Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Plano de neg√≥cios: o que √© e qual a sua import√Ęncia

Plano de neg√≥cios: o que √© e qual a sua import√Ęncia

Toda empresa deveria ter um Plano de Negócios bem estruturado, pois essa prática permite criar diretrizes para uma boa gestão, buscando rentabilidade e lucratividade dos negócios. Muito se fala de modelagem de negócios. Uns acreditam ser uma perda de tempo, mas, na verdade, isso representa um bom planejamento, contendo objetivos e metas bem definidas com um cronograma de atividades ao qual permite fazermos um real controle do desenvolvimento dos negócios. E nosso interesse nesse post é demonstrar que um plano de negócios bem estruturado pode trazer muitos benefícios ao seu negócio. Acompanhe a seguir e descubra mais.

O que é um Plano de Negócios?

Segundo a Endeavor, um Plano de Neg√≥cios (Business Plan) √© uma poderosa ferramenta gerencial para qualquer est√°gio de uma empresa. Aprendemos com experi√™ncias passadas, mas devemos olhar para frente; reestruturando a √°rea de recursos humanos, planejando inova√ß√Ķes, procurando aperfei√ßoar as tecnologias da informa√ß√£o e comunica√ß√£o e, acima de tudo, tendo um programa avan√ßado na √°rea de marketing e estudo de mercado.

A estrutura de um Plano de Negócios pode ser definida pela Endeavor como:

  • Sum√°rio executivo;
  • Descri√ß√£o da empresa;
  • Estrutura da organiza√ß√£o;
  • Estrutura de recursos humanos;
  • Produtos e servi√ßos;
  • O mercado;
  • A concorr√™ncia;
  • Planos de marketing;
  • Plano operacional;
  • Estrutura e capitaliza√ß√£o.

O start da estruturação do Plano de Negócios

Para um negócio em desenvolvimento, uma das principais ferramentas é um sistema de gestão, O famoso ERP. O Advanced Business ERP é uma boa dica desse tipo de software, porque ele tem uma interface inteligente e os principais módulos como finanças, compras, estoque, vendas, produção, serviços e faturamento. Ele conta também com vários benefícios e vale a pena dar uma olhada, pois é uma empresa sólida que existe há duas décadas.

Qualquer empresa que tenha seus processos de neg√≥cios necessita ter uma automatiza√ß√£o¬†eficiente de suas rotinas administrativas. A administra√ß√£o deve ter condi√ß√Ķes de gerir as principais fun√ß√Ķes: organiza√ß√£o, planejamento, dire√ß√£o e controle. Sem informa√ß√£o confi√°vel, a tomada de decis√£o se torna incerta e muito dependente da percep√ß√£o do gestor.

Do histórico para o futuro

Das informa√ß√Ķes armazenadas em banco de dados, pode-se extrair informa√ß√Ķes e conhecimentos valiosos para intensificar o futuro das organiza√ß√Ķes e seus neg√≥cios. Essa afirma√ß√£o √© por convic√ß√£o de que sem conhecimento pr√©vio, n√£o h√° como executar um bom Plano de Neg√≥cios.

Obviamente, nem tudo prevemos com o futuro. Em tempos de crise, podemos optar entre estar na crise ou adotar mecanismos para n√£o sucumbir com ela. A diferen√ßa entre esses dois caminhos est√° em utilizar as informa√ß√Ķes hist√≥ricas para tra√ßar estrat√©gias, metas e a√ß√Ķes com efetividade. A busca da lucratividade e produtividade¬†passa por esse processo.

Alguns desafios de gest√£o

Proprietários e gestores de pequenas empresas atacadistas, distribuidores, varejistas, empresas de importação, serviços de manutenção de máquinas e equipamentos, autocenters e acessórios automotivos são áreas de negócios que o Advanced Business ERP pode atender com maestria. Afinal, não existe um empresário que não precise ter em mãos relatórios gerenciais concisos e com dados bem exatos.

A informatiza√ß√£o de uma empresa √© fundamental na atualidade,¬†porque o pr√≥prio governo, atrav√©s do e-governo, (portal eletr√īnico do governo) instituiu a informatiza√ß√£o com o SPED (escritura√ß√£o cont√°bil online) e a nota fiscal eletr√īnica. Por outro lado, o n√≠vel informacional no s√©culo XXI exige uma maneira de se gerenciar tantos dados e informa√ß√Ķes. Depois disso, vem a necessidade de planejar os neg√≥cios, e a√≠ entra o Plano de Neg√≥cios.

Reflita sobre o post, faça seus comentários e interaja com nossa empresa. Teremos imensa satisfação em ter sua opinião ou até mesmo questionamentos sobre o tema.

Compartilhe