Crescer em tempos de crise, como os que estamos vivendo atualmente, requer mudança de estratégias e de visão do empresário. Ele precisa estar preparado para enfrentar dificuldades, mas também tem que estar atento para identificar oportunidades em meio à crise que podem levar o empreendimento ao crescimento. Seu negócio pode, sim, crescer em tempos de crise. Quer saber como? Leia o artigo completo!
Indice
Fazer planejamento estratégico
Redefinir as metas da empresa e as ações necessárias para atingir esses objetivos pode ser uma estratégia interessante para conseguir crescer em tempos de crise. Com o cenário econômico e o padrão de consumo sofrendo mudanças constantes, é necessário investir algum tempo em planejamento para que a empresa consiga se adaptar à nova realidade. Os objetivos e metas podem ser ousados, mas devem ser atingíveis, levando em consideração os fatores externos que fogem do controle da empresa. Caso contrário, a equipe pode acabar se sentindo desestimulada a alcançar as metas.
Identificar oportunidades
Sim, existem muitas oportunidades que surgem em meio à crise. Cabe ao empresário estar atento e saber usar a informação a seu favor para conseguir agir rapidamente ao identificar uma oportunidade que pode ser aproveitada pela sua empresa. Informações estratégicas existem para todos, mas poucos conseguem decodificá-las e utilizá-las de maneira a resultar em crescimento para o empreendimento. Algumas dicas de onde buscar dados para serem utilizados para identificar oportunidades e tendências: bancos de patentes e de artigos científicos nacionais e internacionais.
Investir no relacionamento com o cliente
Os clientes estão cada vez mais exigentes, não somente com relação à qualidade do produto ou serviço a ser consumido, mas na relação que a empresa estabelece com ele. Investir no relacionamento com o cliente pode ser uma das maneiras para crescer em tempos de crise, pois, além de atrair nova clientela, vai fidelizar os compradores. Lembre-se de cuidar do relacionamento com o cliente desde o momento da prospecção até a pós-venda. O cliente que é bem atendido quando fecha a compra, mas não tem assistência quando precisa, tem grandes chances de procurar a concorrência da próxima vez.
Reduzir os gastos
Uma das maneiras de crescer em tempos de crise é aumentando o lucro ao reduzir os gastos. É uma tarefa que requer bastante cuidado, porque é preciso muito planejamento para cortar despesas de maneira a não comprometer o crescimento do empreendimento. Algumas maneiras de reduzir gastos de maneira eficiente são:
- Aumentar a produtividade e reduzir despesas com retrabalho, aumentando o faturamento;
- Focar em eliminar o desperdício com despesas fixas, como material de escritório, planos de internet e telefone, fornecedores e prestadores de serviço etc.;
- Avaliar as vendas e verificar quais produtos ou serviços geram mais lucro. Direcione os focos para essas atividades e reduza os custos daqueles que não oferecem lucro para a empresa;
- Ofereça recompensas para os colaboradores e as equipes que atingirem as metas. É uma das maneiras de aumentar o envolvimento do time com os objetivos e melhorar a produtividade.
Inovar
Não é fácil pensar em inovação quando a empresa está passando por uma crise, mas é necessário. A empresa que investe em competitividade e inovação tem muito mais chances de sobreviver e de crescer do que aquela que não investe. Por isso, não deixe de colocar alguns recursos para que exista a pesquisa e o desenvolvimento mesmo em momentos de crise.
É possível que um empreendimento consiga crescer em tempos de crise. Porém, para que isso aconteça, é preciso uma mudança de estratégia e de visão do empresário e dos gestores. Só assim a empresa vai adquirir competitividade e se diferenciar em meio aos seus concorrentes.
Você tem alguma dica para que um negócio possa crescer em tempos de crise? Conte para nós nos comentários!
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