Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


A quebra de estoque é um dos problemas enfrentados por empresas de diferentes segmentos, mas principalmente por companhias varejistas, que comercializam produtos físicos.

Isso porque, a quebra de estoque acontece quando há perda de mercadorias por falhas no armazenamento, sejam elas por danos ao item, prazo de validade vencido, extravio, problemas na cadeia de suprimentos e por aí. 

Evitar essa situação é imprescindível, pois a falta de produtos em estoque pode ter impacto negativo nas vendas e, consequentemente, na receita da empresa. Quer entender o que é quebra de estoque, quais seus impactos e como evitá-la? Continue lendo o nosso artigo!

O Que É Quebra De Estoque?

quebra de estoque

Como explicamos no início deste artigo, a quebra de estoque está relacionada à ausência de um determinado produto no estoque de uma empresa, como falhas no armazenamento, problemas durante o manuseio da mercadoria ou mesmo pela falta de qualidade do produto. 

Independentemente do motivo, a quebra de estoque representa uma perda financeira para a empresa. 

Qual A Diferença Entre Quebra E Ruptura De Estoque?

Muitos gestores e profissionais confundem os termos quebra de estoque e ruptura de estoque. Mesmo sendo expressões muito usadas nessa área, cada uma tem uma conotação diferente. 

Enquanto a quebra de estoque ocorre por conta da ausência do item, em decorrência de dano ao produto, extravio, problemas na cadeia de suprimentos, etc., a ruptura de estoque acontece quando não há produtos armazenados para comercialização. Essa situação pode ocorrer por conta de um alto volume de vendas ou por uma falha na gestão do estoque.  

Quais As Causas Da Quebra De Estoque?

Como mencionamos no tópico anterior, a quebra de estoque pode ser ocasionada pelos mais diversos fatores. Nesse sentido, há ainda outras situações que geram esse problema, como furto ou roubo de mercadorias, armazenamento inadequado, fragilidade de itens, falhas no controle de estoque, desvios de carga, entre outros. 

Outra situação muito comum é quando a mercadoria já chega danificada do fabricante ou que é danificada durante o transporte até o armazém da loja. 

Como É Feita A Contabilização Da Quebra De Estoque?

A contabilização da quebra de estoque é um processo que envolve o registro e a formalização da perda de mercadorias de uma empresa.

Sendo assim, quando essa situação ocorrer, é preciso identificar a extensão da quebra, analisando a quantidade e o valor das mercadorias perdidas. 

Além disso, é necessário ainda verificar as regras fiscais locais para entender se é necessário estornar o crédito de ICMS associado ao produto e emitir documentação fiscal, que pode ser uma Nota Fiscal de Saída com observações sobre a situação. Não deixe de registrar no sistema de controle de estoque para que a plataforma possa ter precisão dos dados. 

Como A Quebra De Estoque Influencia As Vendas?

A quebra de estoque pode ter um impacto expressivo nas vendas de uma empresa, principalmente, se ela ocorrer de forma frequente, impedindo o atendimento adequado da demanda de pedidos.

Quando os produtos estão indisponíveis por conta da quebra de estoque, a empresa perde oportunidades de venda, além de gerar uma frustração dos consumidores, levando a uma percepção negativa da marca, resultando em clientes insatisfeitos, que podem optar pela concorrência. 

Como Evitar A Quebra De Estoque Na Empresa?

quebra de estoque

Para evitar a quebra de estoque, você, gestor, precisa ficar de olho em diferentes aspectos. listamos os principais logo abaixo, confira:

Contrate Bons Fornecedores

Um dos principais fatores para evitar a quebra de estoque na sua empresa é ter parceria com bons fornecedores, que sejam confiáveis. 

Sendo assim, firme parcerias sólidas com empresas que proporcionem um suprimento consistente de produtos, reduzindo o risco de interrupções na cadeia de abastecimento.

Tenha Um Inventário

Outro cuidado importante é manter um inventário de estoque atualizado. Isso é importante para entender o volume exato de produtos disponíveis. 

Saiba que um sistema de controle de estoque auxilia na previsão de demanda, garantindo que os níveis de estoque estejam alinhados com as necessidades da sua empresa.

Promova Treinamentos

Promova treinamentos para os colaboradores que possuem envolvimento com o setor de estoque, pois, isso garante que todos tenham conhecimento da importância do controle de estoque eficiente. Forneça informações sobre os procedimentos adequados e sistemas usados pela companhia para evitar a perda de mercadorias. 

Faça Auditorias de Estoque

Outro cuidado é a realização de auditorias regulares, pois elas ajudam a identificar discrepâncias entre os registros do sistema e os itens disponíveis, de fato, no seu estoque. Isso possibilita a correção de erros, a prevenção de furtos e também a precisão dos dados.

Faça Compras Conscientes

Utilize ações estratégicas na hora de fazer as compras. Leve em consideração fatores como sazonalidade, demanda do mercado e ciclos de produção. Ao realizar compras conscientes, você evita um volume excessivo de estoque e minimiza o risco de obsolescência.

Invista Em Uma Gestão Integrada

Invista em uma gestão de estoque integrada, conectando as mais diversas áreas da empresa, como vendas, finanças e logística, já que isso facilita e também simplifica o fluxo de informações entre os setores. Isso permite uma gestão mais precisa, reduzindo a ocorrência de erros e melhorando a eficiência de todo o processo.

Priorize a Contratação de Tecnologia Especializada

Por fim, para evitar a quebra de estoque invista em um sistema de gestão de estoque, pois esse integra e automatiza processos, auxilia no monitoramento do estoque em tempo real e realiza análises preditivas. 

Conclusão

Quer evitar a quebra de estoque na sua empresa? Saiba que uma das melhores soluções é a implantação de um sistema de gestão de estoque, que integra, centraliza e automatiza os mais diversos processos e atividades, garantindo maior precisão dos dados do seu estoque. 

Saiba que uma das melhores soluções do mercado é o ADV ERP, que ajuda a sua empresa a otimizar a administração do estoque. 

Nosso software de controle de estoque garante a simplicidade na consulta de saldos de estoque, realiza a automação no controle de vendas, executa os balanços de estoque com facilidade, além de oferecer recursos de códigos equivalentes e muito mais.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis