Sistema ERP para Indústria


Investir em um software de gestão de estoque é o primeiro passo para quem deseja ter um controle de estoque eficiente, integrado e organizado. 

Essa tecnologia tornou-se, nos últimos anos, indispensável em empresas de diferentes setores, visto que o estoque é uma área complexa que exige planejamento, monitoramento e agilidade.

A falta de um produto no estoque ou o excesso de estoque podem gerar prejuízos financeiros significativos para as empresas, como perda de produtos vencidos, perda de clientes e ineficiência operacional. 

Hoje em dia, o mercado oferece os mais diversos tipos de softwares de controle de estoque, que automatiza processos, centraliza informações e oferece um monitoramento preciso e eficiente. Vem com a gente e conheça os melhores softwares para controle de estoque!

O Que É Um Software De Controle De Estoque?

Software De Gestão De Estoque

O software de gestão de estoque é um sistema que integra e centraliza todos os processos que envolvem o armazenamento de produtos, desde a solicitação de pedidos até a entrega final do produto ao comprador. 

Essa tecnologia realiza o rastreio, gerenciamento e organização de produtos, incluindo os finalizados ou semi-fabricados, assim como insumos ou matérias-primas no estoque de uma empresa.

Ele automatiza as tarefas relacionadas ao controle de estoque, como entrada e saída de produtos, inventário, reposição de estoque e gerenciamento de pedidos, além de fornecer relatórios e análises que ajudam na tomada de decisões mais estratégicas sobre o estoque.

Quais São Os Principais Tipos De Estoque?

Existem os mais diversos tipos de estoque usados pelas empresas, atualmente. Entre eles estão o estoque mínimo, relacionado ao volume mínimo de um produto que deve ser armazenado para atender à demanda regular do mercado, prevenindo escassez.

Há também o estoque máximo, que é a quantidade máxima de mercadorias que devem ser mantidas no estoque por um determinado período, para evitar que os produtos fiquem parados no estoque, correndo o risco de ficarem obsoletos.

Existe ainda o estoque de antecipação, que é quando há a necessidade da empresa se preparar com itens adicionais para atender às demandas sazonais do seu mercado de atuação. Frequentemente usado em períodos que antecedem feriados, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc.

Outras metodologias de armazenamento são o estoque de ciclo, usado para atender à demanda regular dos clientes, calculado com base na demanda esperada e no tempo de reposição dos produtos, e o estoque de segurança.

Nesse caso, ele é utilizado para evitar a falta de produtos em caso de aumento inesperado da demanda ou atrasos na entrega dos fornecedores, calculado com base na variabilidade da demanda e no tempo de reposição dos produtos.

Qual A Importância De Um Sistema De Controle De Estoque?

O software de gestão de estoque é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam centralizar, integrar e automatizar os seus processos, garantindo uma melhor eficiência operacional.

Isso porque, o sistema fornece uma visão completa do estoque, incluindo quantidade, localização, data de validade e outros dados importantes, o que permite uma tomada de decisão mais informada sobre o estoque.

Somado a isso, o sistema pode ajudar a reduzir os custos com estoque, evitando excessos ou falta de produtos, pois essa solução monitora com precisão todas as entradas e saídas de produtos, baixa ou alta de mercadorias, etc.

Sem contar que, ao automatizar as tarefas relacionadas ao controle de estoque, os colaboradores podem se concentrar em atividades mais estratégicas. 

Quais As Principais Funcionalidades Do Software Controle De Estoque?

Os softwares de gestão de estoque oferecem as mais diversas funcionalidades e recursos, que tornam o gerenciamento de armazéns muito mais eficiente.

Confira os principais:

Curva ABC

A curva ABC é uma metodologia usada por diversos sistemas de gestão de estoque, que possibilita a classificação de cada mercadoria de acordo com sua importância e frequência de movimentação. A partir desse método, o sistema analisa as informações, as entradas e saídas, entendendo quais os itens com maior e menor saída. 

Visões Em Tela Única

O software de gestão de estoque também apresenta dados em tela única, auxiliando, assim, na visualização dos dados, que incluem recebimentos, saídas, movimentação, etc.

Além disso, ele também oferece relatórios detalhados, que permitem maior entendimento sobre os processos em andamento de todo o setor de estoque e dos demais departamentos envolvidos. 

Mapeamento Por Pedidos De Expedição

Outra funcionalidade é o mapeamento por pedidos de expedição, esse recurso analisa e separa os produtos a partir da localidade de expedição, levando em consideração a capacidade do estoque e das movimentações de mercadorias. Dessa forma, fica mais fácil elaborar um planejamento eficiente das operações. 

Solicitações Por Preparação Para Pedidos De Expedição

Ao analisar períodos específicos e mapeamento dos endereços de expedição, o software de gestão de estoque fornece insights para a distribuição dos itens em todo o armazém, garantindo um controle mais efetivo, evitando erros ou atrasos nas entregas. 

Registro De Entradas E Saídas

Como já mencionamos, uma das funcionalidades do sistema de estoque é o registro preciso de entradas e saídas, auxiliando na visualização do status de todos os produtos da companhia. Com isso, é mais fácil fazer um planejamento de compras mais efetivo, evitando falta ou excesso de produtos.

Análise De Perdas

O software de gestão de estoque também oferece recursos de análises de perda. Isso porque, esse sistema rastreia e acompanha, com detalhes, movimentações nos armazéns, garantindo um controle mais efetivo, reduzindo perdas de mercadoria. 

Quais As Melhores Opções De Software De Controle De Estoque?

Software De Gestão De Estoque

Um dos softwares de gestão de estoque mais eficientes do mercado é o ADV ERP, que ajuda a sua empresa a otimizar a administração do estoque. 

Essa solução garante a simplicidade na consulta de saldos de estoque, realiza a automação no controle de vendas, executa os balanços de estoque com facilidade, além de oferecer recursos de códigos equivalentes e muito mais.

Como Escolher O Melhor Software Para Controle De Estoque?

Para escolher o melhor software de gestão de estoque, é preciso levar em consideração uma série de critérios, que determinam a eficiência da tecnologia. 

O primeiro deles é analisar as soluções que mais combinam com as necessidades da sua empresa. Por isso, faça um levantamento de todos os aspectos operacionais que o sistema precisa atender.

Não deixe de considerar também o orçamento disponível para a contratação, que inclui os custos iniciais e recorrentes, licenças mensais ou anuais, taxas de suporte e atualizações, etc.

Outro ponto que merece atenção é o nível de escalabilidade do software de gestão de estoque. Esse quesito é importante, pois, em caso de expansão das operações, a solução precisa acompanhar essa evolução, sem deixar a desejar. 

Verifique ainda a simplicidade do sistema. Opte pelas soluções que possuam uma interface intuitiva e se o sistema tem uma boa integração com os processos operacionais da sua empresa. 

Na hora de escolher os melhores programas de controle de estoque, leve em consideração ainda as funcionalidades oferecidas pela tecnologia. 

Escolha sempre aqueles fornecedores que oferecem recursos que atendem às necessidades da sua operação ou que conseguem se adaptar aos processos internos da sua empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe qual a melhor opção de software de gestão de estoque é o ERP da ADV Tecnologia, uma solução que engloba as mais diversas particularidades da gestão de estoque, tornando sua operação ainda mais precisa e eficiente.

Entre em contato conosco e faça uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis