Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Não é nada fácil gerenciar o trabalho de uma equipe de vendas, ainda mais se for tudo feito manualmente. Para tentar contornar essa situação e agir de maneira mais eficiente, muitas empresas recorrem a uma automação de vendas, útil tanto para indústrias como para distribuidoras.

Se você tem interesse em saber mais sobre esse processo e como ele pode alavancar as suas vendas, a ADV Tecnologia te mostra alguns pontos importantes, sobre quais os tipos de automação e a importância de se ter o sistema.

O que é automação de vendas?

Esse sistema nada mais é do que uma forma de usar a tecnologia para automatizar os processos e atividades de uma equipe comercial. Por exemplo, o envio de e-mails, criação de tarefas automáticas, etc. É um método de automação de vendas que quando colocado em prática, consegue reduzir ou eliminar por completo uma ação que antes era realizada através do esforço manual.

Muitas pessoas pensam que esse sistema é uma forma de substituir o trabalho do vendedor. Pelo contrário, ela procura otimizar o trabalho já existente e de tarefas que não precisam de ação humana. Se tratando de vendas, é importante manter uma relação mais próxima com o cliente e deixar esse sistema trabalhar com ações mais repetitivas e burocráticas.

Como funciona a automação de vendas?

Para exemplificar, imagine que um cliente em potencial conhece sua empresa e se interessa pelo produto ou serviço. É comum que o vendedor entre em contato, tire as dúvidas e ofereça mais informação àquela pessoa. Porém, o consumidor diz que precisa avaliar melhor a oferta. Se passa alguns dias e o vendedor oferece uma proposta a esse cliente.

Agora imagine todo esse processo com uma excelente automação de vendas. O cliente, ao invés de entrar em contato direto com o vendedor, deixa o e-mail no site da empresa com a intenção de receber mais informações e ofertas sobre aquele produto.

O sistema de automação atribui um código de identificação a essa pessoa, as chamadas “pontuações”. Ao receber as informações, ele retorna ao site da empresa. Após algum tempo, com esses retornos, a pessoa aumenta sua pontuação no site até que o sistema identifica, e emite um alerta ao vendedor indicando que chegou o momento ideal de entrar em contato com esse potencial consumidor, pois a chance de efetuar uma venda é alta.

Ou seja, o software funciona tanto para ações internas da empresa como o envio de e-mails, criação de tarefas, como no momento de prospectar novos clientes e facilitar o trabalho do vendedor. Mas existe somente uma forma de trabalhar com a automação de vendas? Não e logo abaixo te mostramos quais os tipos e como eles funcionam.

Tipos de automação

Como o processo de venda possui diversas características, a automação pode ser parcial ou então totalmente implementada. Essa definição varia conforme a necessidade da empresa. Para evitar falhas na implementação desse sistema, procure ajuda de um profissional, que pode te indicar quais dos métodos a seguir se encaixa melhor na sua realidade:

1. No Touch

Trata-se de um sistema que permite o processamento dos pedidos dos clientes sem o contato humano. Ela processa e distribui os pedidos dos clientes para os departamentos responsáveis, sem precisar de um vendedor para intervir na operação.

Os pedidos são automatizados e podem ser enviados por e-mails ou até mesmo pelo sistema. Geralmente eles são atrelados aos sistemas dos fornecedores, tornando uma operação muito mais fácil e ágil.

Um exemplo desse tipo de automação de vendas são as lojas online, onde o cliente entra, escolhe o produto, efetua a compra e aguarda o recebimento. Tudo através do sistema e sem a ação de vendedores.

2. Low Touch

É um modelo onde pode haver pouca ou nenhuma interação de um humano. Por exemplo, nas lojas de e-commerce não se precisa de um vendedor, porém caso apareça uma dúvida por parte do consumidor, é normal que ela seja esclarecida por um humano através do chat no site ou por uma ligação, que pode ser feita à empresa.

Ou seja, não é um processo totalmente automatizado, mesmo que não se tenha tanto envolvimento por parte dos vendedores.

3. High Touch

É um processo que precisa da interação humana para concretizar a venda e se utiliza muito pouco da automação para realizar o atendimento. Geralmente é utilizada quando a comunicação com o cliente precisa ser personalizada ou então efetuada com frequência. Serve para empresas que trabalham com vendas complexas e ticket médio mais alto.

4. Field Sales

Considerada uma forma tradicional de fazer as vendas, onde o vendedor procura um cliente em potencial presencialmente para apresentar os produtos e serviços, negociar e concretizar a venda. Novamente, é utilizado por empresas que fazem vendas complexas, tem ticket médio elevado e que o negócio demora para ser fechado. Por isso, nesses casos é importante o contato presencial para criar uma base de confiança com o cliente em potencial.

Para que essa estratégia tenha maiores resultados positivos, é preciso contar com vendedores que conheçam bem as ofertas e que saibam se comunicar bem.

Se você quer saber mais sobre a escolha de sistemas, temos um post onde explicamos melhor sobre como escolher um sistema de gestão para sua empresa.

A importância e necessidade das automações de vendas

A qualidade no atendimento com certeza irá fazer suas vendas alavancarem e também fortalecer a presença da sua empresa no mercado. Existem inúmeros benefícios ao adotar uma automação de vendas, por exemplo, a redução de tempo e produção. Abaixo podemos acompanhar algumas dessas vantagens que ela oferece.

Otimização de tempo

Com um sistema de automação, é possível otimizar o tempo sem se perder com atividades repetitivas como preencher bancos de dados com informações dos potenciais clientes. Sendo assim, os vendedores têm mais tempo para investir em algo que não pode ser otimizado no momento, como o atendimento ao cliente.

Confira como um ERP pode te ajudar no atendimento ao cliente.

Redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

Assim que feita a implementação da automação de vendas, a redução no CAC acontecerá quase que naturalmente. Isso ocorre, pois como a empresa consegue dar uma atenção maior e de maneira mais eficiente ao atendimento ao cliente, se tem uma melhora na criação da lista de contatos com os clientes em potenciais. Ou seja, com uma base de contatos mais qualificada e otimizada, o vendedor tem mais oportunidades certeiras sobre o momento em que deve entrar em contato com o cliente.

Estratégias melhores desenvolvidas

Ter uma boa automação também é uma forma de garantir boas estratégias a empresa, porque a partir desse sistema, se tem uma maior facilidade em localizar e destacar clientes em potencial. É um processo que facilita na criação de ofertas e personalização de preços conforme o produto ou serviço oferecido.

Quer saber mais e como funciona os planos estratégicos? Confira nosso post onde explicamos detalhadamente sobre planos estratégicos e como desenvolver.

Como a automação de vendas pode colaborar nas indústrias e distribuidoras

Agora que sabemos como a automação de vendas é importante para uma empresa, precisamos saber de quais formas ela pode colaborar no dia a dia. A partir desse sistema, podemos ter o controle no envio e recebimento de e-mails, onde essa prática minimiza e muito o tempo da equipe responsável por fazer.

Outra forma que o sistema pode colaborar é na agilidade de geração de propostas. É notável que o uso permite que a empresa crie estratégias mais notáveis e assertivas que podem atingir o cliente de forma mais objetiva no momento da interação. Sendo assim, a chance de se concretizar uma venda é muito maior.

Então para aqueles que buscam um sistema para integrar na gestão da empresa e garantir uma boa automação, a notícia é boa. A ADV Tecnologia tem a oferecer o sistema ERP, desenvolvido para empresas que buscam uma gestão completa, que serve para otimizar os processos. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o sistema ERP para sua empresa.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis