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Como divulgar sua empresa: veja as 5 melhores maneiras

Como divulgar sua empresa

Como divulgar sua empresa: veja as 5 melhores maneiras

Voc√™ sabe como divulgar sua empresa? Em um momento de crise, saber transmitir com efici√™ncia a miss√£o e a vis√£o de seu neg√≥cio diretamente ao cora√ß√£o do seu p√ļblico-alvo n√£o √© tarefa simples e exige in√ļmeras estrat√©gias a serem aplicadas simultaneamente na organiza√ß√£o. Foi pensando nesses desafios que preparamos uma lista com as 5 melhores maneiras de divulgar seu neg√≥cio com efici√™ncia e alt√≠ssimo ROI Confira!

Leve sua empresa ao mundo digital

Na Era da Conectividade, boa parte do or√ßamento de marketing das empresas deve ser direcionada ao universo digital, notadamente, ao Marketing de Conte√ļdo, √†s m√≠dias sociais, estrat√©gias de SEO e links patrocinados. Nem d√° para pensar em algo diferente, quando observamos estat√≠sticas como a do Comit√™ Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que divulgou no final do ano passado, a informa√ß√£o de que 81,5 milh√Ķes de brasileiros acessam a Internet pelo celular (47% da popula√ß√£o).

As a√ß√Ķes de Inbound Marketing (marketing focado no mundo digital) custam 62% menos do que o Marketing Tradicional. Al√©m disso, elas t√™m um potencial de alcance infinitamente maior do que o de uma campanha de divulga√ß√£o em m√≠dias mais conservadoras, oferecendo uma m√©dia de 275% de ROI (Retorno sobre Investimento). S√£o, definitivamente, as estrat√©gias mais certeiras para quem ainda n√£o encontrou o caminho de como divulgar sua empresa!

Centralize suas aten√ß√Ķes no p√≥s-venda

A maior parte das empresas n√£o tem nenhuma pol√≠tica especial de p√≥s-venda. A raz√£o est√° no receio das reclama√ß√Ķes ou pelo simples desconhecimento do empres√°rio sobre a import√Ęncia estrat√©gica dessa etapa de fideliza√ß√£o ao cliente. Pior do que isso, muitas empresas usam o p√≥s-venda apenas para pedir indica√ß√£o de novos clientes, em vez de centralizarem suas aten√ß√Ķes na satisfa√ß√£o do consumidor. Existe alguma publicidade melhor para o seu neg√≥cio do que o testemunho positivo de um ex√©rcito de consumidores ‚Äúencantados‚ÄĚ com seus produtos ou servi√ßos?

Segundo Philip Kotler, maior nome do marketing mundial, um cliente satisfeito dissemina a 3 pessoas, em média, sobre a experiência positiva com um produto ou serviço. Por outro lado, um consumidor decepcionado costuma transmitir a cerca de 11 pessoas, em média, sua experiência negativa com uma organização. Em outras palavras, o potencial de aniquilamento da imagem de sua empresa por parte dos detratores é absolutamente superior ao de disseminação positiva dos promotores.

Utilize estratégias de fidelização de clientes como ponto de expansão de sua carteira

Kotler tamb√©m afirmava que conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que preservar os j√° existentes. Isso porque, um cliente antigo compra em maior volume, oferece menor custo operacional de manuten√ß√£o e tem maior potencial ‚Äúmission√°rio‚ÄĚ do que um lead rec√©m-convertido.

Entretanto, fidelizar envolve conhecer bem a psicologia do consumidor, superando suas expectativas, provendo solu√ß√Ķes constantes √†s suas demandas particulares e, o mais importante, fazendo-o se sentir parte do projeto da empresa. Afinal, ningu√©m mergulha de cabe√ßa em algo que n√£o √© seu.

Dessa forma, abra canais de comunica√ß√£o direta com seus clientes, permitindo que eles auxiliem no desenvolvimento de novos produtos ou servi√ßos. Mencione-os nos canais oficiais da empresa, conceda aos clientes mais antigos (e aos de maior ticket m√©dio) b√īnus e vantagens exclusivas.

S√≥ refor√ßando essa quest√£o, voc√™ se j√° ouviu falar no Princ√≠pio de Pareto (conhecido como 80/20, que demonstra que 80% das consequ√™ncias ocorrem por 20% das causas)? Existem in√ļmeros estudos que comprovam que ele vale tamb√©m para o mercado. Ou seja, em m√©dia, 20% dos clientes das empresas costumam responder por 80% do seu faturamento. Assim, se voc√™, at√© esse momento, ainda n√£o tinha se convencido a investir em fideliza√ß√£o, espero que esse dado o fa√ßa rever seus conceitos.

Implemente um sistema de gest√£o empresarial (ERP) de ponta, para fins de trabalhos futuros com BI ou Big Data Analytics

Recentemente, o Grupo P√£o de A√ß√ļcar deu ao mercado uma verdadeira aula de como utilizar a tecnologia para multiplicar sua clientela. A empresa apresentou, na √ļltima edi√ß√£o da feira National Retail Federation Big Show (no in√≠cio de 2015), um novo sistema de relacionamento do Clube Extra. Direcionada aos clientes, mas tamb√©m integrada aos fornecedores, a solu√ß√£o baseada em Big Data Analytics rastreava os dados de compras de seus clientes mais fieis, que possu√≠am cadastro em seu site e solicitavam suas compras via Internet.

O sistema, de in√≠cio, levantava uma rela√ß√£o de todos os consumidores ‚Äúsumidos‚ÄĚ dos supermercados da rede. Em seguida, relacionava-os aos seus produtos favoritos. Por fim, a aplica√ß√£o elaborava um mix de ofertas personalizadas a cada um dos ex-clientes, enviando-as por meio dos canais de comunica√ß√£o registrados. Com descontos especiais em seus produtos preferidos, muitos consumidores retornavam √† rede, reduzindo as taxas de churn normalmente apresentadas nos relat√≥rios mensais.

No entanto, para alcan√ßar esse patamar de excel√™ncia em gest√£o de dados, √© indispens√°vel que a empresa tenha um ERP confi√°vel e de f√°cil integra√ß√£o para importa√ß√£o dos dados para os sistemas de Big Data. Organizar seus dados em uma √ļnica plataforma, homogeneizando a comunica√ß√£o entre todos os setores da empresa, √© o primeiro passo para conhecer seus clientes e, assim, multiplic√°-los.

Tenha um bom plano de negócios para atrair investidores

Dar o passo definitivo para que sua empresa se torne grande, depende de recursos financeiros, que nem sempre podem ser multiplicados de forma natural, por meio do faturamento. Uma das formas de adquirir capital extra para fomentar os investimentos em divulgação é desenhar um modelo de negócios que seja atrativo a investidores (business angels), os quais podem injetar em seu negócio, montantes suficientemente robustos para elevá-lo a um novo patamar. Mas, para isso, é preciso ter em mãos um bom plano de negócios, que seja claro, realista, detalhado e que se mostre auspicioso a quem entrar em seu projeto.

Outra condição para atrair capital de terceiros a sua organização é ter todos os dados que trafegam em sua empresa de forma extremamente organizada. Notas fiscais, documentos de importação, balanços patrimoniais, Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE), etc., o compliance é fundamental para transmitir credibilidade, virtude intimamente ligada à gestão de dados por meio de softwares de alto desempenho.

E por falar nisso, como sua organiza√ß√£o se comunica com o mercado? Se voc√™ tem outras estrat√©gias ou n√£o sabe bem como divulgar sua empresa neste momento de retra√ß√£o econ√īmica, deixe seus coment√°rios e vamos estender o debate sobre o tema!

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