Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Quer aprender como montar um distribuidor? As pessoas que trabalham no segmento industrial sabem que até mesmo os melhores produtos não resistem ao mercado se não houver uma estratégia de distribuição eficaz.

Isso porque, é necessário garantir que as mercadorias cheguem ao público-alvo e que estejam sempre acessíveis nos canais certos e na quantidade certa.

Por isso, uma distribuidora pode ser uma excelente alternativa para quem quer se tornar um empresário ou empreendedor, com possibilidade de bons lucros, risco baixo e que não exige muito conhecimento sobre vendas. 

No entanto, para criar este tipo de empresa, é preciso considerar alguns aspectos importantes, incluindo a contratação de tecnologias para viabilizar o empreendimento e tornar os processos mais eficientes. 

Leia o nosso artigo e aprenda como montar um distribuidor com tudo que você precisa. Confira!

Como Funciona Uma Distribuidora?

As distribuidoras funcionam a partir de compras de produtos dos fabricantes em grande quantidade. Neste caso, elas são responsáveis por todo o processo de venda e logística para seus clientes que, em sua maioria, são de pequeno porte. 

Basicamente, essas empresas adquirem mercadorias e, posteriormente, vendem comerciantes menores e que precisam comprar um volume menor por vez. 

Ou seja, as distribuidoras montam uma carteira de clientes e oferecem a eles os produtos destes fornecedores, colocando uma porcentagem no valor pago. 

Geralmente, as distribuidoras conseguem preços bastante reduzidos nos produtos devido à compra em grande quantidade.

Antes de aprender como montar um distribuidor, vamos conhecer quais são os modelos de empresa que existem atualmente. 

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Quais São Os Tipos De Distribuidoras Que Existem?

Hoje em dia, existem diferentes tipos de distribuidores que atendem as mais diversas necessidades do mercado. Confira:

1. Distribuidora De Água Mineral

A água mineral é hoje um dos itens mais vendidos no mercado. Mesmo que haja água encanada na maioria das casas, ainda assim a mineral é mais procurada. 

Em muitas localidades, a água oferecida pelos municípios não oferece um nível de qualidade satisfatória, tendo como consequência a procura pela versão mineral, que é engarrafada.

Por ser categorizado como um item básico, ela é considerada um produto do segmento de alimentação, ou seja, a chance de retorno do investimento é alta como em qualquer outro comércio do ramo alimentício. 

É um tipo de empreendimento que possui períodos de alta, como em estações mais quentes.

2. Distribuidora De Bebidas

Para você que quer entender como montar um distribuidor, saiba que é possível optar por especializar-se em uma única bebida ou em várias para alcançar um público mais amplo. 

Por isso, se deseja abrir uma distribuidora com apenas um tipo de bebida, é preciso fazer um estudo de mercado antes para entender qual opção deve escolher.

3. Distribuidora De Medicamentos

Uma distribuidora de medicamentos requer um compromisso alto, devido a entrega de remédios de qualidade e origem comprovada. 

Além de atender todas as exigências legais para garantir a entrega eficiente, rápida e segura dos produtos, uma distribuidora pode ser um negócio altamente rentável devido à constante demanda por medicamentos no mercado. 

Para potencializar a rentabilidade da sua empresa, o ideal é estabelecer parcerias sólidas com a indústria farmacêutica, manter altos padrões de processos e implementar uma logística ágil para melhorar a satisfação do cliente.

4. Distribuidora De Informática

A distribuição de produtos de informática é uma área em crescimento, que pode ser muito lucrativa nos próximos anos. 

Apesar da constante atualização dos produtos e materiais, a demanda por esses equipamentos continua alta. Por isso, se você quer aprender como montar um distribuidor e qual setor escolher, saiba que o ramo da informática é muito promissor. 

5. Distribuidora De Autopeças

Um dos tipos de distribuidora em alta é o de autopeças. Esse segmento opera de forma simples: oficinas, concessionárias ou clientes solicitam peças específicas para determinados modelos de carro. 

Mesmo sendo um mercado amplo, este modelo de distribuição possui desvantagens significativas, sendo que uma delas é a sensibilidade às flutuações do mercado automotivo, que podem impactar diretamente as vendas. 

A outra desvantagem é a necessidade de manter um estoque volumoso e diversificado de peças. 

Portanto, as distribuidoras de autopeças precisam adotar estratégias eficientes de gestão de estoque, como previsão de demanda precisa e parcerias sólidas com fornecedores.

6. Distribuidora De Cosméticos

Nas últimas décadas, o setor de cosméticos cresceu de forma exponencial, visto que a procura por produtos de beleza e cuidados pessoais também aumentou consideravelmente. 

Sendo assim, saiba que, além de compreender como montar um distribuidor, o ramo da estética pode ser uma opção muito lucrativa.

Que As Modalidades Distribuidoras Existem?

Além dos diferentes tipos de distribuidores, você também pode optar por diferentes modalidades de comercialização, como distribuidora de atacado ou de varejo.

No caso da distribuidora de atacado, essas empresas são responsáveis pela movimentação de grandes quantidades de produtos em diferentes pontos da cadeia de suprimentos, incluindo também fabricantes e varejistas. 

De forma geral, essa modalidade de distribuidora possui alta capacidade para atender demandas em larga escala, comercializando uma variedade de produtos a preços competitivos.

Já no caso das distribuidoras varejistas, elas fazem a ponte entre fabricantes e varejistas de menor porte, concentrando-se na distribuição de produtos específicos de acordo com as necessidades dos consumidores finais.

Esse tipo de distribuidora atende a uma escala menor dentro da cadeia de fornecimento.

Qual O Melhor Tipo De Distribuidora Para Investir?

O melhor tipo de distribuidora para investir é aquela que atende aos seus interesses e habilidades. 

Além disso, considere também o mercado de atuação e a viabilidade das operações ao escolher entre  atacadistas e varejistas, já que cada modalidade possui especificidades e características diferentes, que podem se adequar melhor aos seus objetivos empresariais.

É importante também analisar a complexidade das operações, o potencial de retorno financeiro e também a adesão do mercado. 

Isso porque, atividades mais complexas, como produtos especializados, por exemplo, podem exigir maior expertise e logística avançada, mas também podem oferecer margens de lucro mais elevadas. 

No caso das distribuidoras que atuam em um mercado amplo com produtos variados, é possível ter uma operação mais simplificada, mas lucrativa. 

Então, além de aprender como montar um distribuidor, é importante considerar todos esses pontos ao investir em um segmento. 

Por Que A Sua Empresa Deve Investir Em Um Erp Para Distribuidora?

Além de aprender como montar um distribuidor, é importantíssimo o investimento em tecnologia, como os ERPs, que são capazes de automatizar tarefas, tornar os processos mais eficientes e facilitar a gestão integrada de operações. 

Essas soluções melhoram a produtividade e a precisão das operações diárias e fornecem dados detalhados e em tempo real para adoção de estratégias mais eficientes e que gerem os resultados esperados. 

Automatização De Processos

Como mencionamos, um sistema de gestão integrado  simplifica e automatiza tarefas diversas, como pedidos, faturamento, emissão de notas fiscais e gestão de compras. Com isso, é possível reduzir erros manuais e aumentar a eficiência operacional.

Gestão De Estoques

Os ERPs também oferecem um controle detalhado dos níveis de estoque, movimentações e previsões de demanda.

Esse recurso é capaz de evitar excessos e faltas de produtos, otimizando os custos de armazenagem e garantindo disponibilidade para atender a demanda do mercado. 

Integração De Dados

Hoje em dia, a integração de dados é determinante para o sucesso das operações. Os sistemas de gestão centralizam dados variados, como informações sobre compras, vendas, finanças e estoque em uma única plataforma. 

Dessa forma, os gestores tem uma visão completa e atualizada do negócio, o que favorece as tomadas de decisões

Melhoria Na Tomada De Decisões

Os softwares de gestão empresarial auxiliam na definição de estratégias, já que os sistemas oferecem relatórios detalhados e análises avançadas, permitindo a identificação de oportunidades de mercado e a adoção de estratégias de precificação mais seguras, justas e lucrativas. 

Eficiência Operacional

Outro motivo da contratação de um ERP é a possibilidade de melhorar a eficiência operacional da sua distribuidora.

Isso acontece porque essa solução  reduz o tempo dedicado a processos administrativos manuais, o que aumenta a produtividade dos colaboradores, liberando, assim, os profissionais para tarefas estratégicas e de valor agregado.

Atendimento Ao Cliente

Um sistema de gestão também é capaz de melhorar o atendimento ao cliente, já que essa solução oferece acesso rápido a informações detalhadas sobre pedidos, status de entrega e histórico de compras.

Dessa forma, a empresa consegue melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelidade dos clientes por oferecer um serviço mais eficiente. 

Compliance E Conformidade

O ERP também contribui para que a distribuidora esteja em conformidade com normas regulatórias e fiscais locais e internacionais, reduzindo consideravelmente riscos legais e multas associadas a sua operação.

Redução De Custos

A redução de custos também é um motivo para contratar um sistema de gestão. Isso porque, esse sistema oferece recursos que identificam áreas de desperdício e ineficiência, otimizando o uso de recursos como matéria-prima, mão de obra e transporte.

Dessa maneira, você consegue reduzir custos operacionais e melhorar a rentabilidade da empresa.

Escalabilidade

Por ser um sistema adaptável ao crescimento do negócio, o ERP consegue comportar a expansão para novos mercados, novos produtos e também suporta o aumento da capacidade de distribuição sem prejudicar a eficiência ou qualidade do serviço.

Melhoria Na Comunicação Interna

Por fim, o ERP também facilita a colaboração entre diferentes setores, filiais ou equipes localizados em lugares diferentes, possibilitando uma comunicação mais eficaz, já que o sistema pode ser acessado de forma centralizada e em tempo real por todos os envolvidos.

Como Montar Um Distribuidor Do Zero

Agora que já conhecemos alguns dos tipos de distribuidora existentes no mercado e como a tecnologia é importante para tornar as operações mais ecoeficientes e simplificadas, vamos aprender como montar um distribuidor do zero.

Infográfico como montar uma distribuidora Você pode inserir esse infográfico sobre como abrir uma distribuidora em seu blog ou site utilizando o código abaixo:

 Infográfico sobre como montar uma distribuidora 

 

1. Escolha Um Produto E Área De Atuação

Escolher o produto certo é o primeiro passo para uma distribuição bem-sucedida, pois isso possibilita ao empreendedor avaliar o potencial de lucro e os riscos envolvidos nessa operação. Por isso, o ideal é realizar um estudo de mercado prático para entender a viabilidade da distribuição deste produto. 

Além disso, defina também a área na qual deseja atuar como distribuidor, optando por áreas onde você tem maior expertise, o que possibilita a especificação precisa dos melhores produtos, preços, concorrência, margens de lucro e qualidade disponíveis nesse mercado.

2. Veja o fabricante mais próximo

Para aprender o passo a passo de como montar um distribuidor, é importante verificar qual é a fábrica mais próxima da sua localidade de atuação e que corresponde aos seus critérios pré-definidos. 

Na hora de fazer parceria com um fabricante, considere também critérios importantes, como:

  • Quantidade mínima para os pedidos;
  • Preços;
  • Formas de pagamento;
  • Garantia;
  • Presença de outro distribuidor na região.

3. Faça Uma Análise Do Mercado

Antes de começar o processo, analise o mercado que oferece o melhor retorno financeiro e viabilidade para o seu negócio. 

Para isso, o mais indicado é conversar com pequenos comerciantes para entender suas necessidades e a demanda por seus produtos na região. 

Faça também um estudo detalhado da concorrência para avaliar o nível de dificuldade das operações. Esse cuidado ajuda a evitar investimentos em um tipo de distribuidora que não traga o retorno esperado.

4. Escolha Uma Boa Localização

Na hora de escolher uma localização para o seu negócio, considere regiões que possuam uma alta demanda pelo seu produto ou que facilitem a logística. 

O ideal é ter uma área de estacionamento ampla para permitir a circulação dos caminhões sem dificuldades. Opte por cidades que não possuem uma distribuidora do seu segmento ou que possuem demanda por produtos que você comercializa. 

5. Tenha Uma Boa Estrutura

Outro ponto importante no seu aprendizado de como montar um distribuidor, é investir em uma boa estrutura para o seu negócio. Sendo assim, tenha um depósito espaçoso, que pode ser alugado ou construído, dependendo das necessidades. 

O ideal é que o espaço seja suficiente para suportar o crescimento da distribuidora e a inclusão de novos tipos de produtos. 

6. Compra Dos Produtos

A etapa de compra dos produtos é um dos passos mais importantes para quem deseja aprender como montar um distribuidor

Nesta fase, recomenda-se que você compre apenas algumas caixas dos produtos escolhidos, que pode ser a quantidade mínima oferecida pela fabricante para as distribuidoras. 

Essa estratégia possibilita que você teste a aceitação do mercado e analise a qualidade dos produtos antes de fazer investimentos maiores.

7. Cuidado Na Logística

A logística é essencial para criação de qualquer modelo de distribuidora, pois esse setor é responsável pelo transporte e movimentação dos produtos comercializados.

Por isso, é preciso desenvolver uma estratégia de entregas eficientes, considerando aspectos como a contratação de motoristas experientes e a definição de rotas seguras e mais rápidas para a realização dos transportes. 

8. Tenha Uma Carteira Variada De Clientes

Além de focar na qualidade, durabilidade ou preço do produto, outro passo importante de como montar um distribuidor é construir uma ampla base de clientes para manter um ciclo contínuo de feedbacks. 

Isso não só possibilita melhorias constantes no produto, mas também permite entregar maior valor aos consumidores.

9. Fique Atento Aos Novos Produtos No Mercado

Para garantir lucratividade para a sua distribuidora, esteja sempre atento aos produtos que estão em alta demanda. Uma dica é entrar em contato com seus clientes para entender suas necessidades.

Mas lembre-se que a expansão da sua operação precisa ser acompanhada por uma análise cuidadosa dos custos, especialmente ao introduzir novos produtos. 

É importante considerar que os custos associados à incorporação de novos produtos podem ser relevantes, principalmente no que se refere à logística, mão de obra, gestão e infraestrutura.

10. Tenha Um Sistema Erp Para Sua Distribuidora

Por fim, o último aprendizado sobre como montar um distribuidor está relacionado à tecnologia. 

 

Um sistema de gestão eficiente é capaz de melhorar a eficiência e agilidade de uma distribuidora, proporcionando uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Isso acontece porque o ERP (Enterprise Resource Planning) é especificamente projetado para atender às necessidades do mercado de distribuição, como já mencionamos.

Essa tecnologia disponibiliza recursos que aumentam a produtividade da equipe e facilitam tomadas de decisão assertivas. 

Como Se Tornar Um Distribuidor Atacadista?

Para se tornar um distribuidor atacadista, o primeiro passo é fazer uma análise completa do mercado detalhada para identificar oportunidades e necessidades.

Com a definição dos produtos que distribuirá e localização, é preciso dar entrada no registro do CNPJ, formalizar o negócio e selecionar uma estrutura jurídica apropriada.

Qual A Margem De Lucro De Uma Distribuidora?

A margem de lucro de uma distribuidora varia significativamente, dependendo do setor, dos tipos de produtos comercializados, da eficiência operacional e também da complexidade do mercado. 

Em segmentos altamente competitivos, as margens tendem a ser mais apertadas, enquanto distribuidoras especializadas em determinados setores podem oferecer margens mais amplas. 

Vale lembrar que o lucro também está associado às estratégias adotadas pela empresa, como logística eficiente, gestão de estoques e precificação.

Vale A Pena Abrir Uma Distribuidora?

A resposta é sim, porém, antes de definir sobre a abertura de uma distribuidora, é preciso analisar o mercado que pretende atuar. 

Avalie, por exemplo, a demanda local, a competitividade, a lucratividade, o tipo de produtos e a logística, além das tendências do mercado. Por isso, o ideal é fazer um planejamento cuidadoso para definir o segmento mais viável. 

Como Escolher O Melhor Erp Para Distribuidora?

Para escolher o melhor ERP para a distribuidora,  você precisa considerar alguns aspectos importantes. Listamos os principais, confira:

  • Considere as necessidades da distribuidora, como gestão de estoques, controle financeiro e logística;
  • Analise a compatibilidade e integração do sistema com os processos operacionais que serão utilizados;
  • Invista em um sistema que oferece escalabilidade para acompanhar o crescimento da sua distribuidora;
  • Opte por sistemas que tenha uma interface intuitiva, permitindo que os colaboradores possam utilizá-lo com facilidade;
  • Verifique se o sistema possui recursos essenciais para o seu negócio, como análise de dados, automatização de tarefas, etc.
  • Leve em consideração a segurança e a conformidade regulatória oferecidas pelo ERP.
  • Avaliar o suporte oferecido pelo fornecedor do ERP e verificar se ele atende as necessidades do seu negócio.
  • Considere a reputação e a experiência do fornecedor do ERP no setor de distribuição.

Conclusão

Agora que você já sabe como montar um distribuidor, lembre-se que a tecnologia pode ser sua grande aliada no seu negócio. 

Na hora de contratar a melhor opção, conheça as soluções da ADV Tecnologia, que oferece sistema de gestão para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços.

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