Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Ter um controle de vendas pode mudar todo o cenário de lucro e faturamento de uma empresa. Se essa área do seu negócio está desorganizada, é o momento de parar e pensar em formas de mudar.

Neste artigo, vamos te dar dicas de como fazer uma gestão eficiente deste processo e como os resultados podem ser alavancados com essas mudanças.

O que é controle de vendas?

O controle de vendas nada mais é do que a abrangência de diversos e diferentes processos e setores dentro de uma empresa, visando aprimorar o fluxo de vendas.

Isso vai desde o recebimento de matéria-prima, passando por um processo comercial, acompanhamento do trabalho dos vendedores, até ao envio e recebimento pelo cliente.

De modo geral, fazer o acompanhamento e controle das vendas significa monitorar e registrar cada transição, além de monitorar a equipe, analisar dados e criar as estratégias que buscam uma melhora contínua dos resultados.

Então, quando todo o processo de um controle de vendas é feito com eficiência, se tem uma maior abertura para identificar os gargalos operacionais, além de oportunidades para aumentar seus lucros.

Qual a importância do controle de vendas?

Acompanhando todo o processo das vendas, é possível tomar algumas atitudes que podem levar ao aumento do faturamento, por exemplo, o engajamento da equipe comercial, a identificação dos melhores produtos, marketing para a captação de novos clientes, períodos de maior venda, etc.

Além disso, confira outros motivos que vão te convencer a investir em um bom controle de vendas:

Maior controle de estoque

Muitos podem não saber, mas manter um bom controle de estoque pode garantir a sua empresa que ela tenha a quantidade necessária das mercadorias, atendendo assim à demanda dos clientes. Também ajuda a evitar que alguns produtos fiquem parados, o que pode resultar em prejuízos.

Dessa forma, controlar suas vendas é facilitar a negociação com os fornecedores e se programar para épocas de alta de vendas.

Melhor controle financeiro

O controle de vendas, que junto do controle de fluxo de caixa, garante que a área financeira da organização fique sempre em dia.

Isso também se contarmos a previsibilidade do fluxo de caixa futuro, em que é possível saber quanto se tem de capital de giro para fazer investimentos que gerem mais resultados de vendas.

Confira também o post: Controle financeiro: como manter meu caixa no azul?

Planejamento a longo prazo

O controle de vendas também permite saber pontualmente quais produtos possuem mais apelo junto ao seu consumidor, e qual a melhor época de vendas. Com esses dados, é viável realizar um planejamento de compras e obter um retorno financeiro.

Isso pode se estender por todas as áreas da empresa, o que permite que o empresário se programe tanto para os cortes de gastos, quanto para a contratação de novos colaboradores ou acordos internos.

De modo geral, o controle de vendas garante deixar tudo mais previsível, evitando que apareçam imprevistos que deixem o caixa da empresa negativo.

Práticas para fazer um controle de vendas eficiente e completo

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o que é e por que é importante ter um bom controle de vendas, está na hora de mostrarmos algumas práticas.

Abaixo você confere com a ADV Tecnologia algumas delas:

1. Tenha um banco de dados dos clientes

Qualquer gestor precisa saber quem são seus clientes, sua frequência de compras e a quantidade que consome. Por isso, ter uma base de dados dos seus consumidores é imprescindível para um controle de vendas eficiente.

Além disso, esse tipo de administração pode ajudar na hora de fazer orçamentos personalizados, entrar em contato quando um cliente fica sem comprar e identificar quem são fidelizados.

2. Analise resultados para o controle de vendas

Para administrar uma área tão importante da empresa é preciso estar atento aos números! Sempre cheque, ao menos uma vez na semana, os resultados de seus vendedores, por exemplo. Desta forma, o gestor consegue ter uma noção de como está o ritmo da equipe e, caso esteja baixo, pensar em formas de melhorar. Sempre incentive seus colaboradores.

Além disso, é importante saber o custo de aquisição do seu cliente. Esse tipo de análise é necessária para um bom controle de vendas da sua empresa. Se para adquirir um cliente novo o valor tem sido alto, é preciso refletir em outras estratégias.

3. Faça uma boa comunicação com sua equipe

Ruído na comunicação pode acarretar diversos problemas na empresa e dentro de um departamento. Por isso,sempre converse com sua equipe e tenha uma frequência de reuniões.

Saber as principais dificuldades, discutir formas de melhorar os resultados e aumentar o faturamento da empresa é importante para qualquer negócio. Além disso, seus vendedores podem estar mais por dentro de algum processo e isso facilita na hora de planejar.

4. Registre suas vendas

Pode até parecer muito básico, mas a verdade é que muitos empreendedores não possuem registros de todos os dados de suas vendas. Há aqueles que armazenam as informações, mas de uma maneira desorganizada, tal qual improdutiva e até mesmo complexa.

É essencial que você registre todas as informações sobre as operações realizadas pela empresa, como os dados completos dos produtos, forma de pagamento, quantidade, informações dos cliente, ticket médio, etc.

Tendo esses dados em mãos, fica muito mais fácil de realizar o controle de vendas ideal, entendendo possíveis cenários de faturamento, sazonalidades, fornecedores e da gestão de estoque.

5. Defina metas

Fica um pouco difícil ter um controle de vendas se você não souber aonde quer chegar, não é mesmo? Por isso, fazer planos estratégicos bem estruturados, com metas e prazos, é primordial.

Lembre-se de que as metas precisam ser mensuráveis, objetivas e claras. Então comece analisando toda a situação do seu negócio, determine quais serão os pontos a serem melhorados, acompanhe as métricas de desempenho e saiba quais são os momentos certos para ajustar essas estratégias, para que seu objetivo seja alcançado.

6. Seja parte do time

Além de realizar os treinamentos da sua equipe, esteja presente na rotina dos seus colaboradores. Acompanhe os resultados, procure entender quais vendedores são destaque e quais são aqueles que precisam de ajuda para melhorar o desempenho.

Entenda também todo o fluxo das vendas e as necessidades do time durante as negociações. Dê e escute os feedbacks para aproximar a relação com seu time de vendedores e contribua para o crescimento profissional de todos.

7. Crie um mapa de fluxo de vendas

Deixe claro e definido para sua equipe quais são exatamente as etapas de venda de uma empresa. Dessa forma, é possível criar um padrão para o processo e saber como fazer o controle de vendas. Com um fluxo de vendas bem estruturado e organizado, todos saberão com clareza como devem agir.

Uma dica é incluir informações ou passo a passo da prospecção, apresentação da empresa, um modelo da proposta comercial, como agir no fechamento de um negócio e as possibilidades de um follow-up.

8. Faça gestão do estoque

Já imaginou o vendedor da sua empresa realizar uma venda de um produto que já nem tem mais no estoque? Ou pior, imagine se ele deixar de oferecer um produto porque no sistema consta que ele já está esgotado, mas, na verdade ele está parado lá no estoque?

Para evitar esse tipo de situação, ter um bom controle de estoque pode ser o diferencial para que seu controle de vendas seja efetivo. Por isso, fazer o registro de todas as movimentações de entrada e saída das compras, saber quais foram os produtos mais vendidos e entre outras ações, pode auxiliar na gestão.

Integre e centralize processos do seu estoque o ERP da ADV Tecnologia e torne a sua gestão mais eficiente e precisa

Veja uma demonstração gratuita!

 

Tenha um software de gestão para gerenciar suas vendas

Muitas empresas investiram e comprovaram que com o auxílio de um software de gestão o controle de vendas ficou ainda melhor. Um sistema irá auxiliar em todos os processos dessa área e ainda apontar riscos e oportunidades para o seu negócio, por exemplo.

Uma ferramenta como o ERP irá possibilitar o bloqueio de vendas para clientes inadimplentes, oferecerá relatórios gerenciais e ainda um histórico de seus consumidores, como últimas compras de determinado produto.

Então vimos que o controle de vendas pode trazer diversos benefícios a sua empresa, além de garantir que outros processos sejam realizados com mais assertividade. Colocando as dicas em prática, com certeza as coisas irão melhorar e os resultados positivos começarão a aparecer.

Se você gostou deste tipo de conteúdo, continue acessando nosso blog para mais informações e novidades. Até o próximo post!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis