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Principais indicadores para uma gest√£o de estoque eficiente e como calcul√°-los

Principais indicadores para uma gest√£o de estoque eficiente e como calcul√°-los

Para que a estratégia logística de um negócio realmente funcione, o processo precisa começar com uma gestão de estoque extremamente eficiente. E é para ajudar nessa missão que surgem os indicadores, mostrando a real situação do estoque a fim de favorecer a tomada de decisão. Mas quais são os principais indicadores para lidar com esse setor e como calculá-los para tornar a gestão de estoque ainda mais eficiente? Quer saber? Então continue acompanhando nosso post de hoje:

N√ļmero de produtos

Um indicador bem simples, mas altamente necess√°rio para a adequada gest√£o de um estoque √© o n√ļmero de produtos dispon√≠veis. Esse dado √© importante para que se mantenha um controle eficiente sobre o quanto ainda resta no estoque ou o que est√° em excesso. Calcula-se a quantidade de produtos simplesmente fazendo a contagem do invent√°rio de estoque¬†para ver o que pode ser utilizado para a venda. Sua avalia√ß√£o depende da previs√£o de vendas, mas a l√≥gica √© simples: quanto mais alta for essa previs√£o, maior deve ser o n√ļmero de produtos dispon√≠veis para garantir que n√£o haja¬†desabastecimento.

Cobertura de estoque

O n√ļmero de produtos em estoque e os dados de vendas podem, inclusive, ser usados para gerar um novo indicador: a cobertura de estoque. Esse √≠ndice serve basicamente para indicar quanto tempo o estoque consegue, em m√©dia, manter o neg√≥cio abastecido. Para isso, seu c√°lculo √© dado por: n√ļmero de produtos / m√©dia de vendas. A m√©dia de vendas, por sua vez, √© dada por: total de vendas / n√ļmero de dias. Imagine, por exemplo, que um neg√≥cio realizou 100 vendas de determinado produto em 10 dias. Assim, sua m√©dia de vendas √© de 10 produtos por dia. Agora imagine que o estoque est√° em um n√≠vel de 270 itens. Com isso, a cobertura de estoque √© de 27 dias!

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Giro de estoque

O giro de estoque é um dos indicadores mais importantes para a gestão porque ajuda a identificar se um produto ou um lote está encalhado ou não. Esse índice identifica, basicamente, se os itens forem vendidos e renovados dentro de um certo período ou se eles estão há muito tempo na prateleira. Para calculá-lo, basta fazer a seguinte conta: total de vendas / média de estoque. Já a média de estoque é dada por: estoque inicial + estoque final / 2.

Imagine, por exemplo, que um determinado estoque possui 200 unidades do produto X. Ao longo de um mês são vendidas 150 unidades e, com isso, 50 novas unidades foram adquiridas com o fornecedor. No fim do mês, o resultado é de 150 vendas e estoque final de 100 unidades. Com isso, a média do estoque é de 150 unidades e o giro de estoque é 1, o que significa que nesse período todo o estoque foi renovado uma vez.

Tempo de reposição

Como gerir o estoque também significa abastecê-lo conforme as necessidades específicas do negócio, é muito importante conhecer o indicador chamado de tempo de reposição. Esse índice mostra quanto tempo é necessário para que um determinado item chegue ao estoque e esteja disponível para a venda. Para calculá-lo, é preciso levar em consideração o tempo de aquisição e transporte do fornecedor ou o tempo de produção da empresa, se aplicável. Também é preciso levar em conta o tempo necessário para que o item seja devidamente cadastrado e se torne disponível para venda.

Imagine, por exemplo, que um item demora 9 dias para ser entregue pelo fornecedor e mais 48 horas para entrar e ser cadastrado no estoque. Assim, seu tempo de reposição é de 11 dias e não de apenas 9! Já se o período para a produção na empresa é de 3 dias e o tempo para entrar no estoque é de um dia, o tempo de reposição é, consequentemente, de 4 dias. Quanto menor esse indicador for, menor é o tamanho necessário do estoque da empresa, já que ele poderá ser reposto rapidamente.

 Ponto de pedido

Já o indicador de ponto de pedido serve para orientar a gestão de estoque sobre quando é necessário realizar um novo pedido ao fornecedor de modo a impedir o desabastecimento. Com isso, seu cálculo é dado por: consumo médio x tempo de reposição x estoque de segurança. Imagine que o tempo de reposição de um item é de 30 dias, por ser importado, e que seu consumo médio diário é de 20 unidades. Assim, utilizando um fator de segurança de 1,2 (20%), o ponto de pedido é de 720 unidades, ou seja, quando atingir esta quantidade, é necessário iniciar o processo de compras para que não falte esta mercadoria no estoque até o recebimento deste pedido.

Taxa de retorno

Outro indicador que precisa ser considerado √© a taxa de retorno ao estoque, ou seja, a quantidade de produtos que s√£o vendidos, efetivamente saindo do estoque, mas que, por algum motivo, retornam devido √† log√≠stica reversa. Esse indicador pode ser calculado pela seguinte rela√ß√£o: (n√ļmero de itens retornados / n√ļmero de itens vendidos) x 100. Imagine, por exemplo, que um e-commerce vende 1.000 itens em uma semana. Desses, 50 acabaram retornando devido a trocas ou avarias. Com isso, a taxa de retorno √© de 5% no per√≠odo. O ideal √© que esse indicador seja o mais pr√≥ximo de zero poss√≠vel, j√° que todo retorno implica em custos log√≠sticos extras para a empresa. E √© preciso acompanhar de perto esse n√ļmero, j√° que alguns desses produtos poder√£o integrar novamente o estoque, o que impacta no dimensionamento correto.

Com esses indicadores já é possível otimizar a gestão desse setor tão importante para o sucesso da empresa. Então o que ainda está esperando para fazer suas contas? Quais os indicadores que você usa atualmente em sua gestão? Não deixe de comentar e nos contar sobre suas experiências!

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