Reposição de estoque: veja as estratégias e ferramentas que otimizam

Toda indústria ou comércio onde o gerenciamento de compra e venda de produtos é presente, exige uma demanda pela reposição de estoque que influencia diretamente nos valores da receita. Mais do que um mero detalhe da produção, gerir estoques é essencial em todo negócio.

No artigo de hoje, a ADV Tecnologia conta com detalhes as principais estratégias para reposição eficiente do estoque, além de listar dicas de especialistas em gestão de produtos para a sua empresa. Quer saber mais? Então, confira logo na sequência!

Gestão de compras e estoque: por que precisam andar juntas?

O que é a reposição de estoque?

A reposição de estoque é um procedimento comum em indústrias ou empresas que lidam com abastecimento de produtos ou matérias-primas. Afinal de contas, nada como adquirir produtos em locais que repõem com frequência as mercadorias comercializadas.

Estudos da Universidade Estadual de São Paulo apontam para a tendência entre consumidores que buscam adquirir mercadorias contando com apelos sensoriais, dentre eles, o visual presente na reposição de gôndolas e estantes de produtos.

Quando a reposição de estoque é falha ou ausente, além da perda do público atento ao reabastecimento, o risco da falta de novas mercadorias é alto, oportunizando um cenário negativo para as novas vendas.

Faça uma demonstração gratuita

Como fazer a reposição de estoque?

Repor um estoque de indústrias ou comércios é uma atividade essencial para a saúde financeira destas empresas. Para que o público alvo tenha acesso à variedade de produtos e escolhas, a reposição do estoque deve ser eficiente.

Entretanto, para muitos gestores e empresários, a reposição de mercadorias é um verdadeiro desafio. Afinal de contas, caso aconteçam falhas recorrentes no setor, os resultados podem ameaçar os lucros e a rentabilidade empresarial.

Em um mercado a cada dia mais globalizado e com muitos fornecedores, gerir relacionamentos e reposições é uma das peças chaves para a conquista de ótimos resultados. Acompanhe as dicas que a ADV Tecnologia preparou para o seu negócio!

Veja também: Estoque impecável: 7 dicas para controlar o seu!

Quais os tipos de reposição de estoque?

Existem dois tipos de reposição de estoque: a reposição de estoque contínua e a reposição de fornecimento periódica. Cada uma destas opções atendem diferentes necessidades de uso e reabastecimento. Veja os detalhes sobre elas:

1. Reabastecimento contínuo

A reposição de estoque de maneira contínua busca uma maior rotatividade de mercadorias e baixo estoque. Em muitos casos, esta estratégia apresenta preços não tão competitivos, pois visa a compra de menores quantidades e maior fluxo. O ponto positivo, em todo caso, é que no reabastecimento contínuo os gastos com estoque são menores.

2. Reabastecimento periódico

A reposição de estoque periódica é realizada segundo a demanda de procura e venda. O maior risco desta estratégia são os picos repentinos de aquisição, o que pode ameaçar o estoque de mercadorias em um comércio.

Agora que você conhece os principais tipos de reposição de estoque, veja as dicas que a ADV Tecnologia preparou para a sua empresa. Lembre-se, tão importante quanto adquirir produtos em ótimos valores, gerir o estoque é um diferencial importante atualmente. Veja mais!

Previsão de demanda por consumo

Um dos erros mais frequentes em indústrias e comércios é quando os gestores ignoram a demanda de consumo. Prever o comportamento do público consumidor, é entender melhor os padrões de venda e consumo no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto?! Não deixe de ver também nosso post sobre previsão de demanda: como realizar e a importância para seu negócio!

Saiba quem é o seu público alvo

Conheça os hábitos e o consumo do seu público alvo. Além disso, saiba quem ele é, em característica como: gênero, idade, padrões de compras, poder aquisitivo e localização. Entender melhor estes pontos, auxilia a traçar estratégias de reposição de estoque mais assertivas, evitando desta maneira, compras desnecessárias ou perdas de mercadoria.

Opte por um sistema de estoque integrado

A relação que existe entre Indústria e Varejo vai além da produção de mercadorias e venda em empresas varejistas. Quando elas caminham lado a lado, diversos setores são beneficiados, bem como, o controle da reposição de estoques supridos.

Utilizar ferramentas como o Sistema ERP é uma ótima solução para empresários que visam maior controle de estoque de insumos, um planejamento eficiente das produções e distribuições, além da automação das forças de venda.

Qual o maior benefício do estoque de reposição?

A reposição do estoque eficiente soma diversos pontos positivos para as empresas que o administra. Entre os maiores benefícios, destacamos a possibilidade de gerir e determinar resultados com maior segurança. Pronto para colocar em prática o bom gerenciamento de estoque e reposição? Acompanhamos o seu processo de transição!

Gostou de conhecer as estratégias relacionadas à reposição de estoque? Então siga de olho nas novidades que a ADV Tecnologia prepara para a sua empresa aqui no blog. Além disso, envie o conteúdo para amigos e sócios interessados no assunto.

Demonstração Grátis