Como divulgar sua empresa: veja as 5 melhores maneiras

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Você sabe como divulgar sua empresa? Em um momento de crise, saber transmitir com eficiência a missão e a visão de seu negócio diretamente ao coração do seu público-alvo não é tarefa simples e exige inúmeras estratégias a serem aplicadas simultaneamente na organização. Foi pensando nesses desafios que preparamos uma lista com as 5 melhores maneiras de divulgar seu negócio com eficiência e altíssimo ROI Confira!

Leve sua empresa ao mundo digital

Na Era da Conectividade, boa parte do orçamento de marketing das empresas deve ser direcionada ao universo digital, notadamente, ao Marketing de Conteúdo, às mídias sociais, estratégias de SEO e links patrocinados. Nem dá para pensar em algo diferente, quando observamos estatísticas como a do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que divulgou no final do ano passado, a informação de que 81,5 milhões de brasileiros acessam a Internet pelo celular (47% da população).

As ações de Inbound Marketing (marketing focado no mundo digital) custam 62% menos do que o Marketing Tradicional. Além disso, elas têm um potencial de alcance infinitamente maior do que o de uma campanha de divulgação em mídias mais conservadoras, oferecendo uma média de 275% de ROI (Retorno sobre Investimento). São, definitivamente, as estratégias mais certeiras para quem ainda não encontrou o caminho de como divulgar sua empresa!

Centralize suas atenções no pós-venda

A maior parte das empresas não tem nenhuma política especial de pós-venda. A razão está no receio das reclamações ou pelo simples desconhecimento do empresário sobre a importância estratégica dessa etapa de fidelização ao cliente. Pior do que isso, muitas empresas usam o pós-venda apenas para pedir indicação de novos clientes, em vez de centralizarem suas atenções na satisfação do consumidor. Existe alguma publicidade melhor para o seu negócio do que o testemunho positivo de um exército de consumidores “encantados” com seus produtos ou serviços?

Segundo Philip Kotler, maior nome do marketing mundial, um cliente satisfeito dissemina a 3 pessoas, em média, sobre a experiência positiva com um produto ou serviço. Por outro lado, um consumidor decepcionado costuma transmitir a cerca de 11 pessoas, em média, sua experiência negativa com uma organização. Em outras palavras, o potencial de aniquilamento da imagem de sua empresa por parte dos detratores é absolutamente superior ao de disseminação positiva dos promotores.

Utilize estratégias de fidelização de clientes como ponto de expansão de sua carteira

Kotler também afirmava que conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que preservar os já existentes. Isso porque, um cliente antigo compra em maior volume, oferece menor custo operacional de manutenção e tem maior potencial “missionário” do que um lead recém-convertido.

Entretanto, fidelizar envolve conhecer bem a psicologia do consumidor, superando suas expectativas, provendo soluções constantes às suas demandas particulares e, o mais importante, fazendo-o se sentir parte do projeto da empresa. Afinal, ninguém mergulha de cabeça em algo que não é seu.

Dessa forma, abra canais de comunicação direta com seus clientes, permitindo que eles auxiliem no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Mencione-os nos canais oficiais da empresa, conceda aos clientes mais antigos (e aos de maior ticket médio) bônus e vantagens exclusivas.

Só reforçando essa questão, você se já ouviu falar no Princípio de Pareto (conhecido como 80/20, que demonstra que 80% das consequências ocorrem por 20% das causas)? Existem inúmeros estudos que comprovam que ele vale também para o mercado. Ou seja, em média, 20% dos clientes das empresas costumam responder por 80% do seu faturamento. Assim, se você, até esse momento, ainda não tinha se convencido a investir em fidelização, espero que esse dado o faça rever seus conceitos.

Implemente um sistema de gestão empresarial (ERP) de ponta, para fins de trabalhos futuros com BI ou Big Data Analytics

Recentemente, o Grupo Pão de Açúcar deu ao mercado uma verdadeira aula de como utilizar a tecnologia para multiplicar sua clientela. A empresa apresentou, na última edição da feira National Retail Federation Big Show (no início de 2015), um novo sistema de relacionamento do Clube Extra. Direcionada aos clientes, mas também integrada aos fornecedores, a solução baseada em Big Data Analytics rastreava os dados de compras de seus clientes mais fieis, que possuíam cadastro em seu site e solicitavam suas compras via Internet.

O sistema, de início, levantava uma relação de todos os consumidores “sumidos” dos supermercados da rede. Em seguida, relacionava-os aos seus produtos favoritos. Por fim, a aplicação elaborava um mix de ofertas personalizadas a cada um dos ex-clientes, enviando-as por meio dos canais de comunicação registrados. Com descontos especiais em seus produtos preferidos, muitos consumidores retornavam à rede, reduzindo as taxas de churn normalmente apresentadas nos relatórios mensais.

No entanto, para alcançar esse patamar de excelência em gestão de dados, é indispensável que a empresa tenha um ERP confiável e de fácil integração para importação dos dados para os sistemas de Big Data. Organizar seus dados em uma única plataforma, homogeneizando a comunicação entre todos os setores da empresa, é o primeiro passo para conhecer seus clientes e, assim, multiplicá-los.

Tenha um bom plano de negócios para atrair investidores

Dar o passo definitivo para que sua empresa se torne grande, depende de recursos financeiros, que nem sempre podem ser multiplicados de forma natural, por meio do faturamento. Uma das formas de adquirir capital extra para fomentar os investimentos em divulgação é desenhar um modelo de negócios que seja atrativo a investidores (business angels), os quais podem injetar em seu negócio, montantes suficientemente robustos para elevá-lo a um novo patamar. Mas, para isso, é preciso ter em mãos um bom plano de negócios, que seja claro, realista, detalhado e que se mostre auspicioso a quem entrar em seu projeto.

Outra condição para atrair capital de terceiros a sua organização é ter todos os dados que trafegam em sua empresa de forma extremamente organizada. Notas fiscais, documentos de importação, balanços patrimoniais, Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE), etc., o compliance é fundamental para transmitir credibilidade, virtude intimamente ligada à gestão de dados por meio de softwares de alto desempenho.

E por falar nisso, como sua organização se comunica com o mercado? Se você tem outras estratégias ou não sabe bem como divulgar sua empresa neste momento de retração econômica, deixe seus comentários e vamos estender o debate sobre o tema!

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Por | 2016-05-28T17:38:34+00:00 28/05/16|

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