Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Está em dúvida sobre qual o melhor sistema de gestão para a sua empresa: ERP verticalizado ou horizontal? Ambas opções possuem características, funcionalidades e objetivos diferentes. A principal diferença entre eles está, justamente, na sua abordagem em relação à especialização setorial. 

O ERP verticalizado é projetado para atender às necessidades específicas de um setor ou indústria particular, adaptando-se às necessidades únicas do setor. Enquanto isso, o ERP horizontal é mais generalizado, podendo ser usado para os mais diferentes segmentos. Quer entender como escolher a opção ideal para a sua empresa? Então, leia o nosso artigo!

O Que É ERP?

erp verticalizado

ERP, em português, quer dizer “Planejamento de Recursos Empresariais”, um sistema integrado de gestão que auxilia as empresas a controlar e coordenar suas operações e processos em tempo real.

Esse sistema foi desenvolvido para integrar diversas funções e setores de uma empresa, como finanças, contabilidade, recursos humanos, gestão de estoque, compras, vendas, etc.

Ao fazer a integração de processos em um sistema único, é possível melhorar a eficiência operacional, otimizar tarefas, reduzir redundâncias de dados e tornar as tomadas de decisões mais precisas. 

Como Funciona Um Sistema ERP?

Um sistema ERP opera a partir da integração de diferentes processos e setores de uma empresa em um único sistema. Essa tecnologia usa um banco de dados centralizado para armazenar e gerenciar informações e processos relacionados a diversas áreas. Seus módulos são conectados, o que possibilita uma comunicação eficiente entre os diferentes setores de uma empresa. 

Além disso, essa tecnologia permite o acesso às informações em tempo real e também automatiza processos e tarefas variadas.

O Que É ERP Verticalizado?

O ERP verticalizado é um sistema projetado para atender às necessidades específicas de um setor ou indústria vertical específica. Diferente dos sistemas ERP tradicionais projetados para serem aplicáveis a diversas de maneira ampla, o ERP verticalizado é mais especializado e personalizado para atender às demandas particulares de um setor específico.

Esse sistema inclui recursos essenciais para as operações e requisitos regulatórios do setor, como módulos especializados, relatórios específicos e adaptações para processos únicos.

Quando O ERP É Verticalizado?

Um sistema ERP verticalizado tem essa característica quando é projetado e personalizado para atender às necessidades específicas de uma indústria ou setor vertical específico, como mencionamos.

Sendo assim, ele é caracterizado pela alta adaptação para as particularidades e requisitos exclusivos de um determinado ramo de negócios, que inclui recursos e módulos, modificados para atender às demandas específicas.

O ERP verticalizado possibilita que as empresas utilizem a tecnologia não apenas no que se refere aos aspectos gerais da gestão empresarial, mas também de uma forma mais específica.

O Que É Um ERP Horizontal?

O ERP horizontal, por outro lado, é projetado para ser mais genérico e abrangente, atendendo a uma variedade de setores e tipos de negócios. Diferente do ERP verticalizado, que é customizado para atender às necessidades específicas de uma indústria ou setor, o método horizontal é mais generalizado, fornecendo uma solução que pode ser usada em variados contextos.

Os sistemas possuem módulos padronizados, que abrangem diversas áreas, como contabilidade, recursos humanos, compras, vendas, gestão de estoque e outros processos essenciais, sendo mais flexíveis.

Quais Os Principais Tipos De Sistema ERP Usados?

Além do ERP verticalizado, as empresas podem contar com outros tipos de sistemas ERP. Confira os mais usados, atualmente:

Verticalizado

Um ERP verticalizado, como já explicamos, é desenvolvido para atender às necessidades específicas de um setor ou indústria vertical específica, como manufatura, saúde, varejo, etc., como mencionamos. Esse sistema é especializado para fornecer recursos adaptados aos requisitos exclusivos desse setor.

Legado

O sistema ERP legado é uma solução mais antiga implementada em organizações, no passado. Esse tipo de ERP é baseado em tecnologias mais antigas e podem ter limitações no que se refere à flexibilidade e capacidade de integração com tecnologias mais recentes.

Backoffice

O ERP backoffice atua, principalmente, em operações internas e processos de gestão empresarial, como finanças, recursos humanos, contabilidade, etc. 

Engessado

Um sistema ERP engessado tem pouca flexibilidade ou capacidade de adaptação a mudanças, sendo considerado um software rígido,  que não se ajusta facilmente a novos requisitos ou evoluções nos processos empresariais. 

Em Nuvem

Os sistemas ERP em nuvem são soluções que hospedam dados e processos em servidores na nuvem, possibilitando, assim, acesso remoto, atualizações automáticas e redução da necessidade de infraestrutura local. Entre as suas principais vantagens estão a escalabilidade e flexibilidade.

Quais As Principais Funcionalidades De Um Sistema ERP?

erp verticalizado

Os sistemas ERP oferecem os mais diversos recursos, como módulos para contabilidade e finanças, que possibilitam o controle de transações, relatórios financeiros e conformidade fiscal. 

Além disso, ele também tem funcionalidades na área de recursos humanos, que incluem a gestão de dados de colaboradores até folha de pagamento e avaliação de desempenho, etc.

Esse sistema possui recursos para a gestão de estoque e logística, facilitando o acompanhamento e otimização de processos.  As áreas de vendas e CRM também podem se beneficiar com esse sistema, já que ele oferece rastreamento de leads, automação de vendas e suporte ao cliente. 

O ERP também tem soluções para o setor de compras, gestão de fornecedores, planejamento, controle de qualidade e otimização de recursos no setor de produção, além de ferramentas de Business Intelligence.

Que Tipo De Software ERP Deve Escolher?

A escolha do tipo de software ERP deve levar em consideração uma série de aspectos, como as necessidades específicas da sua empresa e os objetivos de negócios.

Ao optar pelo ERP verticalizado, horizontal ou outros métodos, considere também o tamanho da sua empresa, pois companhias de pequeno, médio e grande porte podem ter necessidades diferentes em termos de escalabilidade e recursos. Avalie a flexibilidade e personalização do software ERP, pois é preciso que ele atenda aos processos específicos da sua empresa.

Considere ainda a facilidade de integração do ERP com outros sistemas usados na sua empresa. Claro que o custo total de implantação e utilização deve ser avaliado, assim como a reputação do fornecedor.  

Outro critério a ser avaliado refere-se ao suporte técnico e treinamento, pois esses aspectos são essenciais para o sucesso da implementação.

Analise também a interface e a experiência do usuário do sistema ERP, pois isso melhora a eficiência operacional. A escalabilidade também deve ser considerada, principalmente, se pretende expandir suas operações no futuro.

Ao considerar esses fatores, certamente, você escolherá o melhor software ERP que atenda às necessidades específicas da sua empresa e que contribua para o sucesso dos seus objetivos de negócios.

Conclusão

Quer adotar o melhor ERP verticalizado ou horizontal para a sua empresa? Saiba que a ADV Tecnologia tem a solução certa para a sua empresa. Entre em contato conosco e faça uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis