Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Hoje em dia, muitas empresas surgem no mercado com propostas boas e grandes expectativas, mas nem sempre isso é o suficiente para garantir estabilidade. Nesse sentido, o sistema de gestão de vendas funciona como um aliado nesse processo. 

Isso porque, essa tecnologia é capaz de otimizar o processo de vendas em todas as etapas, desde o acompanhamento de leads até a efetivação do negócio.

O sistema de gestão de vendas automatiza tarefas repetitivas, como registro de informações, controle de estoque, elaboração de relatórios, etc, economizando tempo e diminuindo a possibilidade de falhas humanas. Quer entender mais o que é sistema de gestão de vendas, como ele funciona e vantagens para o seu negócio? Confira o nosso artigo!

O Que É Sistema De Gestão De Vendas?

Um sistema de gestão de vendas é uma ferramenta que realiza a gestão de processos de vendas e relacionamento com os clientes. 

Nesse sentido, essa solução possui uma plataforma, que centraliza e armazena dados sobre leads, prospects e clientes, possibilitando o monitoramento de todas as interações e transações financeiras. 

Como Funciona Um Sistema De Gestão De Vendas?

O sistema de gestão de vendas atua como uma plataforma integrada e centralizada, possibilitando o gerenciamento de todas as fases de um processo de vendas.

Nele, as empresas podem organizar e armazenar dados detalhados sobre leads, prospects e clientes. Além disso, essa solução conta com recursos, como histórico de interações, automação de tarefas, registros de contatos, fornecimento de relatório e análises de dados. 

Com isso, é possível ter maior eficiência e aprimorar o atendimento ao cliente, possibilitando a identificação das tendências, previsão de comportamentos de compra e insights para estratégias de vendas e marketing.

Quais São Os Tipos De Sistema De Gestão De Vendas?

Hoje em dia, há vários tipos de sistemas de gestão de vendas, como o CRM e o ERP. Confira detalhes e funcionalidades dessas soluções abaixo:

CRM

O CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Esse sistema de gestão de vendas possibilita que as empresas coletem, organizem e analisem dados relacionados aos clientes, incluindo interações, histório de compras e muito mais. 

Essa tecnologia torna o atendimento ao cliente mais eficiente, otimiza estratégias de marketing, automatiza processos e permite o desenvolvimento de relacionamentos mais sólidos com seus clientes.

ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning que, em português, quer dizer Planejamento dos Recursos da Empresa. Trata-se de um software integrado que possibilita que as empresas possam gerenciar e automatizar diferentes processos e setores, como as áreas de finanças, contabilidade, recursos humanos, estoque, produção, vendas, compras e muitos outros.

Esse sistema permite a coleta, armazenamento e acesso dos dados em tempo real de toda empresa, facilitando a tomada de decisões e garantindo maior eficiência operacional.

Quais As Vantagens Que Um Sistema De Gestão De Vendas Oferece?

Não é à toa que os sistemas de gestão de vendas ganharam espaço em empresas de diferentes setores e portes. Essas soluções proporcionam uma série de vantagens para os negócios.

Confira:

Maior Assertividade Nas Decisões

Um sistema de gestão de vendas fornece dados precisos e atualizados sobre o desempenho de vendas da empresa, auxiliando na tomada de decisões mais precisas e embasadas. Isso porque, esses softwares fornecem dados confiáveis sobre as vendas e tendências do mercado. 

Melhoria Na Análise Das Vendas

Outra vantagem do sistema de gestão de vendas é a melhoria na análise de vendas. Isso acontece porque essa plataforma possui recursos avançados, que disponibilizam uma avaliação das vendas de maneira detalhada. Nesse sentido, é possível acompanhar métricas, como ticket médio,  sazonalidade, produtos mais e menos vendidos, etc. 

Integração Com A Contabilidade

A integração entre o sistema de gestão de vendas e a contabilidade é também um importante benefício desta ferramenta, pois, ao registrar todas as operações de vendas, a plataforma reduz o risco de erros contábeis, economizando tempo e garantindo a precisão nas finanças da companhia.

Redução De Erros

A automação de tarefas repetitivas e a ausência de processos manuais auxilia na diminuição de erros humanos em diferentes atividades, como emissão incorreta de faturas e pedidos, por exemplo. 

Segurança De Dados

Outra vantagem é a segurança dos dados dos clientes e das operações financeiras, pois esses sistemas contam com  recursos de proteção avançados, como criptografia de dados, controle de acesso e backups regulares, garantindo que as informações estejam protegidas contra ameaças cibernéticas e perdas de dados.

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Principais Funcionalidades De Um Sistema De Controle De Vendas

O sistema de gestão de vendas disponibiliza as mais diversas funcionalidades para as empresas. Confira as principais:

Controle De Clientes

Essa plataforma faz o registro e organização de dados detalhados sobre os clientes, como nome, contato, histórico de compras, comportamentos de compra, etc. Com isso, é possível acompanhar e gerenciar os relacionamentos com os compradores, personalizando todo o processo de atendimento.

Fácil Visualização Dos Negócios Em Andamento

O sistema de gestão de vendas oferece uma interface de fácil visualização dos negócios em andamento, possibilitando que os usuários acompanhem todas as transações de vendas de maneira rápida e intuitiva, desde a conversão do lead até a realização de pedidos e a entrega do produto.

Comunicação Entre As Equipes

A plataforma de gestão de vendas também facilita a comunicação entre os vendedores, marketing e atendimento, permitindo, assim, que todos os envolvidos acessem informações simultaneamente, obtendo um atendimento mais eficiente. 

Análises De Resultados

Outra funcionalidade do sistema de gestão de vendas é a análise de dados avançados, fornecendo uma avaliação mais efetiva do desempenho de vendas, já que é possível acompanhar métricas de vendas importantes, o que auxilia na definição de estratégia e tomada de decisões.

4 Dicas Para Aumentar As Vendas Com Um Sistema De Gestão

Quer saber como aumentar as vendas com um sistema de gestão? Confira nossas dicas:

1# Gerenciar E Impulsionar As Vendas Com O CRM Integrado

O CRM é uma ferramenta de gestão que considera várias práticas e estratégias para acompanhar o relacionamento entre a empresa, sua base de clientes e clientes em potencial. 

A sua integração com um ERP permite impulsionar as vendas por meio da organização de todo o fluxo de relações comerciais, desde a captação de uma oportunidade até a fidelização de um cliente.  

Uma das principais vantagens em integrar esses processos é ter um controle maior sobre seus leads – ou seja, seus possíveis compradores – e o que pode ou não ser atrativo para eles. 

O próprio sistema ERP é capaz de fazer esse filtro de informações quando integrado a um CRM, para auxiliar na criação de estratégias efetivas de marketing e vendas para cada grupo de consumidores. Também é possível diminuir os gastos da empresa, já que é possível utilizar diversos recursos em uma única solução.

2# E-Commerce Para Aumentar As Vendas Com Um Sistema De Gestão

Integrado à ferramenta ERP, o e-commerce representa um grande potencializador de vendas; afinal, essa junção permite a gestão completa da empresa com apenas alguns cliques, já que todos os setores estão automatizados na plataforma digital.  

Além disso, também aumenta a possibilidade do trabalho remoto, considerando que todas as atividades podem ser executadas à distância, sem necessidade de contato presencial. 

3# Portal De Vendas

Muitas pessoas podem confundir portais de vendas com o próprio e-commerce, mas há uma distinção clara entre eles. Enquanto o e-commerce é um modelo sem barreiras, que possibilita o contato entre a empresa e clientes internos e externos, o portal de vendas se limita à sua carteira de clientes.  

Portais de vendas são úteis para otimizar as relações comerciais, pois enquanto no método tradicional o cliente entra em contato com a empresa – seja por email, telefone ou outros meios – ou o vendedor vai até o comprador para ofertar o produto.

Nesse método, a empresa disponibiliza um portal exclusivo que, com uso de login e senha, o cliente tem acesso e pode fazer seus pedidos de maneira mais prática e eficiente.  

O sistema ERP integrado garante que todos os pedidos feitos por meio do portal de vendas sejam imediatamente transferidos para o respectivo vendedor responsável, para a finalização da ordem e despacho do produto.

4# Automação Da Força De Vendas

A automação da força de vendas (AFV) é uma ferramenta importante que facilita o acesso às informações de produtos, preços, disponibilidade de estoques, etc. 

Quando integrada ao sistema ERP, essa funcionalidade proporciona uma tomada de decisões mais assertiva e prática, permitindo que o tempo entre o pedido de venda e a emissão da nota fiscal seja menor, além de assegurar o controle de todo o processo produtivo.

O Que Um Sistema De Vendas Online Deve Ter?

  • Catálogo de produtos: com descrições, preços e imagens de alta qualidade;
  • Carrinho de compras que viabiliza a transação;
  • Processo de compra com fluxo de checkout simples e intuitivo;
  • Segurança com o uso de certificado SSL para proteger informações sensíveis e outros padrões, como PCI DSS;
  • Gerenciamento de contas de cliente com histórico de compras, rastreamento, etc;
  • Gestão de estoque em tempo real, notificações de estoque baixo ou esgotado;
  • Sistema de pedidos em tempo real;
  • Gestão de promoções e descontos para criar códigos de desconto;
  • Integração com mídias sociais, marketing e chat;
  • Integração com ferramentas de email marketing;
  • Análises para rastrear o desempenho de campanhas de marketing;
  • Relatórios e análises;
  • Mobile responsivo;
  • Localização e internacionalização;
  • Integrações.

Qual O Melhor Sistema De Gestão De Vendas Online?

A verdade é que o melhor sistema de gestão de vendas será sempre aquele que atende às necessidades específicas do seu negócio. 

Na hora de escolher o sistema ideal, considere aspectos como o tamanho da empresa, volume de vendas, catálogo de produtos, integrações desejadas e orçamento. 

Um dos melhores sistemas de gestão é a ADV Tecnologia, que auxilia na otimização de processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços. Acesse o nosso site!

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Conclusão

Um sistema de gestão de vendas é um investimento que consegue gerar resultados perceptíveis em pouco tempo. A ADV Tecnologia possui o melhor sistema do mercado para a otimização do seu processo de vendas. 

Quer investir no melhor software ERP do mercado? Então, conheça a ADV Tecnologia, um sistema ERP completo para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços.

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