Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Erros comuns na implementação de um ERP

Erros comuns na implementação de um ERP

Erros comuns na implementação de um ERP

Muitas empresas j√° perceberam que contar com um Sistema ERP¬†pode ser um fator de vantagem competitiva, pois o sistema √© utilizado para otimizar processos, economizar recursos e tempo das organiza√ß√Ķes. Mas existem alguns erros na implanta√ß√£o de um ERP que podem comprometer seu bom funcionamento e melhor aproveitamento.

Para que seja possível aproveitar todos os benefícios e as vantagens desse sistema, é necessário estar atento para algumas boas práticas de implementação. Confira agora quais são esses erros e o que você pode fazer para contorná-los!

Falta de planejamento

Para que qualquer projeto tenha sucesso, é preciso investir algum tempo para o seu planejamento. E um dos erros na implementação de um ERP é justamente pular essa etapa ou passar por ela rapidamente. Os processos precisam ser bem mapeados antes de se escolher o sistema a ser utilizado. Também é necessário que uma equipe seja incumbida de analisar o ERP. Não será possível melhorar e otimizar os processos da empresa com o ERP se as pessoas sequer sabem quais são eles.

Equipe errada

Os gestores ou os empres√°rios precisam ter em mente que implementar um ERP √© um projeto altamente estrat√©gico para a empresa. Por isso, precisa contar, desde o in√≠cio, com pessoas que fa√ßam com que esse projeto seja um sucesso. A aprova√ß√£o do sistema n√£o pode vir s√≥ ‚Äúde cima‚ÄĚ, mas precisa envolver al√©m da equipe de TI, participantes estrat√©gicos e que far√£o uso desse sistema. ¬†Desta maneira, eles ser√£o respons√°veis por customiz√°-lo da maneira mais eficiente poss√≠vel.

Subestimar os esforços e o tempo

Um dos erros mais comuns na implementação de um ERP é achar que essa é uma solução imediata e que não irá necessitar de recursos e de tempo durante sua implementação. Para que o sistema seja completamente adaptado às necessidades da empresa, resultando em melhoria de processos e otimização de tempo, o envolvimento da equipe é fundamental. Mas isso demanda algum tempo.

Por isso, é importante, durante a etapa do planejamento, prever quantas horas de envolvimento de determinadas pessoas serão necessárias para que o processo de implementação seja eficiente. Desta maneira, não haverá surpresas indesejáveis ou frustração que podem prejudicar o bom funcionamento do sistema.

Deixar de lado o treinamento

Todos os funcionários que irão, em algum momento, utilizar o ERP, precisam de formação e treinamento sobre ele, incluindo suas funcionalidades, os novos processos e quais são as mudanças a partir dali. Pular essa etapa, deixar para depois ou deduzir que os funcionários aprenderão sozinhos pode comprometer bastante a utilização do sistema, que possivelmente perderá com isso grande parte do seu potencial.

Não fazer manutenção

Não fazer manutenção é um dos erros comuns na implementação de um ERP. O investimento inicial é alto, portanto, ignorar a manutenção preventiva fará com que não se tire todo o proveito do sistema, que se tornará obsoleto.

Erros comuns na implementa√ß√£o de um ERP podem ser prevenidos com algumas atitudes, evitando com que a empresa perca benef√≠cios e vantagens do sistema. Caso voc√™ ainda tenha alguma d√ļvida ou queira fazer algum questionamento, deixe o seu coment√°rio e participe da conversa.

CTA - e-book Como escolher a melhor ferramenta de gestaŐÉo para sua empresa

Compartilhe