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Você sabe quais são os principais indicadores de estoque que precisa ficar de olho na sua empresa? Para que a estratégia logística de um negócio realmente funcione, o processo precisa começar com uma gestão de estoque extremamente eficiente para garantir a disponibilidade adequada de produtos, minimizar custos e maximizar a eficiência operacional. 

Os indicadores de estoque auxiliam na compreensão precisa da situação real do estoque, permitindo uma tomada de decisão mais segura. Quer tornar os seus processos logísticos mais otimizados? Então, continue lendo o nosso artigo e conheça os principais KPIs de estoque

O Que São Indicadores De Estoque?

Os indicadores de estoque são medidas quantitativas e qualitativas que oferecem uma melhor compreensão sobre o desempenho da gestão de estoque de uma empresa.

O conhecimento dessas  KPIs de estoque permitem um controle mais preciso das mercadorias e um acompanhamento mais próximo e detalhado dos resultados. 

Quanto mais detalhada e eficiente for essa gestão, maior será o entendimento da capacidade operacional do negócio, facilitando o controle da armazenagem.

Qual A Importância De Acompanhar Os Indicadores?

Acompanhar os indicadores de estoque é um cuidado importante em razão dos mais diversos aspectos. Confira os principais:

Processos Logísticos Mais Otimizados

Conhecer as principais métricas de estoque permite identificar falhas e oportunidades de melhoria na cadeia de suprimentos, o que resulta em maior eficiência e redução de custos relacionados aos processos de armazenamento e logística.

Maior Segurança Em Uma Venda

Outra vantagem desse monitoramento contínuo dos KPIs de estoque, sem dúvida, é a  segurança em vendas.Isso porque, com isso, é possível prevenir problemas de qualidade e entrega, garantindo a preservação da reputação da empresa e garantindo transações seguras para os clientes.

Tomada De Decisão Mais Embasadas

Conhecer os indicadores de estoque também fornece uma base sólida para decisões estratégicas, já que a sua empresa utiliza dados precisos e concretos sobre desempenho operacional, financeiro e de atendimento ao cliente.

Atendimento Eficaz

Outra vantagem é a possibilidade de oferecer aos clientes um atendimento mais eficaz, permitindo identificar áreas de melhoria na experiência do consumidor, proporcionando um serviço mais ágil e personalizado, o que pode levar a uma maior satisfação e fidelização dos clientes.

Indicadores De Estoque Mais Importantes

Para um controle de estoque mais eficiente, confira os principais indicadores que devem ser monitorados constantemente pela sua equipe. 

Número De Produtos

Um indicador bem simples, mas altamente necessário para a adequada gestão de um estoque é o número de produtos disponíveis. Esse dado é importante para que se mantenha um controle eficiente sobre o quanto ainda resta no estoque ou o que está em excesso. 

Calcula-se a quantidade de produtos ao fazer a contagem do inventário de estoque para analisar o que pode ser utilizado para a venda. 

Sua avaliação depende da previsão de vendas, mas a lógica é simples: quanto mais alta for essa previsão, maior deve ser o número de produtos disponíveis para garantir que não haja desabastecimento.

Cobertura De Estoque

O número de produtos em estoque e os dados de vendas podem, inclusive, ser usados para gerar um novo indicador: a cobertura de estoque. Esse índice serve, basicamente, para indicar quanto tempo o estoque consegue, em média, manter o negócio abastecido. 

Para isso, seu cálculo é dado por: número de produtos / média de vendas. A média de vendas, por sua vez, é dada por: total de vendas / número de dias. 

Imagine, por exemplo, que um negócio realizou 100 vendas de determinado produto em 10 dias. Assim, sua média de vendas é de 10 produtos por dia. Agora imagine que o estoque está em um nível de 270 itens. Com isso, a cobertura de estoque é de 27 dias.

Giro De Estoque

O giro de estoque é um dos indicadores mais importantes para a gestão porque ajuda a identificar se um produto ou um lote está encalhado, ou não. 

Esse índice identifica, basicamente, se os itens foram vendidos e renovados em um certo período ou se eles estão há muito tempo na prateleira. 

Para calculá-lo, basta fazer a seguinte conta: total de vendas / média de estoque. Já a média de estoque é dada por: estoque inicial + estoque final / 2.

Imagine, por exemplo, que um determinado estoque possui 200 unidades do produto X. Ao longo de um mês foram vendidas 150 unidades e, com isso, 50 novas unidades foram adquiridas com o fornecedor. 

No fim do mês, o resultado é de 150 vendas e estoque final de 100 unidades. Com isso, a média do estoque é de 150 unidades e o giro de estoque é 1, o que significa que nesse período todo o estoque foi renovado uma vez.

Tempo De Reposição

Entender o tempo de reposição, pois gerir o estoque efetivamente implica em abastecê-lo conforme as demandas específicas do negócio. Esse índice mostra quanto tempo é necessário para que um determinado item chegue ao estoque e esteja disponível para a venda.

Para calculá-lo, é preciso levar em consideração o tempo de aquisição e transporte do fornecedor ou o tempo de produção da empresa, se aplicável. Também é preciso levar em conta o tempo necessário para que o item seja devidamente cadastrado e se torne disponível para venda.

Por exemplo, suponhamos que um item leve 9 dias para ser entregue pelo fornecedor e mais 48 horas para ser processado e cadastrado no estoque. Nesse caso, o tempo de reposição total seria de 11 dias, não apenas 9.

Em outro cenário, se o período de produção na empresa for de 3 dias e levar apenas um dia para entrar no estoque, o tempo total de reposição seria, portanto, de 4 dias.

Quanto menor esse indicador for, menor é o tamanho necessário do estoque da empresa, já que ele poderá ser reposto rapidamente.

