Cadastre-se e assista uma demonstração online

Demonstração Interativa

Acesse e conheça todos os detalhes do software Advanced Business ERP

Advanced Business E.R.P

Como escolher um ERP para sua empresa

Como escolher um ERP para sua empresa

Finalmente conseguiu convencer sua equipe a implementar um ERP e agora passou para a fase da escolha da ferramenta? Pois saiba, desde j√°, que precisar√° fazer um mergulho profundo nas reais necessidades operacionais da empresa, assim como nas pr√≥prias funcionalidades do software avaliado e nas caracter√≠sticas do fornecedor em si. E por mais que esses sejam s√≥ os fatores mais b√°sicos a serem considerados nessa busca, n√£o √© nada imposs√≠vel encontrar a solu√ß√£o integrada de gest√£o empresarial ideal para seu neg√≥cio! Est√° buscando informa√ß√Ķes sobre como escolher um ERP para sua empresa? Pois neste artigo voc√™ encontrar√° dicas essenciais para ajud√°-lo nessa miss√£o. Ent√£o acompanhe:

Mas o que é um ERP?

Antes de conferir nossas dicas sobre como escolher um ERP, vamos recapitular rapidamente no que consiste esse recurso e para que serve? Simples: um ERP √© um software que integra todos os processos e departamentos de uma empresa de modo a automatizar os fluxos de trabalho e armazenar os dados em um √ļnico ambiente tecnol√≥gico.

O maior benef√≠cio que um ERP pode trazer para o neg√≥cio √©, portanto, unificar as informa√ß√Ķes e torn√°-las dispon√≠veis para todos os envolvidos no dia a dia das opera√ß√Ķes. Assim, quando o departamento de vendas imputa e processa dados, por exemplo, o financeiro, compras,¬†produ√ß√£o e os demais envolvidos em um determinado processo t√™m acesso √†s informa√ß√Ķes atualizadas sem a necessidade de consultar e comparar diversas planilhas produzidas separadamente.

E como escolher um ERP?

Dito isso, vamos aos vários critérios que devem ser considerados na hora de buscar seu ERP no mercado de softwares:

Levante as necessidades da empresa

O primeiro passo para verificar qual ERP poderá atender melhor à empresa é fazer um levantamento das necessidades que precisarão ser sanadas com o sistema. A melhor forma de fazer isso é mapeando os processos já existentes e também levantando quais precisam ser criados ou ajustados para que a operação se torne mais produtiva e traga retornos ainda maiores para o negócio.

Busque um fornecedor de confiança

O ideal √© montar o projeto e mostr√°-lo a alguns dos potenciais fornecedores do mercado. A√≠, as empresas desenvolvedoras demonstrar√£o as funcionalidades de suas solu√ß√Ķes (por isso √© importante que o setor de Tecnologia da Informa√ß√£o esteja envolvido no processo). Mas, v√° al√©m das especifica√ß√Ķes t√©cnicas e da usabilidade do sistema, avaliando o fornecedor em si. Verifique qual √© sua reputa√ß√£o no mercado e como s√£o os suportes t√©cnico e de atendimento oferecidos. Voc√™ pode fazer benchmarking com as empresas que j√° s√£o clientes, conversar com a equipe de TI e tamb√©m com alguns usu√°rios.

Verifique se h√° cases de sucesso

Uma excelente forma de avaliar ao mesmo tempo o sistema e seu fornecedor é verificar sua experiência em relação à sua área de atuação, ao ramo do seu negócio. Embora isso não deva ser tratado como determinante, quando o fornecedor tem cases de sucesso com empresas similares à sua, significa que ele já teve um aprendizado prévio e, portanto, poderá atendê-lo com mais propriedade.

Analise o plano de implementação

O período de implementação do ERP é marcado por mudanças significativas na rotina dos usuários, podendo impactar tanto na produtividade como em diversos outros fatores. Sabendo disso, o ideal é que o fornecedor procure diminuir esses impactos negativos ao máximo, fazendo a implantação com a maior rapidez possível. Para saber se isso é viável e recebe a devida atenção por parte do fornecedor, é importante avaliar as metodologias e o planejamento de implementação oferecidos.

Avalie o treinamento oferecido

J√° durante a implanta√ß√£o, √© importante que boa parte da equipe aprenda a lidar com o novo sistema. √Č por isso que a qualidade do treinamento oferecido pelo fornecedor se torna fundamental, proporcionando que essa curva de aprendizado seja a menor poss√≠vel. Ent√£o avalie como √© o treinamento oferecido pela empresa desenvolvedora do software antes de tomar qualquer decis√£o.

Cheque as funcionalidades do sistema

Sabendo de suas necessidades e mapeando os processos da empresa, voc√™ j√° ter√° uma boa ideia de como as funcionalidades dos sistemas que est√° avaliando poder√£o se encaixar (ou n√£o) na realidade do neg√≥cio. Avalie cuidadosamente as parametriza√ß√Ķes e a possibilidade de personalizar as funcionalidades. Verifique tamb√©m se os fluxos de atividades dentro da solu√ß√£o s√£o amig√°veis, se a usabilidade √© mesmo boa. Coloque-se no lugar do usu√°rio final e veja se seu dia a dia seria facilitado com o sistema.

Enxergue o potencial de crescimento

A intenção da sua empresa é crescer, certo? Mas e o sistema avaliado, conseguirá acompanhar esse crescimento, com aumento da demanda, da quantidade de usuários, do volume de dados processados e armazenados e assim por diante? O ideal é verificar logo se o fornecedor tem capacidade de atender a suas possíveis demandas de customização nesse sentido.

Examine a segurança do ERP

Como todos os dados da sua empresa estar√£o no sistema, √© importante que a equipe de TI fa√ßa uma boa avalia√ß√£o das especifica√ß√Ķes t√©cnicas relativas √† garantia de seguran√ßa da informa√ß√£o. Afinal de contas, o ERP n√£o pode ter vulnerabilidades que coloquem os dados corporativos em perigo!

Pese o preço do sistema

Depois de verificar todos os quesitos citados acima, chegue aos fornecedores que melhor se encaixam no que você procura e, só então, avalie os custos. Mas atenção: procure pelos custos ocultos associados ao ERP, que incluem implementação, upgrades de hardware, recursos da equipe de projeto, tempo de implementação (quanto mais longo, mais custoso, pois impacta na sua operação), manutenção e assim por diante.

Com a crescente oferta de ERPs no mercado, escolher a solu√ß√£o certa pode parecer tarefa dif√≠cil, mas, com as necessidades do neg√≥cio devidamente mapeadas e fazendo avalia√ß√Ķes t√©cnicas minuciosas, voc√™ logo conseguir√° encontrar a que melhor se adapta a suas demandas!

Agora que j√° sabe como escolher um ERP para sua empresa, comente aqui e nos conte se ainda ficou com alguma d√ļvida! J√° conseguiu identificar em qual desses aspectos ter√° mais dificuldade? Compartilhe suas impress√Ķes e seus questionamentos conosco! E aproveite para ler tamb√©m sobre os erros mais comuns na implementa√ß√£o de um ERP!

Compartilhe