6 maneiras de atrair mais clientes para seu ponto de venda

//6 maneiras de atrair mais clientes para seu ponto de venda

Recentemente, falamos aqui no blog sobre como aumentar as vendas durante a crise. Em tempos difíceis, uma série de medidas devem ser adotadas para que você mantenha seu ponto de venda produtivo, gerando oportunidades de negócios. Uma das medidas mais importantes é elaborar estratégias para atrair mais clientes.

A fidelização é importantíssima, mas sabemos que, ao longo do tempo, alguns clientes deixam de comprar, gerando um déficit que deve ser suprido com a entrada de novos clientes. Como atrair mais clientes para o seu ponto de venda? Confira 6 dicas aqui:

Eventos

Eventos são grandes geradores de audiência para um ponto de venda. Se você conhece bem o seu público e sabe do que ele gosta, é fácil identificar qual tipo de evento faria com que as pessoas aparecessem. Se você tem uma livraria, por exemplo, pode chamar um autor para uma noite de autógrafos; se tem um espaço vago na sua loja, pode apoiar um artista e promover uma exposição ou uma apresentação musical; se comercializa produtos de tecnologia, realizar demonstrações das novidades do mercado atrairia a atenção do público que lhe interessa.

O importante nesse caso é fazer uma boa divulgação do seu evento, tanto nas proximidades do seu ponto de venda quanto enviando convites para pessoas-chave, como clientes, parceiros de negócios e empresas. Ao convidar as pessoas, enfatize informações como a importância do evento, a data, a duração e se é necessário confirmar presença ou não. Eventos abertos deixam as pessoas mais à vontade para chegarem, no entanto, não garantem a participação delas.

Parcerias

Outra forma de atrair clientes para o seu ponto de venda é formando parcerias com outras empresas e profissionais. Por exemplo, se você vende móveis e decoração, pode formar parcerias com arquitetos, designers de interiores, paisagistas e outros profissionais do setor, para que recomendem sua loja. Em troca, você também recomenda os serviços desses profissionais e todos saem ganhando.

Empresas que oferecem produtos e serviços complementares aos seus também são ótimas opções para formar parcerias de sucesso. Uma loja de notebooks e computadores pode formar parcerias com assistências técnicas, enquanto um ponto de venda de comida caseira pode ter um serviço de motoboy parceiro, para fazer as entregas e, assim, atrair mais clientes.

Design do ponto de venda

Boa parte dos clientes que chegam até o seu ponto de venda chegam atraídos pelo seu visual. Uma pessoa que passe todos os dias em frente a uma loja com uma super decoração, em algum momento, vai querer entrar e conferir os produtos. Capriche no ambiente do seu ponto de venda – principalmente na vitrine, por onde as pessoas terão a primeira impressão da loja -, utilizando cores atrativas e objetos interessantes. Uma boa dica é utilizar materiais sustentáveis, reciclados e reaproveitados: eles despertam a curiosidade e fazem com que as pessoas queiram ter uma relação mais profunda com uma empresa que se preocupa com o meio ambiente.

Além disso, dispense o supérfluo e libere os espaços para que as pessoas circulem livremente, dando um ar clean ao seu ambiente. Um ponto de venda aberto é mais convidativo e atrai um número maior de pessoas, pois dá a impressão de conforto e tranquilidade para o momento das compras.

Site

O site é seu ponto de venda na internet e, por isso, deve seguir a mesma linha da sua loja física. Trabalhe cores, fontes utilizadas na comunicação, imagens e vídeos que fortaleçam sua presença on e off-line – se a comunicação não for o seu forte, contratar um profissional para criar a imagem da sua marca pode ser muito vantajoso. Disponibilize informações de qualidade no seu site, como endereço do seu ponto de venda, horário de funcionamento, canais de atendimento, mapa de localização, política de trocas e devoluções, entre outras.

Por mais que você não venda seus produtos em um e-commerce, é fundamental que o site da sua loja seja o reflexo do seu ponto de venda físico, afinal, faz parte do seu marketing e é uma porta de entrada para atrair mais clientes. Quando um consumidor precisa de um produto, ele busca na internet o fornecedor mais próximo, que possua os melhores preços e as melhores vantagens. Se você fornecer essas informações sem medo, certamente terá um fluxo maior de clientes frequentando o seu ponto de venda.

Links patrocinados

Como a maioria dos consumidores está online praticamente o dia todo e usa a internet como fonte de informações para tomarem suas decisões de compra, você também deve investir em publicidade segmentada para atrair clientes mais qualificados para o seu ponto de venda, isso é, clientes que estejam prontos para a compra. A melhor forma de fazer isso é investindo em links patrocinados.

Os links patrocinados são aqueles anúncios que aparecem em destaque tanto nos buscadores online quanto em redes sociais e outros sites que investem nesse negócio. Eles possibilitam uma segmentação bastante precisa do público, poupando seu orçamento e maximizando os resultados por aparecem somente para as pessoas que têm o perfil de cliente que você deseja atingir. Para ter uma boa estratégia de links patrocinados, use técnicas de SEO para otimizar seus anúncios e realize testes A/B com frequência para avaliar a eficácia dos seus anúncios.

Redes sociais

Ter um bom relacionamento com os internautas também é uma forma de atrair mais clientes para o seu ponto de venda. E quando se trata de travar e manter relacionamento com uma grande quantidade de pessoas, nada melhor do que as redes sociais. Com páginas criadas para a sua loja, você terá a oportunidade de entrar em contato com uma grande quantidade de pessoas que, se gostarem dos conteúdos que você compartilha, se tornarão fiéis seguidores da sua marca.

Use as redes sociais para comunicar novidades, compartilhar conhecimento, oferecer descontos, divulgar seus eventos e travar um diálogo saudável com seus potenciais clientes. Manter-se em ação nessas plataformas é mais do que programar posts: é responder rapidamente a cada interação, resolver qualquer problema que surja com eficiência e mostrar que sua marca se preocupa com a satisfação de seus clientes.

Inovar constantemente é fundamental para que você consiga atrair mais clientes para o seu ponto de venda e, com isso, melhorar o desempenho do seu negócio. Essas 6 dicas são apenas o começo. Portanto, se você quiser manter seus conhecimentos atualizados e quiser ir além delas, fique conosco! Assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

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Por | 2016-06-09T16:35:14+00:00 09/06/16|

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