Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Gestão de clientes: erros que você precisa evitar

Gestão de clientes: erros que você precisa evitar

É comum que as empresas, tanto as que estão iniciando no mercado quanto as mais experientes, cometam alguns erros na gestão de clientes. Alguns desses erros podem custar caro para a companhia, sendo cometidos, inclusive, por mera desatenção ou falta de noções empresariais para com esses personagens tão fundamentais para o negócio. E no intuito de ajudar você a refletir sobre como está o seu relacionamento com seus clientes, listamos no post de hoje alguns dos erros mais cometidos a fim que sua gestão passe longe deles, mantendo-a com práticas satisfatórias a todos os seus clientes. Acompanhe mais a seguir!

Uma gestão de clientes que só pensa na venda imediata

É claro que conquistar uma venda é de extremo benefício para a maioria das empresas, pois sem isso não há fluxo de caixa. O problema é quando o foco do empreendimento é somente esse. Tal conduta fará com que essa empresa tenha sempre que pensar promoções e modos de divulgação para conquistar clientes novos. É claro que é necessário pensar nesses métodos, mas é muito mais difícil e dispendioso conquistar um cliente novo do que manter um cliente satisfeito.

Focar no pós-venda, ou seja, em modos de cativar os clientes para que voltem a comprar ou contratar os serviços da sua empresa é uma excelente forma de garantir que eles se fidelizem.

Empresas que não mantêm um relacionamento com o cliente

É importante que a sua empresa não deixe que os clientes se esqueçam dela. Ficar muito tempo sem fazer um contato pode ter esse efeito. E na maioria das vezes, basta apenas uma mensagem para que o cliente volte a fazer novos negócios com sua marca. Usar agendas com lembretes, softwares para gerenciar os clientes, disparar e-mails e mensagens SMS para divulgar promoções são algumas ideias de ações simples e que podem dar resultados positivos.

Gestores que desconhecem seus clientes

Não adotar métodos para saber quem são os clientes, o que eles procuram, em qual faixa etária se encontram, qual seu poder aquisitivo, entre outras coisas, pode ser muito perigoso para as empresas. Dessa forma, não é possível direcionar as estratégias de marketing, diversificar e atualizar o mix de produtos e serviços ou mesmo fazer melhorias no atendimento para se adequarem às necessidades do público. Usar softwares de gestão de clientes, realizar pesquisas de satisfação e atentar ao feedback que passam são alguns dos métodos que podem ser adotados pelos gestores para corrigir isso.

Ambientes que tornam a experiência de compra desagradável

Um cliente que vai até uma empresa comprar um produto ou contratar um serviço e sai com uma sensação de ter passado por uma experiência ruim, dificilmente irá recomendar aquela empresa ou mesmo retornar a solicitar seus serviços. Os motivos podem ser diversos: ambiente desconfortável ou sujo, um tempo de espera muito longo, um atendimento pouco cortês, etc. É importante tentar prever ou observar esses fatores para fazer a prevenção ou corrigir os erros.

Manter um ambiente agradável e limpo, treinar o atendimento e oferecer agrados aos clientes são alguns dos muitos métodos que podem ser adotados para tornar a estadia deles na empresa mais agradável, estimulando que saiam de lá com vontade de voltar.

E então? Preparado para começar a aplicar na sua empresa algumas técnicas para melhorar sua gestão de clientes? Nos conte aqui nos comentários o que pensa sobre o tema. E não se esqueça! Em nosso blog você pode encontrar muitos outros conteúdos sobre gestão! E visite nosso site para conhecer o Software Advanced Business ERP, que oferece para sua empresa uma solução completa em gestão.

Compartilhe