Muitos empresários estão procurando métodos fáceis de gerenciar os impostos dentro da sua empresa. Dentre esses tributos necessários para o funcionamento do empreendimento, está a GNRE. No post de hoje vamos te explicar o que é GNRE, como funciona e como emitir a guia com maior facilidade e rapidez. Continue lendo para saber mais!

O que é GNRE?

A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é um documento utilizado pelas empresas contribuintes nas vendas interestaduais sujeitas à substituição tributária e demais impostos devidos ao estado e recolhidos em outra unidade da federação.

Então, se você vende produtos que são entregues para outras unidades federativas, é fundamental que você entenda como funciona, de modo a evitar qualquer impacto no setor de contabilidade da empresa, além de problemas fiscais.

Ela foi criada como uma forma de subdividir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) corretamente, facilitando a arrecadação e recolhendo o imposto nos estados de destino.

Quem emite?

Esse tributo é válido para empresas que têm inscrição estadual também no estado de destino da mercadoria ou serviço. Assim, facilita a emissão do Diferencial de Alíquota do ICMS, uma vez que muitos estados já estão criando inscrições estaduais especiais para esse fim, com abertura menos burocrática e mais ágil.

A obrigatoriedade do recolhimento é um processo que pode ser feito tanto pelo remetente quanto pelo destinatário. Então, quando o destinatário é contribuinte do ICMS, ele é quem deve recolher a GNRE. Ou quando ele não for contribuinte do imposto, o recolhimento fica a cargo do remetente.

Para as empresas  que trabalham com grande volume de transações entre estados, o mais indicado é fazer a emissão por apuração, na qual a emissão da GNRE é feita mensalmente.

Como emitir rapidamente uma GNRE?

Essas questões de tributos podem ser um tanto quanto complicadas para o empreendedor. Porém, antes de tudo, para gerar a GNRE você deve possuir os tributos ICMS DIFAL ou ICMS ST cadastrado em sua Natureza de Operação.

O ideal é contar com um sistema de gestão para te ajudar a fazer o lançamento da GNRE sem a necessidade de importação dos arquivos manualmente.

O Advanced Business ERP torna mais simples a geração da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais. Com a solução, o usuário não precisará entrar nos portais dos estados, realizando todo o processo dentro do próprio software. Esse módulo do sistema de gestão permite que a ação seja feita com segurança e praticidade, e em poucos cliques a sua guia estará disponível para qualquer estado que possua WebService. 

demonstração gnre

Demonstração Grátis