Você entende a diferença entre ERP na nuvem e ERP local? Sabe qual é a solução mais indicada para contratar para a sua empresa?Embora sejam tecnologias semelhantes, elas possuem características, operações e funcionalidades bem distintas.
Nos últimos anos, os ERPs em nuvem tornaram as soluções mais usadas por empresas de diferentes portes e segmentos, principalmente, porque eles oferecem mais segurança, acessibilidade e praticidade nos processos internos de uma companhia. Quer conhecer as principais diferenças entre ERP na nuvem e ERP local? Então, vem com a gente!
Indice
O Que É Um ERP Na Nuvem?
Um ERP na nuvem é um sistema hospedado em servidores remotos, podendo ser acessado pela internet, ou seja, ele não possui recursos físicos e também não necessita de infraestrutura de TI própria, permitindo que usuários ingressem em seu sistema de maneira online, de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.
Entre suas principais características estão a escalabilidade, segurança e acessibilidade, facilitando o trabalho remoto e a colaboração entre equipes localizadas em diferentes lugares.
Outra característica é que a responsabilidade pela manutenção e atualizações do sistema pertencem ao provedor de nuvem, evitando que sua empresa tenha que se preocupar com esses aspectos.
Como Um ERP na Nuvem Funciona?
O ERP na nuvem funciona a partir de um servidor remoto e com o uso da internet. Para que você entenda a diferença entre ERP na nuvem e ERP local, esse sistema opera por meio de três pilares.
Um deles é a aplicação, onde os usuários inserem as informações que serão usadas nos processos operacionais. Além disso, o ERP na nuvem conta com um banco de dados, onde todos os arquivos e informações são armazenadas para utilização posterior.
Esse sistema funciona ainda com o framework, um recurso que possibilita a adaptação e customização do sistema, garantindo que o sistema funcione com eficiência e agilidade.
Quais Os Benefícios Que Um ERP Na Nuvem Traz Para O Meu Negócio?
Como já deu para perceber até aqui, o ERP em nuvem pode trazer muitas vantagens para as empresas. Mas para que possa conhecê-las em sua totalidade, confira os principais benefícios:
Segurança
Um dos principais benefícios, sem dúvida, é a segurança. Isso porque, essa tecnologia possui recursos de segurança avançados para proteger as informações da sua empresa.
Entre os recursos usados podemos citar backup e recuperação de dados, o que evita a perda de informações sensíveis da sua companhia.
Mobilidade
Como o ERP funciona na nuvem, os usuários podem acessar o sistema de qualquer lugar com uma conexão à internet, facilitando o trabalho remoto. Além disso, esse sistema permite colaboração e compartilhamento de informações em tempo real.
Redução de Custos
Outra vantagem de contratar o ERP na nuvem é a redução de custos, já que esse sistema não requer o investimento em infraestrutura local, como servidores e equipamentos de TI. Somado a isso, os custos com manutenção e atualizações são de responsabilidade do provedor contratado, resultando em economia de recursos.
Controles Mais Precisos
Os ERP em nuvem também são vantajosos porque oferecem controles mais precisos sobre as tarefas e processos da sua empresa. Isso porque, os usuários podem monitorar operações em tempo real e gerar relatórios detalhados, auxiliando na tomada de decisões informadas.
Maior Produtividade
A acessibilidade e a usabilidade dos sistemas ERPs garantem maior produtividade, principalmente, por conta do acesso facilitado, automação de tarefas e a integração de processos. Tudo isso economiza tempo dos usuários e reduz a necessidade de tarefas manuais.
Escalabilidade e Velocidade
Os sistemas ERP na nuvem têm tecnologia escalável, permitindo a adição ou remoção de recursos de acordo com as necessidades do negócio. Sem contar que a implantação deste sistema é mais rápida, permitindo a utilização em poucos dias.
Quais Áreas Podem Se Beneficiar Com Um ERP Em Nuvem?
Para compreender a diferença entre um ERP na nuvem e um ERP local, é importante conhecer também quais as áreas podem usar o sistema em nuvem.
A boa notícia é que um software ERP em nuvem pode ser integrado com os mais diferentes setores de uma empresa, como o setor financeiro, que oferece funcionalidades, como controle de despesas, acompanhamento de receitas, gestão de contas a pagar e a receber, etc.
A área de gestão de estoque também pode utilizar o ERP em nuvem, pois o sistema possui recursos, que incluem controle de estoque, pedidos de compra e entrega de produtos, entre outros.
As áreas de vendas e marketing também podem se beneficiar com o ERP em nuvem, já que ele oferece funcionalidades, como automação de processos de vendas, acompanhamento de leads, gestão de clientes, análise de desempenho de vendas, etc.
Além disso, é possível usá-lo ainda em áreas como gestão de projetos, atendimento ao cliente, gestão de qualidade e Business Intelligence.
Qual A Diferença Entre Um ERP Nuvem E Um ERP Local?
A principal diferença entre um ERP na nuvem e um ERP local está na infraestrutura de hospedagem deste sistema e também na maneira como eles são acessados.
Um ERP local é um sistema implantado nos servidores da empresa, o que requer também investimentos em equipamentos hardware, manutenção e até em mão de obra no seu gerenciamento.
Já no caso do ERP na nuvem é hospedado em servidores remotos, sendo mantido por provedor de serviços em nuvem, que funcionam por meio da conexão com a internet.
Nesse caso, a manutenção, gerenciamento, atualizações e segurança são responsabilidade do provedor de nuvem contratado, o que torna a utilização mais ágil, econômica e segura.
Atuando há 28 anos no segmento de software, a ADV Tecnologia é especialista em Sistema ERP. Considerada a melhor plataforma do mercado, a empresa disponibiliza diversas soluções de gestão para facilitar os processos de indústrias e distribuidoras. Conheça todas as funcionalidades:
Sistema ERP para industria
Sistema ERP para Distribuidora
Sistema de Controle de Estoque
Sistema de Emissão de nota fiscal
Sistema de Controle Financeiro
Sistema de Planejamento e Controle de Produção
Sistema de Automação de Força de Vendas
Sistema para emissão de boletos
Integração com marketplace e e-commerce
Integração Mercos
Sistema de Controle de Estoque e Vendas
Sistema de Controle de Compras