Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Meu negócio pode crescer em tempos de crise?

Meu negócio pode crescer em tempos de crise?

Crescer em tempos de crise, como os que estamos vivendo atualmente, requer mudança de estratégias e de visão do empresário. Ele precisa estar preparado para enfrentar dificuldades, mas também tem que estar atento para identificar oportunidades em meio à crise que podem levar o empreendimento ao crescimento. Seu negócio pode, sim, crescer em tempos de crise. Quer saber como? Leia o artigo completo!

Fazer planejamento estratégico

Redefinir as metas da empresa e as ações necessárias para atingir esses objetivos pode ser uma estratégia interessante para conseguir crescer em tempos de crise. Com o cenário econômico e o padrão de consumo sofrendo mudanças constantes, é necessário investir algum tempo em planejamento para que a empresa consiga se adaptar à nova realidade. Os objetivos e metas podem ser ousados, mas devem ser atingíveis, levando em consideração os fatores externos que fogem do controle da empresa. Caso contrário, a equipe pode acabar se sentindo desestimulada a alcançar as metas.

Identificar oportunidades

Sim, existem muitas oportunidades que surgem em meio à crise. Cabe ao empresário estar atento e saber usar a informação a seu favor para conseguir agir rapidamente ao identificar uma oportunidade que pode ser aproveitada pela sua empresa. Informações estratégicas existem para todos, mas poucos conseguem decodificá-las e utilizá-las de maneira a resultar em crescimento para o empreendimento. Algumas dicas de onde buscar dados para serem utilizados para identificar oportunidades e tendências: bancos de patentes e de artigos científicos nacionais e internacionais.

Investir no relacionamento com o cliente

Os clientes estão cada vez mais exigentes, não somente com relação à qualidade do produto ou serviço a ser consumido, mas na relação que a empresa estabelece com ele. Investir no relacionamento com o cliente pode ser uma das maneiras para crescer em tempos de crise, pois, além de atrair nova clientela, vai fidelizar os compradores. Lembre-se de cuidar do relacionamento com o cliente desde o momento da prospecção até a pós-venda. O cliente que é bem atendido quando fecha a compra, mas não tem assistência quando precisa, tem grandes chances de procurar a concorrência da próxima vez.

Reduzir os gastos

Uma das maneiras de crescer em tempos de crise é aumentando o lucro ao reduzir os gastos. É uma tarefa que requer bastante cuidado, porque é preciso muito planejamento para cortar despesas de maneira a não comprometer o crescimento do empreendimento. Algumas maneiras de reduzir gastos de maneira eficiente são:

  • Aumentar a produtividade e reduzir despesas com retrabalho, aumentando o faturamento;
  • Focar em eliminar o desperdício com despesas fixas, como material de escritório, planos de internet e telefone, fornecedores e prestadores de serviço etc.;
  • Avaliar as vendas e verificar quais produtos ou serviços geram mais lucro. Direcione os focos para essas atividades e reduza os custos daqueles que não oferecem lucro para a empresa;
  • Ofereça recompensas para os colaboradores e as equipes que atingirem as metas. É uma das maneiras de aumentar o envolvimento do time com os objetivos e melhorar a produtividade.

Inovar

Não é fácil pensar em inovação quando a empresa está passando por uma crise, mas é necessário. A empresa que investe em competitividade e inovação tem muito mais chances de sobreviver e de crescer do que aquela que não investe. Por isso, não deixe de colocar alguns recursos para que exista a pesquisa e o desenvolvimento mesmo em momentos de crise.

É possível que um empreendimento consiga crescer em tempos de crise. Porém, para que isso aconteça, é preciso uma mudança de estratégia e de visão do empresário e dos gestores. Só assim a empresa vai adquirir competitividade e se diferenciar em meio aos seus concorrentes.

Você tem alguma dica para que um negócio possa crescer em tempos de crise? Conte para nós nos comentários!

Compartilhe