Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


No atual contexto empresarial, onde a gestão eficiente de recursos é essencial para o sucesso de uma companhia, a ficha de controle de estoque é uma ferramenta vital para o registro de movimentações de mercadorias em um estoque.

Esse documento auxilia na organização dos armazéns e também permite um acompanhamento muito mais preciso dos níveis de estoque. Ao conhecer dados como volume de produtos, entradas, saídas e saldo atual, é possível ter uma visão em tempo real e estruturada do inventário de estoque.

Confira o nosso artigo e entenda o que é ficha de controle de estoque e como elaborar esse documento de forma simples. Continue lendo!

O Que É Controle De Estoque?

ficha de controle de estoque

O controle de estoque é, basicamente, a supervisão e gestão sistemática das mercadorias armazenadas por uma empresa, a fim de garantir que os armazéns mantenham os níveis de estoque ideais para atender à demanda do mercado, evitando excessos de estoque que podem levar a custos desnecessários.

Esse controle também impede a falta de produtos, que pode resultar em perda de vendas e insatisfação do cliente. O controle de estoque monitora, por exemplo, as entradas e saídas de mercadorias, acompanha os níveis de produtos armazenados disponíveis e contribui com a implementação de medidas eficazes de reposição de itens

O Que É Ficha De Controle De Estoque?

A ficha de controle de estoque é um documento que auxilia na gestão de inventário, usada como um registro preciso das movimentações de mercadorias armazenadas no estoque de uma empresa.

Essa ficha reúne dados importantes para uma gestão eficiente, incluindo a quantidade inicial de produtos, as entradas e saídas de itens, os níveis de estoque, etc. Normalmente, esse documento é feito de forma tabular, garantindo uma visão rápida e precisa do status do inventário. 

Qual A Importância De Criar Uma Ficha De Controle De Estoque?

A elaboração de uma ficha de controle de estoque contribui para uma gestão eficiente das mercadorias armazenadas em estoque por uma companhia, como já mencionamos

Mas, além disso, ela também desempenha um papel fundamental ao fornecer um registro detalhado das movimentações de mercadorias, permitindo que a organização mantenha um monitoramento preciso da situação dos armazéns. 

Ao registrar os principais dados das movimentações das mercadorias, você consegue ter uma visão clara da situação do estoque, auxiliando na tomada de decisões mais embasadas, possibilitando a identificação de padrões de demanda, prevenindo excessos ou faltas de produtos, além de otimizar o processo de reposição. 

A ficha de controle de estoque também pode tornar as operações mais eficientes, evitando erros e detectando rapidamente inconsistências, o que pode tornar a gestão do estoque mais precisa.

Como Fazer A Ficha De Controle De Estoque?

ficha de controle de estoque

Para que a ficha de controle de estoque, de fato, seja eficiente, é preciso considerar alguns aspectos e etapas importantes. Listamos as principais, confira:

Reúna Dados Do Seu Segmento De Atuação

O primeiro passo para criar a ficha de controle de estoque, é coletar de forma abrangente e minuciosa os dados relacionados ao ramo de atuação da empresa.

A ideia é entender, por exemplo, padrões de demanda, sazonalidades, comportamento do consumidor e outros aspectos e características específicos, que impactam no fluxo de mercadorias.

Defina os Itens que Serão Comercializados

A partir desse levantamento, identifique os produtos principais, as variações de modelos, tamanhos ou outros atributos relevantes de cada item, pois, assim, você pode definir categorias claras, facilitando a organização na ficha de controle de estoque.

Separe os Produtos por Categoria, Fornecedor e Valor

Faça a separação dos produtos de maneira sistemática na ficha, separando os produtos a partir de cada categoria, fornecedor e preço.

Esse cuidado ajuda na busca e no entendimento da ficha de controle de estoque, além de favorecer a compreensão sobre a distribuição do estoque e as relações com fornecedores.

Insira os Dados na Sua Ficha de Estoque

Após dividir os itens por categorias e organizar os produtos, insira os dados mais relevantes na ficha de controle de estoque, como a quantidade inicial, entradas, saídas, saldo atual, prazos de validade e outros detalhes importantes para um monitoramento preciso. 

Escolha uma Ferramenta para Criar a Ficha

Invista também em uma ferramenta para criar a ficha de controle de estoque, que pode ser um software de gestão empresarial, planilhas ou sistemas específicos de controle de inventário. Esses sistemas tornam a gestão de estoque mais precisa e eficiente. 

Qual A Melhor Ferramenta Para Criar A Ficha De Controle De Estoque?

O software de gestão empresarial está entre as melhores ferramentas para criar e manter fichas de controle de estoque precisas e eficientes. 

Quando comparado com sistemas manuais, como planilhas tradicionais, estes sistemas disponibilizam recursos que fazem a automação e dados sobre o status do estoque em tempo real.

Dessa forma, essa tecnologia afasta qualquer possibilidade de erros humanos e agiliza o processo de registro e atualização das informações. 

Somado a isso, essas soluções oferecem recursos avançados, como alertas automáticos de reabastecimento, análises de tendências e relatórios detalhados. 

Ao fazer a integração dos sistemas, é possível ter maior precisão na entrada de dados, proporcionando um controle mais preciso e uma visão estratégica do inventário.

Conclusão

A ficha de controle de estoque é uma ferramenta muito importante para a gestão de itens armazenados por uma empresa. Isso porque, ela oferece um registro preciso e detalhado das movimentações de mercadorias, garantindo que os níveis de estoque sejam adequados para o atendimento das demandas do mercado.

Se você quer ter maior precisão no controle de estoque, os sistemas de gestão empresarial podem ser a solução ideal. Conheça o software de controle de estoque da ADV Tecnologia, que permite que você tenha o controle de seu estoque, de produtos para revenda, produtos acabados e matérias-primas, de forma rápida e precisa.

O sistema de controle de estoque possibilita checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, para minimizar erros de inversão de produtos, ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues e muito mais. Acesse o nosso site e encontre a melhor solução para a gestão do seu estoque.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis