O início de um novo semestre é o momento ideal para revisar o planejamento e definir novas estratégias para aumentar as vendas. Afinal, as lições aprendidas nos primeiros trimestres podem servir para impulsionar o faturamento do negócio nos seis meses que ainda restam.

Neste post, listamos 6 dicas de sucesso que garantem que sua empresa irá atingir melhores resultados até o final de 2021. Confira!  

Entenda e fidelize os clientes

A primeira (e talvez mais importante) lição é aprender a ouvir seus clientes. Com a concorrência do mercado cada vez mais acirrada, mais do que nunca é importante entender quais são as reais necessidades dos consumidores para que sua empresa tenha a capacidade de oferecer as melhores soluções.

Lembre-se de que manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Ou seja, um consumidor satisfeito compra mais e constantemente, além de atrair outros clientes através de indicações. Essa é a chave para entender o conceito de fidelização e aumentar as vendas. O comprador não se torna fiel porque gosta da sua empresa ou porque jamais recorrerá a um concorrente. Ele se torna fiel porque tem a confiança de que terá seu problema solucionado dentro do prazo, com qualidade e por um valor justo.

Estude o mercado e se adapte

Uma variável particularmente importante é a velocidade. Sua empresa precisa ter a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças de demandas e às transformações que seus concorrentes imprimem no mercado. E o segredo para que seu negócio adquira essa velocidade está na informação.

Por isso, estude constantemente seus concorrentes, procurando entender quais são suas estratégias, como andam seus preços e como vêm oferecendo seus produtos. Analise os motivos pelos quais alguns estão vendendo mais e outros estão perdendo participação no mercado. E, o mais importante, use essas informações para planejar suas estratégias de vendas, tendo sempre respostas rápidas a quaisquer que sejam as transformações. 

Como aumentar as vendas com uma boa gestão de estoque

Mesmo nos períodos de bonança, é importante fazer uma boa gestão de estoque, que seja eficiente e integrada aos demais processos da empresa (especialmente os de vendas). 

Pense bem: uma grande quantidade de produtos de baixa circulação em estoque, por exemplo, representa perda de capacidade de investimento. Por outro lado, a falta de um produto de alta circulação nas prateleiras pode significar preciosas vendas não concluídas. Portanto, ter um controle total dos materiais que entram e saem permite criar estratégias específicas para criar promoções e vender mais.

Busque soluções criativas

Buscar soluções inovadoras, que tenham um custo baixo e bom potencial, é essencial para aumentar as vendas. 

Para isso, você pode reunir sua equipe para uma sessão de brainstorm. Mantenha-se aberto às ideias que surgirão a partir da livre associação coletiva de pensamentos. Assim é possível criar soluções realmente inovadoras, que permitam à sua empresa vender mais. O que pode ser mudado na estratégia de vendas? Como apresentar o produto de forma mais atraente? Como atingir o público com mais eficiência? Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que podem gerar insights produtivos. 

Só não se esqueça que a inovação não precisa ser, necessariamente, revolucionária. Ela, na verdade, pode se dar em forma de uma pequena transformação na estratégia de venda, uma promoção diferente ou até mesmo uma forma aprimorada de atender os clientes. O importante é buscar soluções com baixo custo e que sejam únicas para ajudar seu negócio a se diferenciar dos concorrentes.

Dê atenção ao clima organizacional

De nada adianta ser mais inovador, tentar investir mais no cliente e estudar o mercado se os funcionários estiverem desmotivados. Sua equipe precisa estar afinada no esforço coletivo de vender mais. Para isso, precisam estar treinados e motivados!

Nesse momento, a capacitação dos colaboradores (especialmente da equipe de vendas) é um ótimo exemplo de investimento certeiro. Também é fundamental que o empresário realize reuniões com frequência, procurando entender as dificuldades do time, escutar novas ideias, definir as melhores estratégias de vendas e se adaptar às mudanças do mercado.

Como aumentar as vendas com um sistema de gestão 

Um sistema de gestão empresarial integra todas as áreas da empresa, garantindo que você e seus colaboradores tenham um fácil acesso aos dados. Ele auxilia a otimizar diversos processos, aumentar a produtividade da equipe, manter o controle financeiro e aumentar as vendas. 

Contar com um ERP que tenha integração com CRM, por exemplo, permite gerenciar o relacionamento com possíveis compradores e identificar estratégias de marketing e vendas para cada grupo de consumidores. 

Já o e-commerce, integrado ao sistema ERP, representa um grande potencializador de vendas, afinal essa junção permite a gestão completa da empresa com apenas alguns cliques, já que todos os setores estão automatizados na plataforma digital. 

A automação da força de vendas (AFV), módulo de um software de gestão, proporciona uma tomada de decisões mais assertiva e prática, permitindo que o tempo entre o pedido de venda e a emissão da nota fiscal seja menor. Dessa maneira, o processo se torna mais rápido e efetivo.

Se você está em busca de um software de gestão confiável, que dê o suporte necessário para o crescimento da sua empresa, não deixe de baixar a apresentação do Advanced Business ERP. Ele foi construído para prover seu negócio com as melhores informações estratégicas de maneira fácil e intuitiva! Então o que ainda está esperando? 

Demonstração Grátis