Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Quer melhorar os processos logísticos da sua empresa, principalmente o estoque e logística, mas não faz ideia por onde começar? 

Independente do tamanho da sua empresa, esses dois setores devem funcionar de maneira harmônica e eficiente, pois eles impactam diretamente no desempenho da empresa, na satisfação do cliente e, consequentemente, nas vendas. 

Quer saber como fazer uma boa gestão de estoque e logística, as melhores práticas e os principais desafios dessas atividades? Confira nosso artigo!

O Que É Estoque?

estoque logistica

Estoque, basicamente, refere-se ao volume de mercadorias ou produtos que uma companhia mantém armazenado em um local, seja para atender às necessidades dos clientes ou para a produção de materiais.

Essa reserva de itens garante a eficiência das operações comerciais, possibilitando que as empresas possam comercializar seus produtos de forma contínua. 

O Que É Estoque Logística?

Já a logística de estoque é um processo que abrange a gestão de mercadorias destinadas à comercialização, que envolve desde as etapas de produção, armazenando até a entrega de produtos para o consumidor. 

Dessa forma, essa prática planeja, organiza, implementa e acompanha todo o fluxo de mercadorias dentro de uma empresa, visando sempre a eficiência e a excelência operacional. 

A logística de estoque tem como objetivo o aprimoramento do controle de estoque, no sentido de reduzir desperdícios, melhorar a movimentação de mercadorias e garantir a satisfação dos clientes.

Quais São Os Tipos De Estoque Na Logística?

Existem diferentes estratégias de gestão de estoque, cada uma adaptada a diferentes necessidades empresariais. O estoque mínimo é uma abordagem que busca manter a quantidade mais reduzida possível de produtos, sendo adotado por empresas que atuam no segmento de itens perecíveis. 

Há também o estoque máximo, uma estratégia que mantém os níveis sempre elevados, indicado para negócios com alto volume de vendas e produtos não perecíveis. 

As empresas podem optar também pelo estoque de proteção, usado para companhias que enfrentam eventual escassez de materiais ou variações de preços em componentes, garantindo uma reserva para imprevistos. 

Temos ainda o estoque sazonal, utilizado para o atendimento de demandas específicas em datas ou eventos. Existe ainda o estoque de ciclo é uma metodologia indicada para empresas que tem uma gama de produtos que não são fabricados simultaneamente. O objetivo é garantir uma reserva para evitar a falta de itens durante os períodos de produção intermitente.

Qual A Função Do Estoque Na Logística?

A função do estoque na logística é assegurar a disponibilidade contínua de produtos para atender à demanda do mercado, equilibrando oferta e procura. 

Dessa maneira, seu papel principal é armazenar matérias-primas e produtos de forma eficiente, garantindo a disponibilidade de produto, evitando perdas, prevenindo a falta de mercadorias e proporcionando processos otimizados de toda a cadeia de suprimentos.  

Como A Logística De Estoque Funciona?

A logística de estoque opera por meio de uma gestão eficaz dos processos de entrada e saída de mercadorias em uma companhia.Nesse sentido, o estoque logística precisa ter um planejamento abrangente de todas as etapas do processo, que inclui a compra dos itens até a venda e entrega do produto. 

Essa operação requer ainda o uso de uma ferramenta de controle de estoque, que auxilia na organização, visualização do fluxo e automação de uma série de tarefas.

Para um funcionamento adequado, o estoque logística precisa também manter um acompanhamento preciso de todas as fases para identificar e corrigir falhas de maneira ágil.

Qual A Importância Da Logística De Estoque?

O estoque logística é importantíssimo para proporcionar a eficiência operacional e o sucesso de uma cadeia de suprimentos. Isso porque, as ações visam o equilíbrio entre a oferta e a demanda, garantindo a disponibilidade adequada de produtos no momento certo. 

Essa prática é essencial para prevenir a falta de produtos e garantir que os produtos cheguem ao consumidor de maneira eficiente, sem danos e dentro dos prazos, garantindo sua satisfação.

Quais Os Benefícios Da Gestão De Estoque Para A Logística?

estoque logistica

Como já deu para notar ao longo do artigo, a gestão eficiente de estoque e logística pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Além das vantagens citadas acima, confira outros benefícios dessa prática

  • Otimização de Custos: possibilita a redução de despesas associadas ao armazenamento excessivo ou à falta de produtos, evitando custos desnecessários.
  • Tomada de Decisões Estratégicas: fornece informações claras e precisas sobre o fluxo de mercadorias, proporcionando uma tomada de decisões mais informada e estratégica.
  • Competitividade: uma logística de estoque eficiente torna a empresa mais competitiva ao otimizar a cadeia de suprimentos e melhorar a capacidade de resposta às demandas do mercado.

Qual A Diferença Entre Estoque E Armazenagem?

Apesar de frequentemente utilizados como sinônimos, estoque e armazenagem representam atividades distintas, sendo a estocagem uma das fases do processo de armazenagem. 

O estoque está relacionado à conservação e disposição de produtos em um local específico destinado a esse propósito, enquanto o armazenamento engloba atividades como recebimento, conferência, estocagem, embalagem, separação e expedição de mercadorias, para que elas cheguem ao consumidor. 

Como Fazer A Gestão De Estoque Na Logística?

Para fazer uma boa gestão de estoque na logística, você precisará seguir alguns passos importantes, que são os seguintes:

  • Planejamento: elaborar um plano completo que mapeie o fluxo de produtos, desde a compra até a entrega ao cliente.
  • Controle de Estoque: adote uma ferramenta de controle que auxilie na organização dos processos, forneça dados claros de todo o fluxo das mercadorias e simplifique a gestão de cada etapa.
  • Monitoramento: é importante também acompanhar de perto todas as fases da logística de estoque para identificar e corrigir falhas de forma ágil.
  • Fique de Olho em Fatores Externos: leve em consideração o tipo de empresa, os riscos associados ao estoque, a sazonalidade de vendas e implemente estratégias eficientes para lidar com essas variáveis.

Ao seguir esses passos, é possível aprimorar a eficiência operacional, reduzir custos e garantir a satisfação do cliente por meio de uma gestão de estoque logística.

Principais Desafios Da Logística De Estoque

Um dos desafios principais da logística de estoque é a falta de uma gestão precisa e eficiente. Isso porque, nestes setores, é muito comum a ocorrência de atrasos nas entregas, interrupções prolongadas na produção por conta da falta de insumos, perdas de produtos decorrentes de danos ou expiração de prazos. 

Por isso, estabelecer um gerenciamento eficaz do estoque é essencial para um processo fluido e adequado. 

Conclusão

Entendendo o que é estoque na logística, como esse processo funciona e como otimizá-lo, não deixe de contar com uma tecnologia para tornar essa operação ainda mais eficiente. 

Conheça o software de controle de estoque da ADV Tecnologia, que auxilia na gestão de seu estoque, de produtos para revenda, mercadorias acabadas e matérias-primas, etc.

Com o nosso sistema, as empresas conseguem checar se os itens separados coincidem com os itens vendidos, minimizando erros de inversão de produtos ou divergências entre as quantidades vendidas e efetivamente entregues e muito mais. Acesse o nosso site e encontre a melhor solução para a gestão do seu estoque. Agende uma demonstração!


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis