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A sua empresa faz uma previsão de demanda eficiente? Conhece os métodos mais usados?

Saiba que, hoje em dia, esse processo é fundamental em empresas de diversos setores e portes. Isso porque, um dos mais conhecidos dilemas dos gestores e donos de pequenos negócios em todas as partes do globo é o trade-off, que envolve a permanente luta contra o desabastecimento e a necessidade de investir o mínimo possível em estoques. 

Sabemos que é difícil saber com exatidão qual será a produção necessária para suprir a demanda no próximo mês, o que envolve recorrer à compra de matérias-primas e insumos em quantidade estimada, evitando rupturas de estoque.

Entretanto, por outro lado, um eventual exagero na compra de suprimentos também gera prejuízos à empresa, já que o controle de estoque tem um custo, além de que as mercadorias adquiridas representam dinheiro parado.

Quer aprender como realizar a previsão de demanda com assertividade milimétrica, evitando gastos desnecessários e também o risco de paralisar as atividades por falta de alguma matéria-prima? Confira no nosso artigo!

O Que É Previsão De Demanda?

A previsão de demanda é um processo usado para antecipar as necessidades futuras da aquisição de produtos ou serviços. Esse processo envolve a realização de uma análise de dados históricos, padrões de consumo, sazonalidade e tendências de mercado.

O objetivo é estimar de forma precisa a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores demandarão em um período específico. 

Para Que Serve A Previsão De Demanda?

previsão de demanda

A previsão de demanda serve como uma ferramenta para entender e possibilitar que a empresa se antecipe às necessidades futuras do mercado. 

Ao fazer uma avaliação do histórico de compras, comportamentos dos clientes, sazonalidades e tendências, é possível estimar com precisão a demanda por seus produtos ou serviços.

Com isso, a empresa consegue ter uma gestão eficiente de estoques, evitando excessos de estoque ou escassez, além de otimizar a produção e melhorar a eficiência operacional. 

Como Funciona A Previsão De Demanda?

A previsão de demanda funciona a partir da adoção de diferentes métodos para estimar a quantidade futura de produtos, que serão necessários.

Nesse sentido, essa análise precisa envolver diversas informações, como histórico de vendas, padrões sazonais, fatores econômicos e comportamentos de consumo, etc., como mencionamos anteriormente.

Os métodos de previsão de demanda também utilizam outras metodologias, como inovações tecnológicas, mudanças na legislação ou eventos sociais para melhorar a precisão das previsões. 

Qual A Importância Da Previsão De Demanda?

Adotar o método de previsão de demanda é importante para as organizações se anteciparem e responderem às necessidades do mercado de forma adequada. 

Ao obter estimativas precisas sobre a demanda futura, é possível otimizar seus processos operacionais, ajustar estratégias de produção e gerenciar os níveis de estoque de maneira efetiva.

Além disso, essa metodologia é importante também para reduzir o risco de excesso ou falta de mercadorias e também para desenvolver estratégias de marketing mais eficazes.

Quais Os Benefícios Da Previsão De Demanda?

Agora que você sabe qual a importância da previsão de demanda, vamos apresentar ainda outros benefícios dessa abordagem estratégica, confira:

  • Gestão eficiente de estoques;
  • Otimização de processos de produção;
  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Atendimento adequado da demanda;
  • Orienta o planejamento de marketing;
  • Facilidade de adaptação a mudanças nas preferências do consumidor;
  • Melhor alocação de recursos;
  • Decisões mais informadas.

Como Usar A Previsão De Demanda Na Logística?

A adoção de um método de previsão de demanda na logística pode ser usada para programar a produção de acordo com as necessidades previstas, reduzindo tempos de espera e garantindo que produtos estejam disponíveis quando necessários.

Além disso, a previsão de demanda também possibilita uma gestão dos fornecedores de maneira eficiente, já que essa estimativa prévia ajuda na negociação de contratos de compra mais vantajosos. Ela também permite que os negócios se adaptem a essas mudanças, ajustando suas estratégias logísticas conforme a necessidade.

Quem Faz A Mensuração E Previsão De Demanda?

De forma geral, a mensuração e previsão de demanda podem ser executadas pelos setores de operações, logística e planejamento estratégico

Além disso, se a empresa tiver profissionais dedicados à análise de dados, o ideal é que essa avaliação seja feita por essa equipe especializada, que utiliza diferentes métodos e ferramentas de software para analisar dados históricos, padrões de consumo e fatores de mercado. 

Somado a isso, é importante que haja uma colaboração entre diferentes setores, como vendas, marketing e produção para reunir informações qualitativas e insights práticos no processo de previsão. 

Previsão De Demanda É A Mesma Coisa Que Previsão De Vendas?

A resposta é não. Embora sejam abordagens relacionadas, a previsão de demanda e a previsão de vendas possuem finalidades diferentes.

A previsão de vendas foca somente na estimativa das quantidades de produtos que uma empresa espera vender em um período específico. 

Já a previsão de demanda possui uma ação mais abrangente, não somente relacionada à venda, mas também aspectos que influenciam a procura, como mudanças nas preferências do consumidor, sazonalidades, tendências de mercado e eventos externos. 

A Gestão Sob Encomenda Do Mundo Ideal

Se dependesse do gestor financeiro das empresas, um novo lápis só seria comprado quanto o atual estivesse em tamanho atômico. 

Da mesma forma, se dependesse dele, 100 unidades de matéria-prima só seriam adquiridas quando houvesse um pedido de 100 produtos por parte do cliente, o que garantiria sempre estoque zerado. 

Mas o mundo real não é assim. Tanto na produção em lotes (onde se produz quantidades ilimitadas de um mesmo produto) como na produção contínua (onde o produto é produzido sem interrupções, caso da indústria de bebidas), é preciso pensar previamente na quantidade de insumos que será necessária para manter a empresa ativa, em linha com os pedidos que vão chegando de forma irregular, flutuante e imprevisível.

Variáveis Envolvidas Na Previsão De Demanda

Pesquisas mostram que o comércio, por exemplo, perde até 3% de seu faturamento por falhas na gestão de estoque. Os gestores não podem adivinhar o que será necessário alocar por um determinado período. 

Entretanto, existem técnicas específicas que, se aplicadas por um software de gestão empresarial (ERP) de alta precisão em gerenciamento de estoques, poderão levar as aquisições a números muito próximos da demanda real. Essas técnicas levarão em conta questões como:

Variáveis Quantitativas

  • Evolução de vendas em períodos anteriores;
  • Variáveis diretamente ligadas às vendas (aumento de preços, aumento da fatia de mercado, etc.);
  • Variáveis indiretamente ligadas às vendas (renda do mercado consumidor, aumento na taxa de desemprego, índice de aquecimento da atividade econômica, etc.)

Variáveis Qualitativas

  • Opinião dos gestores e equipe de vendas;
  • Benchmarking com empresas do mesmo setor;
  • Pesquisas de mercado.

Técnicas De Controle E Previsão De Estoques

previsão de demanda

Uma das técnicas mais comuns para prever estoques é o Modelo Sazonal de Evolução do Consumo. Trata-se de um gráfico que analisa a série histórica de consumo, considerando as oscilações ao longo do ano. 

Este gráfico é composto por 3 linhas horizontais de referência, consumo efetivo máximo (50+25%), consumo efetivo mínimo (50-25%) e média (50).

Seria o caso de uma empresa que trabalhe com ventiladores. É evidente que nos meses de verão, o consumo sobe para bem acima dos 50, encostando ou até ultrapassando a linha máxima (50+25%). 

Entretanto, no inverno, as vendas sofrem uma queda brusca, rompendo a linha mínima (50-25%). Com base na análise contínua desse gráfico, ao longo dos meses, é possível ter uma visão bem clara do que você precisará comprar a cada mês.

Perceba, entretanto, que se trata de um gráfico não muito simples de ser feito, o que explica a necessidade de ter um software de gestão com módulo em gestão de estoques, que irá se encarregar de agregar seus dados de venda e fazer todos os cálculos necessários.

Estoque de Segurança

Estoque de segurança é uma quantidade mínima de insumos que a empresa deve dispor para não ocorrer desabastecimento. 

Este referencial leva em conta a demanda e a velocidade de reposição, duas variáveis que também são difíceis de serem calculadas de forma manual.

Ponto de Pedido

Trata-se do momento que, quando alcançado, provoca um pedido de compra. É o “estado da arte” em gestão de estoques. 

É a precisão milimétrica do timing de fazer um pedido, no tempo certo e na quantidade certa, evitando desperdícios ou riscos de ruptura. Calcula-se pela seguinte equação:

PP = Consumo médio x Tempo de Reposição + Estoque Mínimo, onde:

  • Consumo Médio: quantidade de produto consumido em um determinado período pela empresa, em seu processo produtivo.
  • Tempo de Reposição: tempo que se gasta desde a necessidade de adquirir um determinado insumo e a efetiva chegada dele ao estoque da empresa.
  • Estoque Mínimo: o mesmo que estoque de segurança. É uma espécie de margem de segurança para que a empresa possa se proteger de eventuais atrasos na entrega ou elevações repentinas de consumo.

A Automatização Dos Processos De Estoque Para Alcance Da Excelência Em Gestão E Redução De Custos

Conforme citado, é fácil perceber uma semelhança entre todos os itens anteriores: é humanamente impossível ser preciso nesses cálculos sem auxílio de uma solução em gerenciamento de estoques. 

Compreende por que, em um universo corporativo de extrema complexidade, não dá pra abrir mão da automatização de alguns processos?

A quem acha que um sistema de gestão (ERP) é coisa apenas para grandes empresas, vale lembrar que o modelo de fornecimento de soluções de TI chamado de SaaS (Software como Serviço) tornou mais democrático o acesso da tecnologia de ponta até às pequenas empresas. 

Isso porque estas aplicações são comercializadas por meio de assinatura, na qual o empresário paga uma mensalidade, na proporção dos módulos que queira utilizar.

Uma característica interessante é que o fato dos dados estarem hospedados em nuvem permite que o gestor tenha acesso a eles de qualquer lugar, bastando ter um celular com acesso à internet. 

Os mais modernos sistemas de gestão empresarial ainda integram todas as áreas da empresa, evitando desencontro de informações, podem ser integrados a plataforma de e-commerce e geram relatórios e gráficos de desempenho, o que garante ao empresário controle total sobre tudo o que está sendo feito na empresa, a baixo custo. Gestão de estoque é coisa séria. 

Quem ainda utiliza o feeling para movimentar a cadeia de suprimentos está fatalmente fadado à estagnação. O universo empresarial de alta competitividade não perdoa erros.

Como Fazer A Previsão De Demanda?

Para fazer a previsão de demanda, é preciso fazer uma análise cuidadosa de dados históricos de vendas, padrões sazonais, tendências de mercado e fatores externos que podem impactar a demanda futura. Use métodos estatísticos, como médias móveis, regressão e séries temporais para prever padrões de demanda. 

Utilize também a colaboração entre diferentes setores, como vendas, marketing e operações, a fim de obter avaliações qualitativas sobre mudanças nas preferências dos clientes e eventos que possam influenciar a demanda. 

Somado a isso, o uso de tecnologias, como softwares de gestão também pode aprimorar a precisão das previsões. Não deixe de fazer revisões periódicas e fazer ajustes baseados nas mudanças do mercado. 

Conclusão

A previsão de demanda ajuda as empresas a se antecipar às necessidades futuras do mercado. Por isso, usar esse método é crucial se a sua empresa deseja otimizar processos de produção, melhorar a eficiência operacional e possuir um adequado da demanda.

Para garantir a eficiência deste método, conte com sistemas de gestão, que garantem agilidade, precisão e eficiência. Conheça as soluções da ADV Tecnologia, desenvolvido para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços.


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