Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


A organização de estoque é um dos principais cuidados para garantir uma gestão eficiente de produtos em uma empresa; afinal, ela contribui para o controle de custos, otimização de processos e, claro, com a redução de desperdícios. 

Portanto, saber como fazer a organização de estoque é primordial para que a sua empresa garanta a disponibilização dos itens para atender as demandas do mercado a qualquer momento. Quer aprender como organizar estoque de maneira simples, prática e eficiente? Então, continue lendo o nosso artigo!

O Que É Organização De Estoque?

organização de estoque

A organização de estoque é um processo de gerenciamento e estruturação eficiente do armazenamento de mercadorias em uma empresa, a fim de garantir que não faltem produtos e também que não haja excesso de itens no estoque.

A organização do estoque envolve a classificação sistemática de mercadorias e o uso de metodologias de controle de estoque, que incluem sistemas de gestão, como ERP, códigos de barras, entre outros.

Quais Os Benefícios De Um Estoque Organizado?

Um estoque organizado proporciona uma série de vantagens para as operações comerciais de uma companhia. Um dos principais benefícios, sem dúvida, é a redução de riscos de erros, obsolescência e extravios, assegurando que os produtos certos estejam disponíveis para atender as demandas do mercado em qualquer momento.

Somado a isso, a organização de estoque contribui também para a otimização dos processos logísticos, minimizando o tempo gasto na localização de mercadorias. 

A organização eficiente do estoque auxilia na redução dos índices de obsolescência de produtos, já que permite um controle mais preciso dos prazos de validade.

Sem contar que o estoque organizado facilita o planejamento de compras, oferecendo uma compreensão clara das necessidades reais da empresa, o que reduz os custos operacionais, evitando também as compras desnecessárias.

Como Organizar Um Estoque?

organização de estoque

Organizar um estoque não é um “bicho de 7 cabeças”; a verdade é que você precisa seguir alguns critérios e procedimentos para que os galpões da sua empresa possam operar de maneira eficiente e precisa.

Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas e recomendações para organizar seus produtos corretamente e ter uma gestão de estoque muito mais eficaz. Confira:

Classifique E Cadastre Os Produtos

Para um controle de estoque preciso, a primeira regra é classificar e cadastrar os produtos armazenados. Dessa forma, é preciso atribuir códigos, categorias e descrições claras aos itens, pois esse cuidado facilita a identificação e localização das mercadorias, agilizando os processos operacionais.

Faça o Inventário

Realize também, de forma periódica, os inventários de estoque, pois isso garante a precisão dos registros de estoque. Esse procedimento realiza a conferência precisa dos resultados, comparando-os às quantidades informadas no controle.

Lembre-se que contar fisicamente as mercadorias e comparar com os dados do sistema ajuda a identificar divergências e evitar erros.

Defina Categorias

Nesse processo de organização de estoque, faça a definição de categorias de mercadorias, agrupando produtos similares para simplificar a gestão, a reposição e facilitar o controle de níveis de estoque.

Faça Giro de Estoque

Outro cuidado com a organização dos armazéns é fazer o monitoramento do giro de estoque, permitindo avaliar a rotatividade de produtos. Esse processo indica quantas vezes os itens foram vendidos durante um determinado período. Para você entender, se o giro de estoque é alto, quer dizer que os produtos estão sendo vendidos com rapidez. 

Já no caso de um índice baixo, significa que os itens estão demorando mais para serem vendidos. Com isso, é possível determinar a quantidade ideal de estoque. 

Demarque Entrada e Saída

Faça também um registro claro das entradas e saídas de produtos, pois isso permite a identificação de discrepâncias e a identificação de tendências, além de auxiliar em um planejamento de compras mais eficiente.

Analise a Necessidade do Público

Para fazer a organização de estoque, é preciso que a empresa entenda quais são as demandas e preferências dos clientes.

Isso permite que a sua empresa faça a seleção dos itens mais desejados, organizando aqueles que têm maior saída e aqueles que são vendidos com um espaçamento maior. A análise da necessidade do público permite ainda ajustar o inventário, conforme as expectativas do mercado.

Ofereça Treinamentos

Os treinamentos também são essenciais para organização de estoque, permitindo que os profissionais envolvidos entendam a rotina do setor, o funcionamento dos sistemas utilizados, os procedimentos de organização e também as práticas de controle de estoque. 

Busque Feedback de Fornecedores

Para o sucesso da organização do estoque, é essencial estabelecer uma comunicação eficaz com fornecedores, pois essa interação permite insights sobre prazos de entrega, qualidade dos produtos e possíveis melhorias na cadeia de suprimentos, contribuindo para uma gestão mais eficiente.

Conheça a Sazonalidade de Seus Produtos

Nesse processo, compreender a sazonalidade dos produtos comercializados pela sua empresa é essencial. Esse cuidado auxilia na antecipação das variações na demanda, permitindo o ajuste dos níveis de estoque de acordo com as flutuações sazonais, evitando excessos ou escassez de produtos.

Use um Sistema de Controle de Estoque

Um dos cuidados mais importantes, hoje em dia, para ter um estoque organização é a adoção de um software de controle de estoque, um sistema que proporciona uma gestão mais eficiente. 

Esse tipo de ferramenta oferece as mais diversas funcionalidades, que facilitam o monitoramento em tempo real de entradas e saídas de produtos, na geração de relatórios precisos e na simplificação de processos internos.

Conclusão

Com as nossas dicas e orientações, você conseguirá realizar a organização do estoque de forma eficiente. Mas lembre-se que a tecnologia é uma grande aliada para manter os armazéns organizados. 

Uma das melhores soluções do mercado é o software de controle de estoque da ADV Tecnologia, que auxilia na gestão de seu estoque, de produtos para revenda, mercadorias acabadas e matérias-primas, etc.

O sistema de controle de estoque possibilita checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, para minimizar erros de inversão de produtos, ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues e muito mais. Acesse o nosso site e encontre a melhor solução para a gestão do seu estoque.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis