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O planejamento de marketing é uma tarefa crucial para o sucesso de uma empresa. Por isso, é preciso que ele seja feito de maneira eficiente, mas muitos empresários não sabem como fazê-lo. Muitas vezes recorrem a modelos prontos da internet que não levam em conta o contexto em que a companhia está inserida.

Realmente não é simples criar um plano de marketing que dê resultados e faça o empreendimento superar as projeções. Para que isso aconteça, é preciso se preparar e estudar bastante. Além de conhecer bem a empresa, sua carteira de clientes e, principalmente, as etapas de uma estratégia de marketing. As quais são fundamentais para a boa estruturação do projeto.

Por isso, neste post nós vamos explicar o que é e como fazer um bom planejamento de marketing. Além disso, aqui você vai ver quais são as 7 etapas de um planejamento de marketing bem feito. Então, continue lendo para que sua empresa comece a dar resultados o quanto antes!

O que é planejamento de marketing?

É um documento que tem como objetivo guiar as estratégias de marketing de uma empresa. Por esse motivo, ele deve englobar, os tipos de conteúdos abordados, as plataformas, a linguagem, o orçamento do projeto e de quais formas a companhia pretende atrair novos clientes.

Para isso, o planejamento de marketing precisa visar a criação de ações eficientes. Então, é preciso que as tarefas estejam de acordo com o público-alvo que a marca pretende alcançar e qual a imagem deverá ser construída no mercado.

O plano de marketing não deve ser feito sozinho. Por isso, ele precisa atuar em conjunto com outras tecnologias da empresa. Um bom exemplo disso é um sistema ERP, que pode ser uma facilidade para a empresa.

Por isso, confira quais são as etapas para que o marketing da sua empresa seja feita de modo correto!

Como fazer planejamento de marketing da maneira correta?

É importante que o planejamento de marketing de uma empresa seja feito seguindo as sete etapas fundamentais: isso vai organizar as informações e os objetivos do planejamento. Tais etapas vão desde a delimitação do público-alvo até a definição de um orçamento para a ação.

Assim, é preciso seguir corretamente as fases do planejamento de marketing, essas ações serão uma maneira de como melhorar os resultados da empresa. A seguir, você vai ver quais são as etapas desse planejamento. Confira!

7 etapas de um bom planejamento de marketing

Um planejamento de marketing é bem feito quando todas as suas etapas são seguidas. Para isso, basta ser bem objetivo e sucinto para segui-las. Veja o que é cada uma dessas etapas e como elas vão impactar o seu negócio.

1. Conheça bem a empresa

Pode soar estranho afirmar que é necessário conhecer o próprio negócio. Mas essa é uma das principais etapas para o bom funcionamento do planejamento de marketing. Dessa medida, é importante entender como é e o que a sua empresa vai oferecer para os clientes.

Além disso, é possível fazer uma análise do posicionamento da sua empresa ao analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Isso vai te permitir um bom entendimento do seu mercado e poderá compreender qual é o seu posicionamento. Então, será possível ir para a próxima etapa, que é a definição da persona.

2. Persona

A persona é uma personagem que representa o seu cliente ideal. Ela é um complemento para o seu público-alvo. Ou seja, ela é montada a partir das análises da sua base de clientes e da sua posição no mercado. Para a elaboração da persona, é preciso pensá-la como uma pessoa real. Veja o que precisa ser considerado na sua construção:

  • idade;
  • profissão;
  • renda;
  • família;
  • hobbies;
  • interesses;
  • redes sociais mais usadas;
  • características físicas e psicológicas.

Quanto mais específico for a elaboração da persona, melhor. Porque, assim, vai ficar mais fácil se comunicar com o seu público. A partir da definição do cliente ideal, é possível melhorar as formas de precificação dos produtos e serviços.

3. Objetivos de Marketing

Todo planejamento de marketing precisa ter seus objetivos bem delimitados. Assim será possível saber para onde ir e quais as expectativas com a empresa. Essa etapa pode parecer complicada, mas não é. Contudo, é necessário ter em mente que ninguém vai conseguir abraçar o mundo.

Os objetivos de marketing podem ser: aumentar as vendas em um período, transformar a marca em referência na região até uma data, ampliar os canais de atuação da empresa, implementação de e-commerce, entre outras.

Para ajudar a delimitar quais serão as metas a serem atingidas, é preciso conhecer os recursos de uma empresa. Isso será necessário para entender até onde os objetivos são atingíveis. Por isso, quem quer iniciar no e-commerce, precisa de um software para gerenciar os recursos da loja virtual, para aumentar o faturamento.

4. Plano de ações e metas

Depois de definir os objetivos, é preciso saber quais serão os passos – ou degraus – para chegar até ele. Para isso, é preciso elaborar um plano de ações e metas. Nessa etapa, é preciso acreditar no processo e seguir rigorosamente cada passo do planejamento.

Por exemplo, suponha que a meta do planejamento de marketing da sua empresa é aumentar o faturamento em 20%. Isso não será possível de ser alcançado de uma semana para a outra e, muito menos, do dia para a noite. Por isso, é preciso definir quais serão as pequenas metas para chegar onde se espera. Elas devem englobar desde pequenas promoções até ações maiores, como a elaboração de um cartão fidelidade.

Nessa hora o papel do gestor ou do administrador é crucial. Ele é quem vai mostrar e supervisionar o cumprimento de cada tarefa. Então, para que não haja sobrecarga em nenhum colaborador ou em você mesmo, leia nosso post sobre como delegar tarefas e funções.

5. Cronograma de atividades

Ao definir quais serão as ações para iniciar o plano de marketing, é hora de criar um cronograma com as etapas do planejamento. Isso vai ser essencial para a execução e cumprimento dos objetivos. Uma ferramenta como um calendário será importante para isso.

Portanto, é preciso que esse cronograma de atividades seja acessível e visível para todas as pessoas que fazem parte do plano. Essa prática vai facilitar a implementação das etapas do plano de ação. Contudo, para que os processos sejam cumpridos de maneira efetiva, é necessário que todos sigam à risca as etapas.

Quer saber como organizar as atividades da sua empresa? Veja nosso post sobre as tecnologias indispensáveis para pequenas empresas!

6. Controle de orçamentos

Outra etapa crucial para o planejamento de marketing é definir quanto se deseja gastar nesse período. Além disso, é preciso considerar quanto se espera de retorno com as ações. Por isso, a definição de um orçamento vai ser crucial para não estourar os limites de custos.

Ao estimar um valor para cada ação de marketing, será possível analisar a sua performance. A partir disso, você será capaz de otimizar e extrair o máximo de suas campanhas.

7. Avaliação

Assim como a análise das métricas vai ajudar a otimizar o orçamento do projeto, avaliar cada etapa é importante para revisar o que foi feito. Ou seja, na avaliação é possível ver os erros, os acertos e o que precisa ser melhorado. Esse é o momento fundamental para entender o que funcionou ou não nas suas ações anteriores.

Dessa maneira, não ignore e nem subestime as suas métricas. Use seus indicadores para avaliar os resultados. A partir disso, é possível reavaliar as próximas etapas e, até mesmo, repensar o que pode ser feito no próximo plano de marketing.

Ao seguir essas etapas, você vai ver que é possível alcançar seus objetivos. Contudo, como foi possível perceber, é necessário sempre analisar e reavaliar o que está sendo feito ao longo do projeto. Então, estude bem o que espera e reveja os seus recursos, seus objetivos e planeje bem cada etapa.

Um bom planejamento de marketing tem potencial para alavancar o faturamento de uma empresa. Para isso, é necessário saber como gerir cada uma das etapas da sua execução. Isso será um reflexo direto de como a gestão da empresa acontece. Então, fique no blog da ADV Tecnologia e leia mais como ter uma gestão assertiva.


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