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Inovação: por que ela é essencial em tempos de crise?

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Inovação: por que ela é essencial em tempos de crise?

Sabia que crise econ√īmica tamb√©m √© momento para que as empresas repensem estrat√©gias, revejam planos de neg√≥cios e melhorem a efici√™ncia de seus produtos e servi√ßos? Empreendedores bem-sucedidos veem esses desafios como oportunidades de crescimento. Mas como colocar isso em pr√°tica? Nesses tempos de incertezas, a inova√ß√£o pode ser um fator decisivo para a empresa n√£o s√≥ sobreviver como efetivamente se destacar da concorr√™ncia. Confira como e por que sua empresa deve inovar:

Pensar em novos produtos e solu√ß√Ķes

Momentos de crise oferecem tamb√©m oportunidades √ļnicas para que sua empresa se concentre no que realmente faz de melhor ou encontre solu√ß√Ķes mais adequadas √†s necessidades de seus clientes. Imagine um restaurante que tem que reduzir custos. Por que n√£o enxugar ao m√°ximo o card√°pio e oferecer poucos pratos, mas de extrema qualidade? Assim se consegue, no m√≠nimo, lidar com menos desperd√≠cio e contar com menos fornecedores.

E a mesma l√≥gica pode ser aplicada a qualquer empresa. Para isso, basta identificar o mote das vendas de seu empreendimento e aprimorar ao m√°ximo esse produto ou servi√ßo. Ent√£o fa√ßa pesquisas de mercado, consulte as prefer√™ncias do seu p√ļblico-alvo e concentre seus esfor√ßos em oferecer poucos produtos e servi√ßos, mas de √≥tima qualidade. Assim, no fim, todos saem ganhando.

Reformular processos

Uma das formas mais simples e pr√°ticas de inovar √© por meio da reorganiza√ß√£o de processos internos. Muitos gerentes o fazem primeiramente mapeando as etapas de um processo produtivo ou de presta√ß√£o de servi√ßo. Assim conseguem identificar √°reas problem√°ticas, pontos ineficientes de converg√™ncia de atividades, redund√Ęncias e outros setores ineficientes no √Ęmbito da empresa. Em uma segunda fase, √© preciso pensar em solu√ß√Ķes para esses gargalos produtivos.

Muitas vezes, essas solu√ß√Ķes ocorrem a partir da elimina√ß√£o de determinadas atividades ou mesmo de setores inteiros, da digitaliza√ß√£o de processos, da automatiza√ß√£o da equipe de vendas, da acumula√ß√£o de fun√ß√Ķes entre funcion√°rios para aumentar a produtividade, entre outras poss√≠veis provid√™ncias. O mais importante √© que, ao final desse processo, a empresa simplifique procedimentos e ganhe mais efici√™ncia nas atividades rotineiras.

Continuar investindo em tecnologia

Não há como falar em inovação sem pensar em tecnologia. A verdade é que, hoje em dia, uma empresa deve investir constantemente em inovação no setor para se manter competitiva. Seja para se colocar à frente dos concorrentes ou para acompanhar as tendências de consumo de seus consumidores, cada vez mais ferramentas tecnológicas estão sendo empregadas no mundo dos negócios.

Lembre-se, por exemplo, do mercado de telefonia m√≥vel. Se uma empresa que fabrica aparelhos de celular n√£o desenvolve novos aplicativos, formatos inovadores de design e baterias com maior vida √ļtil, rapidamente ser√° ultrapassada pela concorr√™ncia. E essa l√≥gica se aplica a qualquer setor econ√īmico. Por isso, investimentos em pesquisa e desenvolvimento definitivamente n√£o devem ser cortados em tempos de crise. J√° pensou que, muitas vezes, √© justamente da√≠ que saem as melhores ideias e os produtos mais inovadores para alavancar os neg√≥cios?

Inovar no marketing

Atualmente, s√£o v√°rias as op√ß√Ķes de estrat√©gias de marketing para uma empresa. Nesse cen√°rio, um setor que tem se expandido e apresentando √≥timos resultados √© o marketing de conte√ļdo, que explora blogs institucionais, newsletters e outras ferramentas de divulga√ß√£o. Al√©m de ser mais barata que outras estrat√©gias tradicionais de marketing, esse tipo de a√ß√£o tem a vantagem de engajar com mais efici√™ncia seus consumidores.

Se um dos problemas de sua empresa durante a crise é justamente a falta de fidelização de clientes, está na hora de rever suas estratégias de marketing para melhorar a qualidade dessa relação. O objetivo é tornar os gastos com marketing cada vez mais eficientes, o que se vê com mais vendas, fidelização e expansão comercial.

Atacar nichos pouco explorados

Outra vantagem proporcionada pela internet e pela maior presen√ßa on-line das empresas e dos consumidores se d√° pela possibilidade de segmentar mais o p√ļblico. Assim, a partir de pesquisas sobre o perfil dos clientes e seu comportamento de consumo, pode-se verificar o surgimento ou o crescimento de mercados ainda pouco explorados.

Uma empresa de tecnologia que vem focando suas atividades em consumidores entre 30 e 50 anos, por exemplo, pode descobrir que o mercado de adolescentes e jovens √© t√£o rent√°vel quanto esse mais maduro. E ainda que esses consumidores n√£o tenham muito poder de compra, s√£o fortes influ√™ncias para os pais sobre decis√Ķes de consumo no setor. O segredo est√°, ent√£o, em procurar aumentar a perspectiva da empresa, analisando o potencial de outros p√ļblicos e mercados.

Incentivar a inovação

Outra forma de enfrentar bem a crise é incentivando a inovação entre os funcionários. Se você parar por um momento para refletir sobre o dia a dia da empresa, provavelmente chegará à conclusão de que os colaboradores têm um enorme potencial de contribuir para seu bom funcionamento. Afinal, eles veem de perto os problemas no atendimento, os gargalos na produção e os entraves administrativos, dentre outros diversos desafios que a empresa enfrenta.

Por que, ent√£o, n√£o incentivar que seus funcion√°rios busquem solu√ß√Ķes para tais problemas? Isso √© mais simples do que voc√™ imagina: basta implementar programas de incentivo e motiva√ß√£o das equipes, com contrapartidas salariais e de progress√£o de carreira. H√° empresas que inclusive oferecem participa√ß√£o nos lucros como forma de engajar seus funcion√°rios no sucesso do empreendimento. Confira aqui outras dicas sobre como manter sua equipe motivada!

Tratar adequadamente dados estratégicos

Tamb√©m √© poss√≠vel inovar e ganhar maior efici√™ncia para enfrentar a crise por meio do tratamento de dados em sua empresa. De fato, a tomada de decis√Ķes empresariais √© muito mais efetiva e estrat√©gica quando leva em considera√ß√£o os mais diversos aspectos de um mesmo empreendimento, seja cont√°bil, financeiro, jur√≠dico ou comercial, por exemplo.

Para ilustrar, basta pensar em uma empresa que venda eletroeletr√īnicos. Ao decidir expandir seus neg√≥cios, √© imprescind√≠vel considerar aspectos como a tend√™ncia de aumento de vendas por meio do e-commerce, a disponibilidade de fundos para abrir novas filiais f√≠sicas, as vantagens de criar um site de vendas e expandir sua log√≠stica de entrega no pa√≠s, as prefer√™ncias do p√ļblico-alvo, o know-how dos funcion√°rios e assim por diante. Ao contabilizar todas essas caracter√≠sticas, √© poss√≠vel tomar decis√Ķes mais inteligentes e com maiores chances de sucesso para o futuro da empresa.

Mas e voc√™, o que tem feito para inovar nesses tempos de crise? Sua empresa investe o suficiente em inova√ß√£o? Comente e participe da conversa! E aproveite para assinar nossa newsletter e continuar recebendo conte√ļdos como este!

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