e gerentes. Isso aumenta a produtividade, reduz custos e a incidência de erros.

O que é CRM e como funciona?

O CRM é uma ferramenta que permite a gestão e análise de clientes em potencial (leads) e clientes atuais. O termo se refere ao conjunto de práticas e estratégias de negócios focadas no relacionamento com o consumidor. Desenvolvido em 1993, por Thomas Siebel, o software foi criado para dar suporte para as áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

A maioria dos sistemas de CRM usa o conceito de funil, modelo que estrutura a jornada do lead em duas etapas:

Primeira fase do CRM: apoia a trajetória que vai desde o contato externo do cliente em potencial, que é a captação do lead, até este usuário virar cliente de fato. Esta etapa é acompanhada através de históricos. Nesta fase o foco é a qualificação dos leads e torná-los clientes.  Por isso, ferramentas de marketing, com automação de e-mail, são grandes aliadas.

Segunda fase do CRM: aqui a solução trata sobre os aspectos pertinentes ao relacionamento com o cliente. Esta fase inclui o atendimento, pesquisas de satisfação, pesquisas periódicas para acompanhar o NPS (métrica de satisfação e fidelidade do cliente), políticas de cobrança e acompanhamentos de atividades. Em resumo, o registro de qualquer atividade e comunicação com o cliente.

Vantagens em ter os sistemas de ERP e CRM integrados

Vendas: quando os dados dos leads estão presentes de forma integrada no CRM e no ERP, o próprio sistema ERP é capaz de apontar quais são os produtos mais vendidos e até mesmo quais são mais atrativos para determinado cliente, por exemplo. Dessa forma, é possível criar ofertas e estratégias de marketing mais direcionadas e assertivas para cada perfil de consumidor.

Corte de custos: ao ter vários sistemas de provedores distintos, é provável que haja maiores custos com implementação, manutenção e suporte. Ao integrar as soluções de CRM e ERP, é possível reduzir esses custos e otimizar o funcionamento dessas ferramentas.

Além disso, a combinação do sistema ERP com o CRM previne a duplicação desnecessária de leads e clientes.  A integração gera uma base de dados únicas, assim a empresa evita ter trabalho redobrado e problemas causados por duplicidades.

Relacionamento com clientes: o CRM reúne informações mais detalhadas de cada contato, como data aniversário, dados demográficos, tempo entre compras, e outros. Esses dados são muito relevantes para a criação de estratégias para fidelizar, fortalecer a marca e até aumentar o ticket médio e o LVT (Lifetime Value) – conhecido como o tempo de vida do cliente.

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