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Grande parte dos empreendedores focam suas ações de marketing no intuito de conseguir novos clientes para a sua marca. É claro que a captação de fãs é um fator de grande importância e de forte influência no desempenho de uma empresa, não é verdade? Contudo, estar a procura de novos clientes nem sempre é a melhor estratégia.

As pesquisas de mercado têm revelado que pode ser cerca de 6 a 7 vezes mais caro adquirir novos clientes para a sua marca do que garantir o retorno dos antigos compradores. Quer saber mais? Então, descubra neste post como a fidelização de clientes pode ajudar e ser mais vantajosa para o seu negócio.

Como fidelizar clientes?

– Qualidade do Produto/Serviço e atendimento de excelência

O primeiro passo para que seus clientes fiquem satisfeitos e estabeleçam uma relação de fidelidade com a sua marca é garantir a qualidade do produto ou serviço oferecido, e isso inclui o bom atendimento e o acompanhamento pós-venda. Assim, é construída a reputação da empresa ou marca que tende a se consagrar no mercado e ganhar cada vez mais credibilidade.

– Programas de indicações e vantagens

A imagem criada pela organização é difundida através de seus clientes, e, consequentemente, alcança novos. No entanto, uma experiência positiva com a empresa não é suficiente para fidelizar alguém. Para tanto, é preciso criar uma relação mais sólida entre vocês, de maneira que ambos passam a ter vantagens recíprocas. Além disso, manter um cliente que já conhece os serviços ou produtos que ela oferece, é mais barato do que conquistar um novo.

Quais os benefícios da fidelização de clientes?

Poderíamos citar diversos benefícios alcançados pelas empresas que mantém programas de fidelização de clientes. Porém, falaremos sobre os dois dos mais relevantes: ter clientes de base e ainda aumentar o potencial de conquistar novos clientes provenientes de indicações dos antigos.

Captar novos consumidores é sempre um processo mais complexo e mais caro, afinal, a estratégia exige investimentos, principalmente em propaganda e marketing. É certo que essa é uma das metas da empresa e será perfeitamente válido investir nessa iniciativa. Porém, as estratégias para fidelizar os clientes já regulares, têm se mostrado bastante eficientes no que diz respeito a possibilidade de angariar novos clientes.

Dessa forma, através de programas de vantagens, como descontos, preços exclusivos e brindes, o consumidor cria vínculos de fidelidade com a empresa, e diante da experiência positiva e em troca de tais benefícios contribui para a atração de novos consumidores — esse tipo de estratégia permite uma interessante relação custo x benefício.

Conhecendo as expectativas dos clientes fidelizados

Uma breve pesquisa de mercado pode revelar dados e informações importantes sobre o seu público-alvo e potenciais clientes. Para atender as expectativas dos consumidores é preciso conhecer suas necessidades e possibilidades em um cenário de constantes mutações.

As características vão variar de acordo com o perfil do cliente, mas é unânime o anseio dos consumidores em se sentir bem tratados e valorizados. Além disso, eles sabem o quão importante é o papel que exercem no desenvolvimento do mercado consumerista — sua empresa deve oferecer aos seus clientes regalias e vantagens exclusivas, de modo que continue interessante e vantajoso para ele manter a relação de fidelidade.

O que você pensa sobre o papel da estratégia de fidelização de clientes para o sucesso dos negócios? Compartilhe conosco sua opinião!

Confira também: Sistema de gestão para pequenas empresas.

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