Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


O estoque cíclico é uma das metodologias usadas por empresas de diferentes setores para fazer a gestão eficiente dos níveis de inventário no sentido de garantir um equilíbrio entre a demanda dos clientes e os custos de manutenção de estoque. 

Essa abordagem envolve uma análise completa de dados e a contagem periódica e regular de todo o estoque disponível, facilitando, assim, a identificação de eventuais problemas como excesso de estoque, obsolescência de produtos e até furtos ou perdas.

Se você quer manter um controle preciso dos itens disponíveis em seus armazéns, a contagem cíclica de estoque pode ser uma alternativa eficiente. Confira nosso artigo!

O Que É Estoque Cíclico?

O estoque cíclico é uma metodologia que mantém parte do inventário de uma empresa reservada para atender às demandas regulares de venda durante um período específico. 

O objetivo é possibilitar uma compreensão periódica dos níveis necessários de estoque em um armazém para responder à demanda contínua de produtos, sem dificuldade. 

Quais As Modalidades De Inventário Cíclico?

Existem diversas modalidades utilizadas de inventário cíclicas, como as seguintes:

  • Por Amostragem: uma porcentagem dos itens é contada para avaliar a qualidade geral do estoque.
  • Por Movimentação de Itens: somente os produtos que foram movimentados em um período são contados, considerando que estão mais sujeitos a falhas devido ao manuseio.
  • Por Qualidade: foca na análise da qualidade de grupos de produtos, observando aspectos como estado físico, data de validade e contaminação ambiental.
  • Geográfico: a contagem ocorre em uma região específica do estoque, como áreas vazias, de reserva ou de picking, para melhor organização.
  • Por Produto: é feita a contagem de um grupo específico de mercadorias em todas as áreas do armazém.
  • Por Curva ABC: determina a periodicidade da contagem com base no giro do produto, contando itens de alta rotatividade mensalmente e itens de média e baixa rotatividade trimestralmente, intercalando as regras para obter uma gestão equilibrada do estoque.

Quais Os Benefícios Do Inventário Cíclico?

Ao contrário do processo anual de inventário, que demanda colaboração de praticamente todos os departamentos, o estoque cíclico pode ser integrado à rotina do armazém, evitando paralisação das atividades para uma contagem, por exemplo.

Dessa forma, esse tipo de estoque é uma alternativa mais econômica, além de ter um tempo reduzido nos processos de contagem, o que permite uma avaliação mais completa das inconsistências, favorecendo também as ações de correção.  

Quais As Diferenças Entre Estoque De Ciclo E Estoque De Segurança?

O estoque de ciclo, como mencionamos, está relacionado à quantidade de produtos necessária para atender à demanda durante um ciclo de reposição regular.

Enquanto isso, o estoque de segurança é, basicamente, uma reserva adicional de produtos mantida para proteger a empresa contra imprevistos, como atrasos de fornecedores ou flutuações inesperadas na demanda. 

Quais Os Tipos De Estoque?

Além do estoque cíclico que apresentamos ao longo do artigo, há outras metodologias usadas por empresas. Listamos as principais:

Estoque Consignado

No estoque consignado, a gestão de estoque é terceirizada para outra empresa, que armazena os produtos em seu espaço físico. Essa modalidade é muito usada quando a companhia não dispõe de espaço para armazenamento próprio.

Estoque De Antecipação

O estoque de antecipação é aquele em que a empresa abastece seus armazéns em períodos que antecedem datas de maior consumo de produtos, como feriados, por exemplo. Seu objetivo é atender às demandas sazonais ao manter em estoque itens adicionais para essas ocasiões. 

Estoque Inativo

O estoque inativo consiste em produtos que não têm demanda regular ou movimentação. Esses itens ficam armazenados sem serem vendidos ou utilizados com frequência, podendo se tornar obsoletos e resultar em prejuízos financeiros.

Estoque De Proteção

No estoque de proteção, a empresa mantém itens adicionais em seus armazéns para prevenir situações adversas que possam afetar o estoque da empresa, como atrasos na produção ou greves. 

Estoque De Segurança

O estoque de segurança é um método onde a empresa mantém itens necessários para garantir seu processo produtivo ou suas vendas. Seu objetivo é assegurar que a companhia consiga lidar com as demandas do mercado sem sofrer com a falta de produtos essenciais.

Estoque Máximo

O estoque máximo é a quantidade máxima de produtos que podem ser mantidos no estoque por um período determinado, evitando excessos e custos adicionais de armazenamento. 

Estoque Mínimo

Já o estoque mínimo estabelece uma quantidade mínima de produtos necessária para atender à demanda do mercado antes da reposição. Ele é determinado por meio da análise da demanda, tipo de mercadoria, cenário econômico e sazonalidades.

Estoque De Contingência

O estoque de contingência reserva produtos adicionais para que a empresa possa lidar com erros internos de operação, garantindo a continuidade das operações da empresa em situações de imprevistos.

Qual A Diferença Entre O Inventário Cíclico E O Inventário Geral?

O estoque cíclico e o inventário geral são métodos distintos em um processo de contagem de estoque. Para você entender, a metodologia cíclica realiza uma contagem regular e periódica de um de itens específicos do estoque, em intervalos frequentes, sem interromper as operações normais do armazém. 

Por outro lado, o inventário geral é uma contagem abrangente e detalhada de todo o estoque da empresa, geralmente realizada uma vez por ano ou em intervalos mais longos. 

Qual A Melhor Opção Entre Inventário Cíclico Ou Geral?

Para escolher a melhor opção entre estoque cíclico e geral deve levar em consideração, primeiramente, as necessidades operacionais da companhia. 

O estoque cíclico é um método indicado para empresas que buscam eficiência e economia, já que ela realiza contagens regulares sem interromper as operações. Já o inventário geral demanda mais tempo para a realização de análises detalhadas do estoque.

Por isso, antes de escolher entre o melhor método, é preciso analisar as características específicas da sua empresa, pois essa decisão deve considerar o equilíbrio entre eficiência e precisão.

Conclusão

O estoque cíclico é uma abordagem eficiente e econômica para manter a precisão do estoque ao longo do tempo, uma estratégia valiosa para garantir um uma gestão mais eficiente.

Mas se você quer garantir ainda mais efetividade nos processos de estoque e logística da sua empresa, conheça o software de controle de estoque da ADV Tecnologia, que pode auxiliar no gerenciamento dos seus armazéns. 

Com o nosso sistema, as empresas conseguem checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, minimizando erros de inversão de produtos ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues e muito mais. Acesse o nosso site e encontre a melhor solução para a gestão do seu estoque. Agende uma demonstração!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis