Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Geralmente, o dia a dia de um gestor de uma loja é extremamente corrido, principalmente nos pequenos negócios, já que ele está ligado em todos os processos da empresa. E, consequentemente, a parte do controle de gastos não tem a atenção integral que necessita.

Como você já deve saber, a organização e o planejamento estão diretamente ligados com o crescimento da sua empresa. E, por isso, é muito importante que você tenha na ponta do lápis todos os seus custos, lucros e investimentos. Quando não há um controle minucioso desse processo, a tendência é que seu negócio vá perdendo a margem de lucro cada vez mais, sem você nem ao menos perceber isso.

Assim, trazemos um passo a passo para que você possa evitar alguns erros e reduzir custos da sua loja física. Confira!

1º passo: faça um diagnóstico econômico

O primeiro passo é fazer um diagnóstico geral de toda a estrutura econômica da sua loja. Avalie profundamente as finanças do seu negócio, liste os gastos de todos os setores da empresa, e não deixe de lado nem mesmo as pequenas despesas. Isso faz uma diferença enorme no resultado final. Mapeie tudo o que entra, o que sai e o que sobra no final.

2º passo: analise os gastos

Após mapear todo o financeiro da sua loja, a próxima etapa é analisar os custos. Nesse momento você precisa fazer um replanejamento, identificando o que pode ser corrigido. Muitas despesas são desnecessárias ou podem ser diminuídas consideravelmente. Por exemplo, reduzir o uso da água, energia, copos descartáveis, material de escritório, entre outros.

Alguns gastos podem parecer insignificantes e você deve pensar que se desfazer deles não fará uma grande diferença. No entanto, cortar algumas despesas pode trazer uma mudança incrível e até mesmo tirar sua empresa do vermelho.

3º Passo: renegocie contratos

Nunca feche nenhum contrato sem antes pesquisar muito: compare os preços, já que pode haver uma diferença grande entre um fornecedor e outro. Além disso, renegocie contratos que já foram fechados, combinando de comprar uma quantidade maior de produtos com valores reduzidos, por exemplo. Negocie também prazos melhores para realizar os pagamentos, pois isso pode te ajudar no fluxo de caixa.

Considere também renegociar as tarifas com os bancos. Converse com o seu gerente e veja qual é a possibilidade de abaixá-las. Mas atenção: para fazer essa renegociação geralmente é preciso que sua loja esteja em dia com todos os pagamentos relacionados ao banco.

4º passo: automatize os processos da sua empresa

Evite utilizar vários sistemas para os diferentes setores do seu negócio. Atualmente há softwares de gestão no mercado que podem automatizar todos os processos da sua empresa, integrados em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que possibilita a gestão de todos as operações de forma unificada.

Dessa forma, você diminuirá o tempo gasto e seus custos, pois investirá em apenas uma ferramenta que centraliza todas as operações. Além disso, esses softwares permitem que você fique por dentro de todos os setores da sua loja, com gráficos e informações atualizadas de estoque, fluxo de caixa, número de vendas, entre outros. E no caso de uma rede de lojas, você ainda pode acessar as informações de todas as unidades em um único local, com visões consolidadas ou individuais de cada loja.

Ficou com alguma dúvida sobre como reduzir custos em sua empresa? Nos envie um comentário para que possamos te ajudar!

CTA - e-book Como promover a reducao de custos da minha empresa


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis