Conheça o melhor Sistema ERP para Indústrias e Distribuidoras


Você já ouviu falar sobre o método de estoque PEPS? Essa metodologia é muito usada por empresas que buscam uma organização criteriosa de produtos em seus armazéns, visando maximizar a eficiência operacional e financeira da companhia.

Esse mecanismo não apenas auxilia no controle de estoque, mas também pode ser usado como uma estratégia integrada, tornando os processos mais simplificados, práticos e eficientes.Que tal conhecer o que é PEPS, como essa abordagem funciona e como aplicá-la na sua empresa? Leia o nosso artigo!

O Que É PEPS?

PEPS

O método PEPS, sigla para o conceito “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”, é uma estratégia de controle de estoque usada para gerenciar o fluxo de produtos no estoque de uma companhia. 

O PEPS adota o princípio da cronologia e estabelece que as mercadorias mais antigas adquiridas ou produzidas são as primeiras a saírem do estoque para venda ou consumo, enquanto os itens mais recentes ficam armazenados. 

Qual A Lógica Do Método PEPS?

A lógica do sistema PEPS é promover o alinhamento do consumo ou venda dos produtos à ordem em que foram inseridos ao inventário de estoque

A dinâmica deste método é garantir que os produtos mais antigos, muitas vezes, relacionado a custos mais baixos de aquisição, sejam usados antes, diminuindo perdas por obsolescência, otimizando também os recursos financeiros da empresa.

Essa lógica do PEPS é mais vantajosa em ambientes de negócios onde a variabilidade nos custos de aquisição ou produção dos produtos é alta. 

Como Funciona O PEPS?

O método PEPS funciona sempre que há a necessidade de retirar produtos do estoque, priorizando aqueles que foram comprados ou produzidos primeiro. Ele funciona no sentido de garantir um melhor gerenciamento de inventários, promovendo a eficiência operacional e a rentabilidade.

Quando Usar O Método PEPS?

O PEPS é indicado para empresas que precisam de ordem cronológica das entradas de produtos no estoque, sendo usado principalmente quando os custos de aquisição ou produção dos produtos variam ao longo do tempo.

Nesse sentido, essa metodologia é eficaz em indústrias com produtos perecíveis, onde a obsolescência é preocupante, ou em setores onde a demanda varia, influenciando os custos de aquisição. 

Qual A Importância Do Controle De Estoque?

O controle de estoque é essencial na gestão operacional e financeira de uma empresa, já que essa prática tem impacto direto na eficiência e rentabilidade de um negócio. 

Além disso, ao adotar um controle preciso dos níveis de estoque, é possível evitar excessos de estoque ou escassez de produtos, otimizando a utilização de capital financeiro.

Esse controle é ainda mais importante para empresas onde os produtos têm prazo de validade, diminuindo o risco de perdas por obsolescência ou deterioração.

Ao fazer um controle de estoque eficiente, a empresa consegue dar respostas às demandas do mercado, já que as informações são atualizadas constantemente, indicando a disponibilidade de produtos.

Com isso, as empresas conseguem ajustar suas estratégias de produção, marketing e vendas, antecipando tendências e garantindo a satisfação do cliente. 

Quais As Vantagens E Desvantagens Do Método PEPS?

PEPS

O PEPS é uma metodologia que apresenta vantagens e desvantagens, dependendo do perfil de negócio. Por isso, é importante conhecer os prós e contras dessa técnica. Confira:

Vantagens do PEPS

O PEPS é uma metodologia vantajosa, porque ele pode resultar em um Custo da Mercadoria Vendida (CMV) menor, pois ele prioriza a saída dos itens mais antigos, adquiridos a custos mais baixos.

Quando uma empresa usa primeiro os produtos mais antigos, é possível minimizar o risco de obsolescência, o que é ideal para indústrias com produtos sujeitos a validade.

Desvantagens do PEPS

Por outro lado, o PEPS pode não refletir os custos atuais de aquisição, resultando em dados contábeis menos precisos e desalinhamento com o mercado.

Em momentos de aumento nos custos, o PEPS pode gerar uma distorção dos lucros, pois os itens mais antigos, comprados a preços mais baixos, são usados primeiro, o que pode aumentar a margem de lucro.

Como Utilizar O Método PEPS?

A utilização do método PEPS exige uma abordagem sistemática. O primeiro passo para adotá-lo no seu negócio é contar com o sistema de gestão de estoque, que permita o registro detalhado da entrada de cada produto, inclusive, com data, para identificar a ordem de chegada de forma mais simples. 

Além disso, esses sistemas oferecem suporte na organização dos registros, na identificação rápida dos itens mais antigos e na geração de relatórios sobre o status do estoque. 

Como Calcular O Cmv Pelo Método PEPS?

O CMV (Custo da Mercadoria Vendida) pelo método PEPS é calculado levando em consideração a lógica de “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair“. Para estabelecer o CMV, é necessário identificar os custos dos produtos mais antigos que foram vendidos durante um período específico. Você deve atribuir os custos dos itens mais antigos aos produtos vendidos, pois são eles que são consumidos primeiro.

No cálculo, é preciso multiplicar a quantidade de produtos vendidos pelos seus custos unitários associados aos produtos mais antigos no estoque. 

Qual A Diferença Entre O Sistema PEPS, UEPS E MPM (Média Ponderada Móvel Ou Preço Médio Ponderado?

Os métodos PEPS, UEPS e MPM (Média Ponderada Móvel) têm abordagens na gestão de estoque. No PEPS, a lógica baseia-se no uso de produtos mais antigos primeiro, resultando em um custo de mercadoria vendida (CMV) mais baixo, pois as mercadorias adquiridas a preços mais baixos são consumidos primeiro. 

No UEPS, a proposta é usar os itens mais recentes primeiro, acarretando a um CMV mais alto, já que os custos mais recentes são associados às unidades vendidas.

Já o MPM, ou Preço Médio Ponderado, calcula o custo médio de todos os produtos disponíveis no estoque. Nesse método, o custo de cada unidade é definido pela média dos custos de aquisição de todas as mercadorias, considerando a quantidade de cada unidade no estoque. 

Conclusão

Sabendo todos os detalhes sobre o PEPS, fica mais fácil entender se essa metodologia é indicada para o perfil do seu negócio. Lembre-se que para adotá-lo, o mais indicado é contar um sistema de gestão de estoque. 

Na hora de investir em um software de gestão de estoque, conheça a ADV Tecnologia, que possui soluções para otimizar os processos das indústrias, distribuidoras, varejistas e prestadores de serviços.


    Acesse agora a Demonstração Grátis

    Descubra como transformar a gestão da sua empresa

    Sistema de gestão completo, fácil de instalar e simples de usar, faça uma demonstração gratuita

    Área de Atuação




    Demonstração Grátis