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5 motivos pelos quais você não deve ignorar SPED fiscal

5 motivos pelos quais você não deve ignorar SPED fiscal

O Sistema P√ļblico de Escritura√ß√£o Digital (SPED) j√° faz parte da realidade das empresas brasileiras¬†e, por isso, n√£o pode mais ser deixado de lado pelas organiza√ß√Ķes, que podem vir a sofrer diversas penalidades ¬†caso n√£o fa√ßam o SPED de forma correta ou n√£o providenciem a sua entrega.

Se voc√™ ainda tem o p√© atr√°s com o SPED Fiscal, esse artigo foi feito para voc√™! Leia at√© o final e veja quais s√£o seus benef√≠cios e as implica√ß√Ķes legais que podem ser aplicadas para quem n√£o seguir as novas regras.

Eficiência e redução de custos

Com a implantação do SPED Fiscal, tanto as empresas quanto o governo saem ganhando, a partir do momento que ambos se adequam corretamente ao novo sistema. Essa adequação ainda está começando, mas, em pouco tempo, essa nova forma de transmitir dados irá desburocratizar a fiscalização das empresas no Brasil.

Como os arquivos com diversas papeladas n√£o ser√£o mais necess√°rios, j√° que ser√£o substitu√≠dos por documentos digitais, o SPED faz com que a empresa n√£o tenha mais a necessidade de preparar, movimentar, imprimir e organizar tantos¬†documentos em papel. Todos eles podem ser organizados em pastas, de forma segura e com todas as informa√ß√Ķes necess√°rias j√° unificadas.

E, como o SPED Fiscal √© feito totalmente de forma eletr√īnica, ele desburocratiza todo o processo de envio de documentos, diminui os custos com a impress√£o de documentos e a movimenta√ß√£o deles¬†pelos seus funcion√°rios, que antes precisavam ir de um lugar a outro para levar toda a documenta√ß√£o exigida para a fiscaliza√ß√£o.

Com o SPED Fiscal, nada mais disso √© necess√°rio, o que proporciona maior agilidade e simplifica a presta√ß√£o de contas. Isso torna a burocracia¬†bem menor e mais simples¬†na hora da fiscaliza√ß√£o.¬†O SPED Fiscal tamb√©m √© muito vantajoso para a Receita Federal, que n√£o precisa mais enviar agentes nas empresas¬†j√° que toda a an√°lise documental √© feita de forma eletr√īnica. Isso torna todo o processo mais simples e faz com que o governo economize recursos e fa√ßa uma fiscaliza√ß√£o mais r√°pida e efetiva.

Padronização da documentação

Como a presta√ß√£o de contas por parte das empresas ser√° feita de forma totalmente digital, o que garante que o governo receber√° todas as informa√ß√Ķes de todas as empresas de forma padronizada, o que permite um melhor acompanhamento da contabilidade das organiza√ß√Ķes por parte da Receita Federal.

Dessa forma, o SPED Fiscal garante ao Fisco um maior controle, de forma a evitar fraudes e sonega√ß√Ķes fiscais por parte das empresas.

Transmiss√£o segura das¬†informa√ß√Ķes

Uma das grandes vantagens trazidas pelo SPED Fiscal √© a seguran√ßa das informa√ß√Ķes que o sistema proporciona √†s empresas. Assim, empres√°rios, contadores e donos de neg√≥cio passam a utilizar o certificado digital para enviar os seus dados.

Com a certifica√ß√£o digital, cada empresa usa uma assinatura eletr√īnica pr√≥pria, que diminui a ocorr√™ncia de fraudes e a cria√ß√£o de empresas fantasmas, o que √© bom para o contribuinte e tamb√©m para a Receita Federal.

Penalidades pela falta de entrega do SPED Fiscal

A empresa que deixar de fazer a entrega do SPED Fiscal estará sujeita a multas e penalidades da Receita Federal e, também, do Fisco estadual, porque a não apresentação do SPED mostra para o governo que a empresa não possui uma escrituração fiscal.

Nos casos de omiss√£o ou atraso na entrega, ainda n√£o existe uma multa autom√°tica por parte da Receita, que incumbiu essa tarefa a cada estado da federa√ß√£o. Cada estado deve tamb√©m fazer a confer√™ncia, cobran√ßa e controle, no caso de atrasos e omiss√Ķes na entrega do SPED Fiscal e a fiscaliza√ß√£o dos arquivos entregues para verificar poss√≠veis irregularidades.

Por√©m, caso alguma inconsist√™ncia ou discrep√Ęncia seja encontrada entre a documenta√ß√£o enviada e a base de dados da Receita Federal, um fiscal federal ser√°¬†designado¬†para verificar se h√° problemas na empresa ou se foi apenas um erro ou deslize na hora do preenchimento do SPED Fiscal.

Organização fiscal através de um ERP

Apesar de ser um sistema que veio com o objetivo de facilitar a vida das empresas brasileiras, o SPED Fiscal acaba exigindo¬†que todas as √°reas do seu neg√≥cio estejam interligadas e totalmente integradas¬†para que as informa√ß√Ķes sejam coerentes e organizadas, de forma a evitar problemas com o Fisco.

Justamente por isso, √© interessante que as empresas invistam em um sistema de gest√£o ou ERP¬†(que v√™m do ingl√™s Enterprise Resource Planning), uma tecnologia eficiente que cruza todos os dados de diversos departamentos da sua empresa, de forma a organizar toda a sua atividade¬†e se assegurar de que nenhuma informa√ß√£o ir√° ficar de fora do SPED Fiscal, evitando poss√≠veis puni√ß√Ķes e multas desnecess√°rias.

O ERP consegue garantir o armazenamento e a centralização de todos os documentos e notas fiscais emitidas para sua empresa ou para os seus clientes, de forma que tudo fique organizado e pronto para ser transmitido ao SPED sem erros nem inconsistências.

Dessa forma, todos saem ganhando: a sua empresa, que fica em dia com todas as obriga√ß√Ķes fiscais;¬†o seu contador, que ter√° toda a documenta√ß√£o necess√°ria organizada; e¬†o empreendedor, que consegue localizar, analisar, conferir e imprimir documentos a qualquer hora, de qualquer lugar.

Portanto, com essa ferramenta¬†a sua empresa, independentemente de seu porte, conseguir√°¬†manter a organiza√ß√£o de documentos, notas fiscais, dados importantes de colaboradores de forma eficiente, sem o risco de vazamento de informa√ß√Ķes nem de poss√≠veis ‚Äúesquecimentos‚ÄĚ na hora de enviar a documenta√ß√£o para o SPED Fiscal.

E ent√£o, o que voc√™ pensa sobre o SPED Fiscal? Ficou alguma d√ļvida sobre o assunto? Fique de olho nos conte√ļdos da ADV Tecnologia e esteja sempre atualizado sobre as novidades na √°rea de tecnologia fiscal e cont√°bil!

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