Ponto De Pedido

Já o indicador de ponto de pedido serve para orientar a gestão de estoque sobre quando é necessário realizar um novo pedido ao fornecedor de modo a impedir o desabastecimento. 

Com isso, seu cálculo é dado por: consumo médio x tempo de reposição x estoque de segurança. Imagine que o tempo de reposição de um item é de 30 dias, por ser importado, e que seu consumo médio diário é de 20 unidades. 

Assim, utilizando um fator de segurança de 1,2 (20%), o ponto de pedido é de 720 unidades, ou seja, quando atingir esta quantidade, é necessário iniciar o processo de compras para não faltar esta mercadoria no estoque até o recebimento deste pedido.

Taxa De Retorno

Outro indicador que precisa ser considerado é a taxa de retorno ao estoque, ou seja, a quantidade de produtos vendidos, efetivamente saindo do estoque, mas que, por algum motivo, retornam devido à logística reversa. 

Esse indicador pode ser calculado pela seguinte relação: (número de itens retornados / número de itens vendidos) x 100. Imagine, por exemplo, que um e-commerce vende 1.000 itens em uma semana. Desses, 50 acabaram retornando devido a trocas ou avarias. Com isso, a taxa de retorno é de 5% no período. 

O ideal é que esse indicador seja o mais próximo de zero possível, já que todo retorno implica em custos logísticos extras para a empresa. 

E é preciso acompanhar de perto esse número, já que alguns desses produtos poderão integrar novamente o estoque, o que impacta no dimensionamento correto. Com esses indicadores já é possível otimizar a gestão desse setor tão importante para o sucesso da empresa.

Ruptura De Estoque

A ruptura é um indicador de estoque que auxilia no controle eficaz das mercadorias em uma empresa. 

Essa métrica permite planejar estrategicamente as compras para garantir que não haja interrupções nas vendas devido à falta de produtos disponíveis. 

Para calcular esse indicador, a fórmula é a seguinte:

ruptura de estoque = (produtos em falta / total de produtos da loja) x 100. 

On Shelf Availability (Osa)

O On Shelf Availability (Osa) é um dos indicadores de estoque que apresenta a disponibilidade de um item com base no histórico e na projeção de vendas individuais. 

Esse indicador identifica as razões para a falta do produto e seu impacto financeiro, permitindo a definição de estratégias para evitar interrupções nas vendas.

Perdas de Estoque

As perdas de estoque é um dos indicadores de estoque que representam um desafio significativo para os gestores, pois resultam em custos elevados que afetam o faturamento da empresa. 

Para calcular, é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre os produtos armazenados incorretamente, os índices de excesso de mercadorias nas prateleiras e danos durante a movimentação. O objetivo é identificar e corrigir esses erros para reduzir as perdas e evitar prejuízos.

Capacidade de Estoque

A capacidade de estoque é um dos indicadores de estoque cuja finalidade é determinar a capacidade máxima do espaço físico disponível para armazenar produtos. 

Para calculá-lo, é necessário contar as prateleiras e os locais de armazenamento utilizados e disponíveis. 

Saiba que manter o espaço de armazenamento ocupado entre 80% e 90% é um índice ideal para facilitar a movimentação de mercadorias.

Satisfação do Cliente

A satisfação do cliente é um KPI de estoque diretamente impactado pelo desempenho da empresa em relação ao estoque. 

Enviar os pedidos corretos e dentro do prazo estabelecido é fundamental para garantir a fidelidade do cliente e promover uma imagem positiva da marca.

Quebra de Vendas

Um dos indicadores de estoque que não podem ser esquecidos é a quebra de vendas, que analisa a porcentagem de vendas não realizadas devido à falta de produtos e ajuda a identificar os valores perdidos devido a itens em falta. Além disso, a quebra de vendas alerta para a insatisfação do cliente causada por prateleiras vazias.

Custos de Retenção

Os custos de retenção são indicadores de estoque que incluem os gastos associados ao armazenamento e manutenção de estoque não vendido, bem como os custos de produtos danificados ou inutilizados. Avaliar esses custos ajuda a determinar a eficiência do espaço de armazenamento.

Índice de Qualidade do Fornecedor

A avaliação do desempenho dos fornecedores é um dos indicadores de estoque usados para garantir a qualidade e a pontualidade das entregas. Identificar problemas recorrentes permite que os gestores tomem medidas corretivas de forma rápida e eficaz.

Com Que Frequência Os Kpis De Estoque Devem Ser Revisados?

Para uma gestão de armazéns eficiente, adotar uma rotina de revisões periódicas dos indicadores do estoque é essencial, principalmente, porque você consegue controlar a situação dos armazéns e promover ajustes, sempre que necessário. 

Há empresa que revisa os indicadores de estoque trimestralmente, mas há empresas que preferem ficar de olho nos todos os meses.Por isso, essa frequência deve ser definida a partir das necessidades operacionais da sua empresa e do perfil do seu negócio e clientes. 

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os indicadores de estoque que devem ser acompanhados de perto, saiba que os sistemas de gestão de estoque também te auxiliam no gerenciamento dos seus armazéns.

Esses sistemas oferecem uma variedade de recursos, desde o rastreamento de inventário em tempo real até a previsão de demanda e a automação de processos de reabastecimento e muito mais.Conheça o software de controle de estoque da ADV Tecnologia, que pode auxiliar no gerenciamento dos seus armazéns. 

Com o nosso sistema, as empresas conseguem checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, minimizando erros de inversão de produtos ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues e muito mais. Acesse o nosso site e encontre a melhor solução para a gestão do seu estoque. Agende uma demonstração!


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