Controle financeiro: como manter meu caixa no azul?

/, Noticias/Controle financeiro: como manter meu caixa no azul?

Dinheiro abala estruturas e resolve muitos problemas. Por isso, trabalhar para ter um controle financeiro impecável na sua empresa é imprescindível. Se todo mês, você fica com medo de saber se vai ficar no vermelho ou não, encontrou o material ideal!

Neste artigo, vamos dar dicas simples de como é possível manter seu caixa no azul. Fique tranquilo, porque nem tudo está perdido e é possível se organizar.

Curioso? Confira:

 

Conheça todas as despesas da empresa

O primeiro passo para um bom controle financeiro é saber quanto e com o quê a sua empresa gasta todos os meses ou semanas. Caso um negócio não tenha uma administração eficiente de custos mensais é possível que você esqueça de alguma conta, por exemplo.

Com a relação das despesas fixas, o gestor tem um planejamento melhor e consegue pensar em formas de otimizar os gastos. Pensando, por exemplo, onde é possível reduzir custo. 

Tenha em mente que cada empresa tem gastos específicos, no entanto, todas elas têm alguns custos em comum. Alguns deles são: contas de água e luz, aluguel, pagamento dos colaboradores e materiais de escritórios. Será que é possível fazer alguma economia?

 

Analise o fluxo de caixa frequentemente

Não deixe para analisar seu fluxo de caixa em dias de pagamento dos funcionários ou quando é preciso fazer uma grande compra. Um gestor que não está de olho na saúde financeira da empresa, provavelmente não tem controle financeiro algum. 

Ao fazer essa avaliação com frequência, você poderá acompanhar os passos do seu negócio. Além disso, essa análise mostrará ao empreendedor a hora certa de fazer um grande investimento e quando é preciso ficar em alerta, antes do seu caixa ficar no vermelho. 

 

Negocie sempre

Tenho certeza que seus clientes sempre pedem um desconto, certo? Ou qualquer tipo de negociação, não é mesmo? Por que não fazer o mesmo? Fale com seus fornecedores, tente algo vantajoso par ao seu negócio e o deles. 

Às vezes o mais barato ou o mais caro não é de melhor qualidade, por isso, faça uma análise de custo e benefício dos materiais e itens de compra, por exemplo. Procure capacitar sua equipe para fazer boas negociações também.  

 

Estabeleça uma reserva no seu controle financeiro

Se você tem um bom controle financeiro, esse item já deve funcionar muito bem na sua empresa. Imprevistos acontecem, mas podemos nos preparar para que os estragos sejam menores. Uma máquina quebrou, os custos com demissão e contratação foram além do previsto? Por isso, se o negócio conta com uma boa reserva, seu caixa não sofrerá alterações.

 

Em resumo, ao se planejar e seguir essas dicas simples no dia a dia da empresa, o resultado será positivo e interessante para o faturamento do seu negócio. A vida do empreendedor é um eterno aprendizado, por isso não deixe de acompanhar nossos conteúdos por aqui! 🙂 

Por | 2018-07-19T21:36:01+00:00 19/07/18|

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da ADV Tecnologia.

Ligue Agora: (11) 2261-4000 Fora do Estado de SP: 0800 818 2804