Com frequência, as empresas são desafiadas a rever as definições do que é gestão de compras, afinal de contas, o mercado está constantemente em mudança e, assim, as finanças empresariais enfrentam oscilações.

Frente ao cenário de flutuações orgânicas, gestores e empresários devem conhecer como uma boa gestão do estoque e das compras são essenciais para a saúde financeira de todo negócio, além das ferramentas que possibilitam o sucesso empresarial.

Deseja entender mais o assunto? Então, confira com a ADV Tecnologia logo na sequência:

  1. O que é a gestão de compras?
  2. Qual é o papel da gestão de compras em um negócio?
  3. Quais são os objetivos do setor de compras?
  4. Como realizar a gestão de compras?
  5. De que forma alinhar a gestão de compras e o estoque?
  6. Como escolher um sistema eficiente para gestão de compras?

O que é gestão de compras?

A gestão de compras bem planejada é a administração estratégica das aquisições em uma empresa. Além do mais, esta etapa é um elo que liga diferentes áreas de atuação empresarial. Da produção a distribuição final, com a gestão de compras, todo o processo é interligado, facilitando a tomada de decisões e compreensão global da organização.

Então, se você está em busca de um planejamento financeiro coeso, saiba que segundo estudo da Agile Procurement Insights em parceria com a Oxford Economics, somente 23% dos profissionais executivos pensam na cadeia de suprimentos com precisão e conhecimento em tempo real das despesas.

A pesquisa também divulgou que 49% dos empresários ainda utilizam dados manuais nas empresas. A gestão de compras, por sua vez, exige um olhar atualizado e despontar nesta área é estar à frente no mercado. Confira mais com a ADV Tecnologia!

Qual a importância da gestão de compras?

Construir diferenciais, conquistar indicadores lucrativos, inovar, reduzir danos e riscos, maior organização, estes são alguns dos indicadores que os gestores que adotam a gestão de compras, destacam ao escolher a estratégia. Para exemplificar os benefícios, detalhamos três vantagens essenciais:

  • melhoria na relação com clientes;
  • alinhamento efetivo entre gestão de compras e estoque;
  • favorece as negociações com fornecedores.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir também nosso post sobre ciclo operacional, ciclo econômico e ciclo financeiro: entenda mais!

Agora que você conhece as vantagens em destaque acima, fuja das consequências negativas da ausência de gestão de compras, tais como:

  • falta de estoque;
  • margens pequenas de lucro;
  • queda do diferencial empresarial.

Melhoria na relação com clientes

Grande parde dos empresários que aplicam a gestão de compras no dia a dia destacam a melhoria na relação com os clientes, como um dos maiores benefícios da estratégia. Afinal de contas, quanto mais inteligente o controle dos investimentos em um negócio, mais efetiva será a comunicação e o alcance das necessidades do público final.

Está em busca de melhorias nestas relações? Cogite repensar a gestão de compras do seu negócio!

Gestão de compras e estoque

A gestão de compras e controle do estoque são estratégias que caminham lado a lado na administração empresarial. Muitos gestores relatam consequências negativas à baixa atenção ao estoque, ou ainda à gestão de compras na empresa.

Caso você deseja manter os números e lucratividade positiva, esteja atendo aos indicativos de estoque e novas aquisições.

Boas negociações com fornecedores

A comunicação eficiente com fornecedores, bem como a relação com os clientes, é essencial para a conquista de maior lucratividade e qualidade nos serviços ou mercadorias comercializadas.

Portanto, na hora de garantir a gestão de compras da sua empresa, dê prioridade para as boas negociações!

Como alinhar gestão de compras e estoque? – Conheça as etapas

A gestão de compras e do estoque influenciam diretamente nos demais setores empresariais, afinal de contas, estes são departamentos que as estratégias conseguem impulsionar ou deixar as finanças da empresa no vermelho. Veja alternativas que administradores influentes destacam para a conquista de um alinhamento de sucesso:

  • levante os dados e analise os principais gastos do estoque;
  • saiba quais são os produtos utilizados em todos os processos e preços relacionados à produção;
  • conheça o limite de estoque e o capital envolvido no armazenamento;
  • organize o custo dos pedidos realizados;
  • administre de maneira consciente e preditiva as faltas no estoque da empresa.

Nós, da ADV Tecnologia, relembramos o papel da tecnologia no controle do estoque e nas compras. Administrar um sistema que realize a integração dos setores, possibilita maior produção, reduz os riscos e facilita processos. Em relação às ferramentas de gestão, confira na sequência.

Aproveite e veja também nosso post sobre gestão de compras e estoque: por que precisam andar juntas.

Como selecionar um sistema eficiente para gestão de compras?

Para um controle eficiente e detalhado das vendas, o sistema ERP é a escolha ideal para fortalecer a gestão de inúmeros negócios. Com ele, diversos segmentos são beneficiados com soluções completas. Conheça os sistemas de gestão ERP:

Para encontrar a solução eficaz e personalizada para a sua empresa, além da administração eficiente de matérias-primas, a automação e utilização de ferramentas impulsiona avanços no dia a dia empresarial. Garanta maior lucratividade, cuidado dos dados e gestão das aquisições na palma das suas mãos.

ERP para loja virtual: tudo o que você precisa saber.

Gostou de conhecer com detalhes o que é a gestão de compras, qual a relação com o controle do estoque e como escolher o sistema para gestão eficiente? Então siga de olho nos conteúdos que a ADV Tecnologia prepara para a sua empresa semanalmente. Além disso, compartilhe o blog post com amigos ou sócios interessados no assunto.

Demonstração Grátis