Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Por que tomar decisões baseadas em informação?

Por que tomar decisões baseadas em informação?

Por que tomar decisões baseadas em informação?

Em tempos de otimização, alta produtividade e maximização de lucros e concorrência acirrada, as empresas precisam tomar as melhores estratégias para se manter e destacar no mercado. Em um cenário tão competitivo e globalizado, o uso de informações é um forte aliado para as melhores tomadas de decisões.

Contudo, mesmo com tanta tecnologia e novidades para extrair dados que podem alavancar o desempenho da empresa, muitos gestores optam em usar suas experiências para elaborar o planejamento de toda a empresa. Por mais que tenha sido de grande valia no passado, o feeling — ou intuição —, se usada displicentemente, pode prejudicar a companhia, diminuindo produtividade e lucros.

Se você ainda continua tomando decisões sérias da sua empresa baseada apenas na intuição e achismos, você precisa acompanhar o post e refletir sobre a importância das decisões de elaborar melhor as estratégias da sua companhia. Confira!

A importância das informações

Os dados são peças fundamentais para o crescimento de qualquer empresa. Eles representam as curvas de vendas, preferências e tendências em determinadas localidades. Se for mais específico, conseguem até estabelecer qual a época em que um determinado produto e/ou serviço é adquirido.

O acesso a essas informações definem qual o melhor meio de otimizar os lucros, melhorar o ciclo produtivo e elevar as vendas em uma região. Em outras palavras, é possível saber quem é o seu cliente, o que ele gosta e qual sua opinião sobre a sua organização. Muitas empresas, atualmente, utilizam sistemas corporativos para extrair e armazenar dados.

O software de gestão

O software de gestão é uma ferramenta importante para gerenciar sua empresa. Nele é possível acelerar todos os processos dos seus negócios. Ele permite acompanhar todo o histórico e progresso de cada atividade corporativa.

Uma grande vantagem dos programas de gerenciamento é sua facilidade de colher dados. Neles são integradas as informações de todas as áreas da empresa, tais como compras, vendas, financeiro, faturamento, produção, etc.

Com as informações extraídas, é possível fazer análises mais minuciosas, prevendo futuros problemas, evitando desvios na qualidade da produção e aumentando o volume de vendas e a lucratividade.

Mesmo com a tecnologia favorecendo as instituições, muitos gestores que têm programas como ERPs e CRMs não utilizam das vantagens para tomar decisões baseados nos dados por eles providos usando o feeling.

Por que os administradores usam apenas o feeling?

Como já dissemos, o feeling é um recurso usado por gestores baseado nas suas experiências. Do mesmo modo, falamos aqui que a intuição é usada quando não se tem acesso à informação adequada de forma quantitativa e qualitativa.

Acontece que as empresas têm as ferramentas para colher o maior número de dados possíveis, mas não utilizam estes dados para tomar decisões. Os motivos dos administradores usarem o mais o feeling e negligenciarem os dados são:

  • Falta de conhecimento para extrair as informações;
  • Falta de hábito de usar o sistema como ferramenta estratégica;
  • Falta de tempo por participar diretamente da operação do negócio;
  • Falta de confiança nas informações apresentadas pelo software etc.

É imprescindível usar programas de gestão para uma análise avançada de dados. São eles que fornecem todo o panorama da empresa, facilitando e aperfeiçoando as estratégias corporativas.

Use o feeling corretamente

A intuição é uma característica peculiar do ser humano. Ela foi determinante para o crescimento de muitos profissionais, e muitas empresas também se beneficiaram pela intuição.

Contudo, ela deve ser usada de forma responsável. Use seu feeling somente após estudar todos os dados depurados e analisados pelos sistemas de informação. Com as informações corretas, a sua intuição e suas experiências profissionais serão direcionadas para resolver problemas e otimizar os seus negócios. Logo, as decisões baseadas em informação aliadas ao seu feeling determinarão o sucesso da sua companhia.

Com certeza, você deve estar considerando mais o uso de dados para seu planejamento empresarial, não é mesmo? O que pensa sobre o assunto? Aproveite o espaço nos comentários e converse conosco sobre suas ideias e dúvidas. Participe!

CTA - e-book Como a informacao pode mudar o seu negocio - p

Compartilhe